Rodas e Pneus
 

Uma dúvida recorrente sobre trailers é sobre Pneus e Rodas. Qual utilizar? Porque os pneus formam uma barriga tão grande nos trailers? A resposta está no peso deles. Principalmente nos de um eixo. Geralmente o peso real do trailer já é bem maior do que o declarado na plaqueta. Daí vem os acessórios, equipamentos, eletrodomésticos, pertences pessoais e por último os mantimentos. Pronto, agora o trailer pode ter quase o dobro daquele peso mínimo. Trailers de um eixo podem facilmente passar dos 1.000kg e vendo por este lado, pesam tanto quanto um carro popular, só que apoiados em apenas 2 rodas.

Mesmo os trailers de 2 eixos também passam por isso, principalmente os maiores modelos. Além do perigo de estouro, trailers costumam fechar mais nas curvas, aumentando a chance de choques laterais com as guias e degraus nas pistas. Por esta razão que os pneus mais indicados para trailers são os de CARGA, que possuem geralmente 8 lonas e laterais mais resistentes.

A maioria dos trailers possui aro 14, levando os pneus de KOMBI como melhor alternativa. Eles possuem 8 lonas e aguentam peso na casa dos 800kg por cada roda.

Já os trailers pequeninos já sofrem mais com os pneus aro 13, onde a melhor opção será o pneu utilizado na antiga Fiat Fiorino. Eles possuem no máximo 6 lonas. Vão formar barriga, mas será suficiente.

Nosso conselho é evitar ao máximo pneus comuns de carros com 4 lonas, pois correm o risco de estourar ou rasgar e trazer prejuízos além de chance de acidente. Os pneus radiais “tubeless” (sem câmera) também são mais seguros para o reboque, já que esvaziam mais lentamente em caso de furo e contam com consertos de furos mais fáceis.

Abaixo links de exemplo se venda:

Raio 14 (Kombi)

Raio 13 (Fiorino)

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."