Toldo Lateral Veicular: Fotos: Paula/MArcos Pivari - MaCamp
 

Apesar de geralmente estar combinado com Barracas de Teto, o toldo lateral automotivo é um equipamento totalmente independente que pode ser instalado em carros, reboques, trailers ou até mesmo em imóveis. Ele é preso no rack ou bagageiro do veículo e tem como diferencial um sistema todo auto-portante estrutural que é enrolado junto da lona. Tudo fica acomodado facilmente em um “estojo” com zíper preso de forma permanente e com fácil abertura.

Devidamente preso no veículo por intermédio do seu bagageiro, pode servir de apoio ao acampamento ou estadas diurnas em praias ou outros pontos turísticos. No nosso caso prendemos na própria barraca de teto que está fixada ao rack do veículo. A montagem é tranquila, pois tudo é leve. Em uma só pessoa é fácil de armar. Abre-se o zíper e desenrola-se a lona. Na ponta da lona há duas hastes que desdobram ficando na posição vertical. Um movimento de “rosca” libera a regulagem, escolhe-se a altura desejada e prende. Junto ao fundo do estojo há mais duas hastes que, da mesma forma se ajustam fazendo com que o toldo fique esticado na horizontal. Encaixa-se esta haste no perfil de borda por intermédio dos furos. Aí é só prender as bordas da lona com as fitas de velcro. Ainda há um segundo pano de fechamento lateral que pode ser retirado, fazendo o papel de uma extensão do toldo ou quebra-sol / chuva.

Até hoje, com mais de 9 meses instalado em nosso carro, jamais nos deparamos com vestígios de água ou umidade na lona. Por ser de material extremamente leve, deve-se sempre utilizar os tirantes e espeques. Por mais que o sistema pareça suficientemente auto-portante, um golpe de vento pode levantar todo o conjunto de forma repentina já que é tudo muito leve, podendo entortar a estrutura.

Pelas fotos, podemos explicar e detalhar mais o equipamento.

Pode ser combinada ou não com a Barraca de Teto. Possui toldo extra frontal retirável.
Acompanha 4 tirantes com esticador. Apesar de ser auto-portante, utilize as amarras para o caso de golpes de ventos.
Ferragens fica, sempre presas à estrutura.
Ancoragem dos tirantes
Estojo continua trabalhando no quesito proteção.
Nosso toldo possui 1,80m X 2,50m. Tecido Rip-stop impermeável.
As hastes verticais são ajustáveis podendo escolher o sentido da inclinação. Para carros baixos, pode-se inverter a “caída” em dias de sol.
O Toldo acompanha 4 amarras com esticadores e 4 espeques grandes
As 4 hastes (2 horizontais e 2 verticais) são reguláveis em rosca.
São 2,5m de área, mais o fechamento lateral.
Esticadores parrudos para a corda grossa e resistente.
Encaixe da haste horizontal que garante o toldo totalmente esticado
Articulação da haste horizontal no trilho do estojo.
Velcros garantem o esticamento da lona nas laterais.
Harmonia do conjunto estrutural.
Casamento do Toldo com a barraca de teto. (São dois produtos totalmente independentes).
Hastes horizontais recolhidas no trilho-base

Tudo é enrolado na própria lona do toldo em direção ao estojo.
Tiras de Velcro para fixação do rolo até o fechamento do zíper.
Devidamente fechado com o zíper, ainda conta com mais duas cintas de segurança.

1 2 3 4 5 6

Este toldo lateral foi enviado pela BLUE CAMPING para nossa apreciação. A empresa entende que é de suma importância a análise do maior site de campismo do Brasil que fomenta a prática desde o ano 2000. Este conjunto apresentado não configura peça publicitária da marca.


 

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."