Não só trailer, motor-home, Barcos, e ônibus. Na BARRACA se faz muito confortável o uso de um sanitário portátil. Até mesmo em casa para auxiliar pessoas idosas ou em recuperação. Um ótimo recurso é ter um sanitário químico. Existem alguns tipos básicos que são fabricados em plástico e são leves e confortáveis.

O tipo mais conhecido é o Porta-Potti. Este é um sanitário portátil que serve para pequenos trailers, barracas, barcos e até para idosos ou deficientes pela possibilidade de usar em qualquer lugar. Ele é composto de dois módulos acoplados. A parte de cima é a bacia. Ao redor está um tanque de água pura que pode ser misturada a um pouco de desinfetante. Uma bomba sanfonada manual injeta água para a descarga. A parte inferior é o tanque de detritos que deve ser tratado com 1/4 do vidro de produto de ação bactericida, um líquido azul, especial para o tratamento dos detritos, pois além da ação bactericida, ele transforma todo o detrito sólido em líquido.

O produto mais conhecido é o “Aqua Kem®” e pode ser adquirido em lojas especializadas em artigos para camping e náutica. O produto também pode ser feito em casa.

Também é usado em ônibus rodoviários e em iates. Nunca deposite o produto no tanque de descarga, pois manchará a bacia. Além do produto líquido, também há outro em forma de saches, que são jogados diretamente no tanque.

*Muitas pessoas utilizam o sanitário portátil para idosos com certa dificuldade de locomoção. Pode ser deixado ao lado do leito, dispensando a caminhada até o banheiro. Pode ser utilizado com a própria cadeira de banho usual ou sentando-o diretamente no sanitário, tomando-se os devidos cuidados, já que sem o uso da cadeira de banho, o produto torna-se não específico.

Ambos os módulos são separados por uma comporta de alavanca manual. Antes de utilizar o sanitário, aperte a descarga para que fique um pouco de água no fundo e assim evitando grudar detritos na bacia. Após fazer as necessidades fisiológicas abra a comporta puxando a alavanca e os detritos cairão no tanque já tratado. Dê mais descarga para a total limpeza da bacia e feche a comporta. Após o tanque cheio com a comporta fechada, destaque a parte inferior e dirija-se a um sanitário normal, despeje o detrito e lave-o bem. Coloque o produto e o sanitário está pronto para usar novamente.

Outro tipo de sanitário é o tipo Aqua-Magic. Este é um vaso sanitário fixo para veículos de recreio, embarcações e veículos especiais que contam com um tanque de detritos (holding tank) ou uma tubulação de esgoto quando estacionado. O tratamento do tanque de detritos é o mesmo do tanque do Porta-Potti, mas com as devidas proporções do produto e da capacidade do tanque. Geralmente os trailers contam com uma abertura  do tanque por uma alavanca manual. Já nos Motor-Homes, o tanque é equipado com uma comporta pneumática em que no veículo recolhido ao acostamento das estradas ou num lugar apropriado o motorista aciona a abertura e libera os detritos.

Apesar de ser um equipamento caro, o sanitário portátil é uma boa opção para quem acampa. Infelizmente os campings do Brasil não contam com banheiros confortáveis e limpos. Além disso, pode-se administrar melhor o uso sanitário das crianças e evitar passeios compulsórios durante a noite. Passe num revendedor de artigos para camping conheça de perto este acessório. Vale a pena…

USANDO SEU SANITÁRIO PORTÁTIL
Acompanhe com as fotos)

Com o seu sanitário já abastecido com água para a descarga e o produto bactericida no holding-tank, você pode escolher usar as opções de tábuas…

…abra a comporta puxando a alavanca de comunicação da bacia com o tanque e utilize o sanitário…

…na hora da limpeza, quando o tanque estiver cheio, ou na hora de ir embora, feche a alavanca de comunicação e puxe a trava que mantém unidos o tanque e a bacia…

…separe os dois módulos…

…carregue pela alça até o sanitário mais próximo, ou local mais adequado para o despejo dos detritos…

…abra a tampa do fundo (não a comporta) e despeje os detritos. Lave muito bem o tanque e limpe bem a bacia. Se precisar, complete a água da descarga…

…monte o sanitário novamente, tendo a certeza que fixou bem a alavanca de união dos dois módulos. Abra a comporta e jogue o produto que não pode ser simplesmente desinfetante, e sim um produto especial para este fim. Este procedimento pode ser feito antes de unir as duas partes, pela tampa grande do tanque de detritos…

…seu sanitário portátil está pronto para ser usado novamente.

Fechado, fica pequeno e pode ser colocado em qualquer canto. O sanitário não exala nenhum odor e pode ficar no quarto, no trailer ou dentro da barraca sem problemas.

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma e nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo aos moldes europeus e norte-americanos, explorando com consciência o incrível potencial natural brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."