O sanitário portátil é um dos itens mais úteis do campismo familiar. Vítima de preconceito por parte de muitos campistas que não o conhecem, pode trazer um enorme conforto para a família, controle da higiene das crianças e até mesmo no uso residencial para auxiliar idosos ou pessoas temporariamente enfermas. A Blue Camping valorizando o know how do MaCamp em fomentar o campismo nos enviou seu modelo para nossa análise. Nossa equipe utiliza sanitário portátil em quase todos os acampamentos tanto de trailer quanto de barraca.

O sanitário portátil da Blue Camping tem a configuração fundamental de um portátil: Dois volumes unidos por um canal dotado de válvula do tipo “gaveta”. O tanque de baixo é o chamado “holding tank” e é responsável por reservar os detritos por um curto período de tempo tratados por um produto bactericida. O sanitário enviado pela empresa já acompanhava um frasco. Ele fica hermeticamente fechado e isolado. O tanque de cima possui a bacia sanitária e em sua volta existe o recipiente da água limpa da descarga. Nossa equipe que faz uso de sanitários portáteis de forma permanente costuma misturar um pouco de desinfetante perfumado nesta água, mas não garantimos que isto seja recomendado e seguro para a durabilidade do produto. Este módulo superior ainda conta com duas tábuas, uma de assento e outra que tampa o sanitário enquanto está ocioso.

Sanitário Portátil de 20L Blue Camping | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Boa altura, capacidade e duas tábuas (assento e tampa). | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Pode ser usado na barraca garantindo conforto e higiene. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp

No momento do uso basta abrir a tampa e puxar a alavanca para abrir a comporta. Faça o uso normal das necessidades fisiológicas e ao final aperte a sanfona da descarga o suficiente para a limpeza da bacia primando pela economia (não da água, mas do reservatório do sanitário a fim de exigir menos descartes durante o acampamento. Feche a alavanca e a tábua.

Alavanca de abertura da comporta para o uso. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Comporta de vedação e saída da água da descarga. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp

Descarte e limpeza: No momento do descarte dos detritos, solte as duas presilhas laterais a fim de destacar o módulo superior. Certifique-se de que a comporta está bem fechada e carregue o tanque inferior através da alça de transporte até um vaso sanitário ou local apropriado. Desrosqueie a tampa traseira e despeje todo o conteúdo. Se possível, utilize água corrente para um ou dois enxagues do tanque sacudindo-o até a total limpeza. Reabasteça com o produto bactericida na dosagem recomendada no frasco e remonte o módulo superior para o novo uso.

Momento do descarte – Feche tudo. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Solte as presilhas. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Presilhas de fixação. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Presilha solta. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Puxe o módulo superior. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Carregue normalmente até um sanitário ou local de descarte. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Abra a rosca da saída. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
| Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Despeje o conteúdo. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Feche novamente. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Para novo uso, coloque o produto bactericida. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp

Particularidades: Nossa equipe já faz uso de sanitários portáteis há muitos anos em diversas marcas renomadas mundialmente. O sanitário da blue camping foi muito bem avaliado pelos seus materiais, funcionamento e comportamentos, apesar de possuir um formato e design bastante simples e primitivo. Seu plástico é bem rígido e suas conexões muito bem resolvidas. A comporta apresentou vedação com 100% de eficiência, tampa traseira igualmente estancada e seus 20 Litros de capacidade atendem muito bem a família para que não seja necessário o descarte tão frequente. A altura do assento também se faz similar ao vaso residencial graças à máxima capacidade de reservação. No nosso caso tal altura inviabilizou o recolhimento do vaso no nicho reservado a ele no trailer modelo Karmann Ghia 330, mas caso raro e específico cuja menção se faz válida apenas para os que o possuem. O processo de descarte se fez totalmente satisfatório com muita facilidade da abertura direta via tampa de rosca e do esvaziamento rápido. A estanqueidade total da válvula superior garantiu que os detritos não vazassem durante o transporte que foi bem efetuado através da alça com ótima “pega”. As presilhas funcionam perfeitamente e ajudam a conduzir a união dos tanques para a próxima utilização.

Boa reservação de 20L. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Boa vedação da válvula de separação. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp

Aferições: O sanitário possui 36.1cm de largura, 41,5cm de profundidade e 42,1cm de altura total. Seu peso aferido em nossa balança foi de 4,690kg totalmente vazio tanto de detritos quanto de água limpa. O fabricante estabelece por volta de 50 descargas com o tanque de água limpa cheio

Algumas dicas: O tempo de descarte obrigatório dos detritos são geralmente especificados pelo produto bactericida através de seu rótulo, porém como é algo de uso pessoal, você mesmo poderá avaliar durante o uso esta necessidade. Não esqueça que a alta capacidade de reservação de 20 Litros garante um bom tempo de uso, mas resulta em peso na hora do descarte. Cheio, resultará em torno de 20kg para ser carregado até o banheiro mais próximo. Muitos campistas nos reportam que só utilizam o sanitário portátil para o “número 1” (só xixi), mas garantimos que seu uso pode ser pleno sem nenhum risco de odores ou demais preocupações.

Algumas críticas construtivas ficam por conta da falta de um respiro valvulado do tanque de detritos que faz com que a água limpa depositada sobre a válvula espirre no momento de sua abertura. Para isso temos sempre o cuidado de abri-la somente quando a tampa do sanitário está fechada. A sanfona de descarga também nos pareceu um tanto frágil, mas até agora funcionando plenamente.

Atendendo algumas dúvidas e perguntas dos campistas sobre o produto, listamos alguns pontos:

  • A frequência de limpeza da caixa ao atingir o nível máximo dependerá do número de pessoas na família e da quantidade de utilização. No nosso caso, um casal acampado praticamente o dia inteiro no camping, a caixa encheu após 4 dias de utilização, mas este prazo poderia ser estendido para 7 caso passássemos o dia todo passeando.
  • O conforto ao sentar é muitíssimo parecido com um vaso comum. O modelo de 20L é até um pouquinho mais alto e ao contrário do que se pensa o sanitário não tende ao tombamento.
  • O peso máximo permitido do usuário não está declarado pelo fabricante.
  • O produto desodorizante deve ser colocado no tanque inferior (nunca superior) do vaso antes da utilização, podendo ser acrescentado caso seja necessário. Como algumas marcas possuem um corante azul muito forte, é melhor ser aplicado pela tampa de deságue. Em alguns casos pode manchar a bacia.
  • Os preços praticados na data deste artigo eram de R$ 495,00 do vaso sanitário e de R$ 15,00 o frasco do produto. Para saber os preços atuais, acesse o link oficial da Blue Camping.

* Produto enviado pelo fabricante BLUE CAMPING para avaliações e análises MaCamp.


 

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."
  • Daniel Messias de Almeida

    Boa Noite! Muito bom. Daniel , Bocaina de Minas – MG