| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O VIN passou a ser utilizado em 1980 nos EUA e se tornou obrigatório no Brasil em 1986. Passados 30 anos, a tabela se repete. As Tourings e Safaris fabricadas antes desse período podem utilizar númeração de chasis que não segue esse padrão, mas um interno da VW até então. Se seu campo ANO FAB informa um ano diferente do que é indicado por seu chassi, você pode ter problemas numa vistoria ou na contratação de seguro e outros serviços. Algumas Tourings e Safaris podem apresentar erro nesse campo, geralmente com o ano de fabricação informado no documento seguinte ao que consta no chassi. Suspeito que isto tenha ocorrido porque a KGBR poderia receber uma Kombi furgão próximo ao fim do ano e só tê-la pronta para venda no ano seguinte. Para não vender o carro com preço defasado, o licenciava informando pelo ano corrente. Legalmente ela podia fazer isso por ter status de fabricante e, afinal de contas, o veículo era mesmo novo, mas o problema surgiu por terem mantido o VIN original estampado pela Volkswagen. O ANO MOD pode ser o mesmo do ANO FAB ou um ano posterior. É mais provável o segundo caso, pois a VW utilizava o sistema para manter o valor de revenda dos veículos embora efetivamente fizesse poucas alterações nos carros. Se for necessário pedir acerto de dados no campo ANO FAB é recomendável pedir a mudança também do campo ANO MOD para que passe a informar o ano seguinte. Se isso já ocorria mas com base no ano FAB errado, o pedido será obrigatório, pois não pode haver diferença superior a um ano nestes campos. Por ex., se seu documento informa ano fab 86/ano mod 87 e o chassi indica que o carro foi fabricado em 1985, vc terá que pedir a alteração dos dois campos, para 85/86. Os proprietários podem considerar interessante ter um ano de modelo mais recente, porque é ele que define preço de venda, mas nem os riscos compensam, nem há significativo acréscimo no preço em carros tão antigos. Se o primeiro licenciamento de seu veículo tiver sido feito em outro estado, o Detran do seu estado irá encaminhar pedido para acerto deste campo específico ao Denatran. O órgão nacional costumava exiir nesses casos um decalque do número do chassis feito por funcionário do Detran em posto de vistoria. Esse decalque é feito gratuitamente mas depende de uma solicitação por escrito feito pela diretoria de registro de veículos que deverá ser levada por você a qualquer posto do órgão junto com o carro, já para realizar o procedimento. Com o laudo da KGBR não foi preciso fazer esse procedimento, mas é aconselhável fazer a coisa das duas maneiras. Mandar a solicitação com o laudo na frente, e depois repetir a solicitação usando os decalques, para minimizar o tempo de espera. Converse com o funcionário da diretoria de registro de veículos a respeito.
Se seu veículo Karmann Mobil não apresenta erros no documentos, parabéns, curta merecidamente seu veículo - porém pode ser interessante, ainda assim, pedir um laudo à fabricante, saiba mais aidante no quesito LAUDO. Se você detectou algum problema saiba que o Detran de seu estado pode e deve corrigi-lo gratuitamente. A questão é que o primeiro licenciamento do veículo foi correto pois os dados foram informados pela KGBR, que é acreditada como fabricante junto ao Denatran. Se em algum momento houve alterações dos dados (por ex., o documento informa tratar-se de uma Kombi sem transformações) supôe-se que isso ocorreu posteriormente e não poderia ter sido aceito pelo Detran, portanto, ele precisa ser solidário para a correção do problema.
SEGUNDO PASSO - JUNTADA DE DOCUMENTOS
Os documentos abaixo devem ser anexados à petição COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA - anexe fotocópia de conta recente (mesmo mês de entrada do processo no Detran) de prestadora de serviços públicos em seu nome. IDENTIDADE E CPF - anexar fotocópias, frente e verso. FOTOS - Faça quatro fotos coloridas (tamanho padrão - 15cm x10cm) dos quatro lados de seus veículo. Essas quatro fotos precisam mostrar o veículo inteiro, as placas devem estar legíveis e ele não pode estar cortado/encoberto na foto (na maioria dos postos de gasolina há espaço suficiente para isto - apenas peça licença e explique ao gerente primeiro, para ele não pensar que vc é um assaltante querendo registros do local). Se sua câmera é digital não há problema nenhum. Não é preciso mandar imprimir as fotos em bureaus. A foto em papel comum de impressão caseira também é aceita, mas precisa ser colorida. DECALQUE- Faça dois (2) decalques do seu chassis. Basicamente, coloque uma folha de papel sobre ele, ou uma etiqueta, e passe um lápis por cima até que seja possível ler os dígitos em baixo relevo no papel. Atenção para captar todos os dígitos. CRLVs - Anexe fotocópias de seu CRLV do ano corrente e do Certificado de Registro de Veículo - CRV, deste em frente e verso, se o veículo ainda não tiver sido transferido para seu nome. Verifique se possui Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) anteriores de seu veículo em que os campos contenham informações corretas e faça fotocópias para anexar à petição. RES. CONTRAN - Anexe à petição os textos impressos da resoluções 538/78 e 291/08 e 292/08 do Contran - atenção pois esta já é a terceira reedição dessas resoluções e a cada reedição o número/título é modificado. Obtenha os textos atualizados dessas resoluções em: http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm. Pode se fazer download de resoluções anteriores a 1998, como a 538/78, em link no fim da página. OUTROS DOCUMENTOS - Tudo que tiver e for pertinente ao caso, faça fotocópias e anexe. Coisas como nota fiscal de compra do veículo, folhetos de propaganda da fábrica, etc.
LAUDO - Solicite à KGBR um laudo informando todas as características do seu veículo. Para isso, terá que informar o número VIN do seu chassis e enviar para a fábrica comprovantes de propriedade e existência do veículo - já não me lembro o que foi exigido, mas possívelmente decalque do chassis, fotos do veículo, fotocópias do CRLV. Faça contato previamente com o Sr. Ernesto ou sua colega Dona Lourdes:
Francisco Ernesto Kiem Sales Administration Karmann-Ghia do Brasil Ltda Phone: Fax: +55 11 4344 5892 Na conversa e na correspondência com o Sr. Ernesto esclarece quais são os campos que contém erros e peça que as informações a respeito sejam destacadas. Se receber um laudo inadequado, volte a entrar em contato com o Sr. Ernesto e explique o caso. Ele providenciará um novo, porém você terá que devolver o incorreto em seu poder primeiro. Nesse caso compreenda a posição da fábrica. Este laudo é coisa séria, pois trata-se de um documento cuja má utilização pode causar problemas legais. Isto também é importante porque a KGBR não tem mais arquivos sobre os veículos que fabricou, pois foram destruídos num grande incêndio ocorrido na fábrica. A fábrica irá enviar também uma folha da VW do Brasil com desenhos que indicam a localização do número do chassis na Kombi. O Laudo será enviado em três vias. Uma delas deve ser assinada e devolvida à fábrica como recibo. Anexe uma das vias e um fotocópia do esquema do chassis à petição. Guarde (a sete chaves) a outra via do laudo e o esquema original. Porque é importante possuir este laudo mesmo que sua documentação esteja correta? A KGBR passou a emitir esse laudo porque alguns proprietários tiveram problemas com vistoria de transferência do veículo. Ocorre que o número de chassis nas Safaris de motor alto não está na posição original. Ele foi cortado e soldado novamente mais à direita, para permitir a comunicação entre cabine e habitáculo. Alguns vistoriadores implicaram com isso pensando se tratar de veículo adulterado e foi preciso o laudo da fábrica informando que o transplante era de fábrica e não se tratava de adulteração. Portanto, ainda que esteja tudo ok com a documentação de seu veículo e você não tencione vendê-lo, é importante ter esse laudo. Tanto para não complicar a vida de herdeiros como porque vai que o Denatran resolve adotar uma placa de quatro letras e exija vistoria novamente? Laudo para Safari/Touring que não tem número de chassis no padrão VIN (17 dígitos) Antes de adotar o padrão VIN a Volkswagen estampava o número do chassis no cofre do motor e há boas chances dele não ter sido transplantado para outra posição. Se for o caso, alerte o Sr. Ernesto, pois se a informação sobre o transplante constar no laudo pode confundir o vistoriador e causar problemas.
TERCEIRO PASSO - REQUERIMENTO E ENTRADA NO PROCESSO Anexe os documentos a um requerimento que deve ter texto com teor semelhante a este:
*Antes de redigir a petição, procure se informar sobre a que funcionário/departamento deve constar como destinatário. Em alguns Detrans ou Ciretrans podem ser chatos quanto a isso. Mas o termo acima deve servir para a maioria deles. Faça cópias de tudo que irá entregar ao Detran e guarde para seu controle - isso é importante tanto para saber o que foi pedido como para poder refazer o processo em caso de extravio da papelada. Dê entrada no protocolo geral do Detran do seu estado. Ainda que more no interior, recomendo dar entrada no edifício-sede do órgão. Isso minimiza o risco de extravio do processo e diminui o tempo para conclusão. O tempo para deferimento pode variar muito, dependendo do órgão do seu estado. Se o processo for indeferido, Jjnte todos os documentos, incluindo o protocolo de resposta do Detran, e acione o órgão no Tribunal Especial Cível (pequenas causas), que dispensa advogado, ou faça denúncia ao Ministério Público estadual.
|
| | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
2000 - 2010 MaCamp. Todos os direitos reservados.
O MACAMP É UM SITE FEITO POR PAIXÃO AO CAMPISMO. UM PROJETO QUE NÃO VISA LUCROS, RESTRINGINDO SEUS PEQUENOS PROVENTOS À MANUTENÇÃO DO MESMO NA INTERNET. QUALQUER DESACORDO COM ALGUM MATERIAL, FOTO OU DIREITO, ENTRE EM CONTATO VIA FORMULÁRIO, ONDE TOMAREMOS AS PROVIDÊNCIAS DE RETIRADA OU RATIFICAÇÃO. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||