Sanitário Portátil no Barraquismo
 
Desde o início do Portal o MaCamp divulgou em suas “dicas de acessórios” um item bastante interessante presente principalmente em Trailers e Motor Homes de menor tamanho – O Sanitário Portátil.

O que a maioria das pessoas não sabe é que este equipamento não serve tão somente para veículos de recreação e sim para diversas outras finalidades, como o uso doméstico no caso de crianças ou idosos onde o mesmo poderá permanecer no dormitório e até mesmo para o campismo de BARRACA.

Ao contrário do que pode parecer o equipamento não exala cheiro, não possui qualquer característica insalubre e não depende de nenhum outro acessório para ser utilizado. Tanto no momento do uso quanto no momento do descarte dos dejetos, não há a menor diferença em estar em casa, em um trailer ou na barraca.

Assim como diversos outros equipamentos de campismo, o sanitário portátil não se faz um item necessário, mas sim um equipamento de conforto. Com ele os campistas poderão contar com um sanitário que fica dentro de sua barraca ou avancê, sempre limpo e de uso exclusivo a qualquer hora.

O item muito procurado para quem possui crianças pequenas. Com ele os pais podem ficar tranqüilos quanto ao comportamento de seus filhos diante do uso em sanitários coletivos onde há muita chance de contaminação por contato. Após um tempo a pessoa enxerga que qualquer adulto pode fazer uso normal do equipamento contando com algo no conforto do lar. Sem filas, mau uso ou falta de limpeza.

Em termos práticos o uso é simples. O Sanitário é dotado de duas partes: A superior é o assento + cuba. A área em volta da cuba é um tanque de água limpa para ser usada a descarga que é acionada por um dispositivo manual muito parecido com um inflador sanfonado. Aperta-se e é dada a descarga. A parte inferior é o tanque de detritos propriamente dito. Além de servir para elevar a altura do sanitário o tanque está apto a receber por volta de 10L de dejetos + a água da descarga. Neste tanque é utilizado um produto especial igual àqueles líquidos azuis presentes em sanitários de aviões, trens e ônibus e que possui a tarefa de transformar qualquer sólido em líquido inerte e inodoro. O que separa as duas partes componentes do sanitário portátil é uma comporta que deve ser aberta na hora do uso para que o dejeto passe para o tanque.

Descarte / Limpeza: A maior dúvida sobre o sanitário portátil está mesmo neste quesito. Algo muito simples cuja praticidade enaltece a vantagem do uso de um produto próprio em detrimento ao uso dos sanitários coletivos. É exatamente nestes que serão descartados os dejetos acumulados no tanque. Uma pequena tampa será retirada podendo-se despejar o líquido como se fosse uma bombona qualquer. É possível fazer todo o processo sem sequer sujar as mãos e após a colocação de mais líquido desodorizante o sanitário estará pronto para o próximo uso. Ao final da viagem todo ele poderá ser lavado com detergente neutro e guardado.

Em todos esses anos de divulgação recebemos diversas dúvidas sobre Sanitários Portáteis. As mais comuns opiniões dos que não conhecem são exatamente do estranhamento inicial e da desconfiança em ser algo sujo ou malcheiroso. Completamente contrário às más expectativas o sanitário se mostra muito adequado aos perfis de acampamento familiar. Independente do banheiro do camping ser bom ou ruim este acessório poderá ser de grande valia.

Não se trata de um acessório barato. Com preços que iniciam por cerca de R$ 500,00 para muitos campistas se torna válido. Durável pode durar por muitos anos se bem cuidado.

Marcos Pivari

VEJA ALGUMAS OPÇÕES EM LOJAS VIRTUAIS:

SUBMARINO
http://www.submarino.com.br/produto/7023979/banheiro-eco-camp-20-litros-nautika

LOJAS AMERICANAS
http://www.americanas.com.br/produto/7023979/banheiro-eco-camp-20-litros-nautika


 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."
  • Samuel Andrey Veloso

    Muito legal este artigo Marcos!!! Estou aprendendo muito no seu site. Como estou iniciando agora no caravanismo com o trailer, achei que poderia não ser legal o uso do sanitário químico para dejetos sólidos. Mas como tenho duas crianças (2 e 4 anos) achava isso essencial. Seu artigo me tranquilizou quanto ao uso. Agora, em relação ao produto químico, que coloca no reservatório de detritos, você poderia indicar marcas/ lojas?