Sol nascendo após uma noite incrível na barraca ou no trailer. Agora é sair pra curtir um café da manhã e uma preguiça na extensão do acampamento. Cadeira, mesinha e fogareiro com direito a uma tenda, cobertura ou toldo. Para completar o ambiente de forma mais natural possível, só falta mesmo um piso adequado. O piso ecológico é a melhor solução. A Zaka nos enviou o seu modelo para ser avaliado.

Um piso ecológico tem a função de forrar o chão sem que se torne algo incômodo. Lonas simples acabam esquentando muito com o sol, acumulando água e sujeira e ainda maltrata o gramado. Já um forro vazado permite maior leveza visual, firmeza e principalmente permeabilidade total de águas de chuva sem que o gramado seja castigado. Na praia, aquela areia usual passa direto pro solo e as folhas secas são facilmente varridas para fora deixando o piso do seu avancê completamente “novo”. Geralmente o piso ecológico é fabricado em tela plástica de mosquiteiro costurada com beiradas em viés e possuem um grande volume quando guardadas. O modelo ZAKA, chamado de “Tapete Ecológico” vem com um material diferente do usual e é exatamente este quesito que fizemos questão de avaliar.

Nosso piso veio com as medidas de 3,00m X 2,68m. O “2,68” é sempre a largura fixa do Tapete Zaka, mas pode ser adquirido por metro linear, partindo dos 2,00m até 10,00m de comprimento. O que mais chamou nossa atenção foi o material – Poliéster revestido com PVC –  o mesmo dos tecidos emborrachados e perfurados que compõem diversos modelos de cadeiras de praia. A princípio pudemos notar de cara a vantagem sobre os pisos tradicionais de tela: Bem mais compacto quando dobrado para guardar. As dobras são bem definidas e não causam curvatura, deixando o piso todo dobrado com um volume muito menor do que os pisos tradicionais em mosquiteiro. Nossa dúvida seria sobre a temperatura sob o sol, já que no camping é comum nos esticarmos no chão sem muita roupa e o piso ecológico tradicional não esquenta. O teste foi feito deixando o piso sob um sol escaldante durante mais de uma hora e a surpresa foi muito positiva ao vermos que o plástico não ficou ardendo como pensávamos. Outra vantagem que pudemos apreciar é o sistema de soldagem, já que não existem costuras que podem estragar com o tempo. O material é todo fundido nele mesmo, com bordas prensadas e reforçadas, o que inclusive ajuda na compactação. Nas pontas e em trechos das laterais há ilhoses metálicos para a fixação de espeques que deixam o piso bem esticadinho. Não deu tempo para provar a durabilidade desses ilhoses, mas se pudessem ser plásticos com boa performance seria ideal.

Na barraca ou no trailer o piso ecológico sempre vai bem e na barraca pode se optar por uma medida que abranja também o dormitório, servindo de proteção contra pedras e espinhos.

Preço: Na data deste review o equipamento custava cerca de R$ 730,00 um modelo nas medidas 6m X 2,68m na internet, mas haviam poucas opções de lojas.

REVIEW – PRODUTO E LOCAL: Este equipamento foi enviado pela ZAKA que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Os testes e fotos foram realizados no Camping Chapéu de Sol em Itu-SP, em parceria com o MaCamp.

divulgação


 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”