Sanitários Fixos e Portáteis no Camping
 
Seja no campismo de barraca, quanto no veículo de recreação, os sanitários estão entre os equipamentos mais importantes quando se deseja possuir um banheiro próprio. Na barraca os sanitários portáteis são os indicados principalmente pela praticidade. Já nos veículos de recreação, tais como trailers, motor homes, campers, carretas-barraca e demais, os sanitários podem ser tanto fixos quanto portáteis. Tudo vai depender do perfil de uso e capacidades.

Não é incomum nos campings do Brasil termos banheiros insuficientes ou com pouca limpeza e manutenção principalmente nos grandes feriados. Com um sanitário particular, pode-se controlar a higiene da criançada e usufruir de um banheiro totalmente privado e exclusivo de maneira muito prática. Os sanitários portáteis já possuem a bacia, tanque de dejetos e a água para descarga. No momento do uso, o equipamento é bem mais confortável do que parece e nas demais horas permanece hermeticamente fechado e livre de odores. No momento do descarte o produto é separado, onde o tanque de dejetos pode ser tranquilamente carregado até um vaso coletivo. Um produto químico líquido ou em sachês de pó é aplicado no interior do tanque para o tratamento bactericida e desodorizante, onde também transforma todo detrito sólido em líquido. Se você nunca usou um, não torça o nariz. As vantagens são realmente concretas.

Os sanitários fixos são muito parecidos com os vasos convencionais que temos em casa, porém são fabricados em materiais plásticos que buscam uma maior leveza e compatibilidade com a sua aplicação. Outra diferença é que seu sistema, assim como na versão portátil, utiliza pouca água para a descarga e um sistema de comporta que garante que não se utilize água no fundo da bacia. O grande diferencial e principalmente a grande EXIGÊNCIA do sanitário fixo, está no uso quase que obrigatório de um tanque de detritos separado – o conhecido “holding tank”. Desta forma, torna-se praticamente obrigatória a aplicação deles somente nos veículos de recreação.

Ao contrário do que se pensa, mesmo em trailers e motor homes de grande porte, o sanitário portátil ainda pode ser escolhido, se o perfil da pessoa assim combinar. Com ele, o trabalho de descarte fica mais fácil, caso o veículo permaneça parado por muito tempo no camping que não tenha saída de esgoto na vaga.

São tipos principais de Sanitários Fixos e Portáteis:

Sanitário Portátil pequeno

Geralmente possui uma altura menor do que um sanitário convencional e suas dimensões buscam um equipamento ultra compacto e principalmente que caiba na altura de pequenos nichos. A capacidade geralmente gira em torno dos 9L a 15L tanto para os dejetos quanto para a reserva de água para descarga. Algumas pessoas preferem também por oferecer um descarte mais leve em kg.

Sanitário Portátil Grande

Geralmente possui altura próxima dos sanitários convencionais e também maiores capacidades tanto de tanque de dejetos, quanto para água da descarga (em torno de 15L a 25L). A capacidade maior pode resultar em um tanque mais pesado para se carregar quando cheio. Sanitários portáteis utilizam descargas manuais ou com bombas elétricas próprias e independentes.

Sanitário Fixo com Acionamento Manual

Sanitário das duas alturas que possuem o comando de abertura + descarga manual, na parte de trás do aparelho, podendo ser mais facilmente operado durante o uso. Geralmente ao acioná-lo abre-se a comporta de descarga que já aciona também a bomba de água de descarga, que comumente não é própria, mas sim a mesma do sistema hidráulico do RV.

Sanitário Fixo com Acionamento de Pedal

Mesmo tipo de funcionamento do conjunto comporta+bomba, só que com acionamento no pé. Este modelo é visto como mais “higiênico” dado seu acionamento com os pés. Tais tipos de acionamentos acabam sendo muito particulares ao perfil e ao gosto de cada um, já que geralmente o sanitário é de uso familiar, portanto é interessante conhecer ambos para uma escolha acertada.

Sanitário Fixo Alto

Sanitário nas mesmas dimensões de um convencional, a fim de ser instalado no piso do RV. Ele geralmente vai parafusado no piso com a saída de cano de 4″ que leva os dejetos até o tanque externo.

Sanitário Fixo Baixo.

Este tipo de sanitário fixo destina-se a aplicação em pisos elevados nos banheiros dos RVs. Alguns modelos necessitam ser instalados ou sobre pisos que ficam em sobressaltos no assoalho como no caso de presença de paralamas, por exemplo, ou mesmo quando o tanque de detritos precisa ficar logo abaixo do sanitário em veículos com pouco espaço inferior. É importante ressaltar que mesmo existindo o modelo no mercado, não é muito aconselhável o modelo com acionamento de pedal, já que o mesmo ficará em situação desconfortável para o uso.

É interessante frisar que mesmo com o uso quase obrigatório do tanque de detritos no sanitário fixo, há neste a possibilidade de uso de bomba maceradora que atinge o objetivo de praticidade de se descarregar o tanque fixo em vagas prolongadas. Agora que você conhece tudo sobre sanitários para camping, saiba escolher o tipo certo para o seu perfil.

Marcos Pivari

Este artigo faz parte da gama de produtos importados e distribuídos pela PULSAR RV. A PULSAR Distribui para a maioria das fábricas e montadoras de veículos de recreação do Brasil. Ao encomendar ou reparar seu RV em qualquer empresa, não deixe de pedir o nível fixo. 

A Pulsar RV entende que o trabalho de fomento ao campismo do MaCamp se faz extremamente necessário para o crescimento da atividade no nosso país. Por isso patrocina este site.


 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”