Publicidade:
 

>>

Acampar é uma atividade perfeita para ser feita com as crianças. Sair da rotina da casa e passar o tempo com a família em contato com a natureza é capaz de despertar o instinto de aventura em qualquer um.

Mas, a mudança de ares não justifica descuidar da alimentação. Mesmo em ambientes em que cozinhar é mais difícil, não é preciso recorrer a alimentos instantâneos ou industrializados.

Publicidade:

Veja algumas dicas de como se organizar para um acampamento em família:

Planejamento

Em geral, um acampamento em família não deve durar mais que dois dias. Isso porque para as crianças os acampamentos tornam-se mais difíceis e incômodos com o passar do tempo. A ausência de certas estruturas como banheiros, camas e cozinha acabam por gerar um certo desconforto para toda a família.
Por isso, antes de ir, é necessário conversar com as crianças e deixá-las cientes dos planos de viagem e de todas as condições, para que não haja decepções ou arrependimentos durante a viagem.

Equipamentos

Para garantir o conforto em um camping é necessário ter equipamentos adequados para a atividade, que ofereçam segurança e praticidade para toda a família.

Barracas amplas e confortáveis e colchões são indispensáveis. Acampar não traz muitas comodidades, por isso é importante garantir que o espaço de descanso seja o melhor possível.

Recipientes como isopores e coolers permitem o armazenamento e transporte de alimentos na temperatura correta. Eles servem tanto para conservar bebidas geladas por mais tempo, quanto para carregar alimentos e não deixá-los estragar nos dias da viagem.

Alguns campings são inseridos no perímetro urbano, o que facilita caso alguma compra precise ser realizada de última hora.

Alimentos

Os cuidados com a alimentação durante o passeio começam com a escolha e a conservação dos alimentos.

Pães devem ser guardados em local fresco e arejado, com as embalagens bem fechadas ou vedadas. No caso dos pães de forma, recomenda-se que a primeira e a última fatia do pacote sejam mantidas, já que elas ajudam a conservar melhor o restante.

Frutas são altamente aconselháveis para essas ocasiões. Caem bem como um lanche da tarde e são extremamente nutritivas. Além disso, não necessitam de cozimento ou de um preparo especial. Para consumi-las, basta lavar bem.

Se for necessário preparar algum alimento, opte por receitas práticas, que não exigem muitos utensílios de cozinha. Um patê de atum ou de frango desfiado, que pode ser levado de casa é uma excelente dica de lanche saudável.

Muitos campings oferecem espaço para preparar pratos. Alimentos não perecíveis, como macarrão, atum enlatado, proteína texturizada de soja e arroz integral são opções saudáveis, de preparo rápido e prático que podem tornar sua experiência no camping ainda mais gostosa.

Lembre-se ainda de alimentos para os lanches intermediários, como castanhas, nozes, frutas secas, barrinhas de cereais, agua de coco, sucos integrais, cookies e bolachas integrais. Procure evitar alimentos que estragam com facilidade, como leite e derivados, a não ser que você tenha como mantê-los refrigerados.

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!