Slide Out
 

Slide-Out é um recurso já muito utilizado nos EUA e que começou a ser fabricado no final dos anos 1990 no Brasil.

Trata-se de módulo embutido no motor-home (ou no trailer) que durante a situação de estacionamento permite ser projetado para fora como se fosse uma grande gaveta.

Geralmente o que está dentro do slide out é a sala de jantar e sala de estar, mas pode variar. Algumas plantas abrigam a sala de jantar + cozinha e até geladeira. Nos modelos compactos apenas a sala de jantar se projeta para fora, mas isto garante uma área de circulação e convivência muito mais ampla. Há casos também que o dormitório ao fundo do motor home também possui slide para o aumento do espaço.

O funcionamento é muito simples, tendo sua abertura ou fechamento dado por motores elétricos ou pistões pneumáticos que utilizam o ar do motor para a movimentação. Ao abrir o módulo, um toldo auto enrolável faz a função de cobertura do módulo externo para a proteção. Lembrando que dentro do veículo, o slite out possui teto igual do habitáculo e piso elevado para que não haja qualquer parte exposta no interior.

Cuidados com o slide Out:

Por Adauto

O slideout é um equipamento com alto grau de uso nos EUA, tanto em motorcasas como em trailers. No Brasil, apesar de já existir há algum tempo, começa a ser mais solicitado nos novos equipamentos, principalmente os motorcasas. Vantagens e desvantagens existem, a decisão é sua. A vantagem única é o conforto dos campistas com o aumento da área interna do VR. O custo desta vantagem pode ser medido em R$, em aumento de manutenção e com o aumento de peso. Sempre avalie este último item: temos casos de VRs que estão com peso no limite máximo ou acima por conta do slideout. Não se recomenda ter VRs com peso no limite, quanto mais acima deste.

Procedimentos corretos e preventivos vão atrasar a necessidade de manutenção corretiva do slideout. Siga as instruções abaixo, que vão provocar este atraso:

a)      Antes de iniciar qualquer procedimento, nivele o seu veículo de recreação.

b)    Não abra/feche antes de verificar a possível presença de areia/brita e/ou objetos embaixo do slideout, interna e externamente. Isto poderá danificar o piso ou até mesmo os mecanismos do mesmo.

c)     Se você leva animais de estimação em viagens, verifique onde os mesmos estão. Já existem casos de animais prensados pelo slideout, assim como laptops prensados.

d)    Inspecione a parte superior do slide, pois galhos, folhas, ninhos de pássaros ou qualquer outro objeto pode estar por lá, mesmo que um toldo protetor esteja presente.

e)    Verifique a presença de água empoçada, pois no fechamento existe uma boa chance da mesma ser derramada no interior do VR.

f)   Leia o manual de operação. Alguns fabricantes recomendam manter o botão apertado por alguns segundos após o slideout estar completamente fechado/aberto, para manter pressurizados os circuitos hidráulicos. Outros recomendam o contrário, liberar o botão após a abertura/fechamento máximo.

g)      Outros fabricantes sugerem nunca parar o processo no meio e inverter a direção de abertura/fechamento. Complete todo o movimento e só então inicie o deslocamento no sentido inverso.

h)    Não se afaste da posição do painel dos botões: algo pode acontecer de errado e é bom você estar por perto para interromper o processo.

i)     Verifique com regularidade os pontos com material selante. Pode ter chegado a hora de substituir/corrigir: se isto não for feito, água é o primeiro candidato a entrar pelas frestas. Materiais selantes ressecam, racham e criam caminho livre para as infiltrações.

j)      WD40 não é lubrificante, é um desengripador que resseca no final do processo. Se você usou WD40 para desengripar, aplique depois o lubrificante indicado pelo fabricante.

k)   Se o slide tem sistema hidráulico, verifique regularmente o reservatório de óleo hidráulico. Cuidado, use o fluido correto: existem fluidos transmissores e fluidos hidráulicos, portanto use o recomendado.

l)      A regra de ouro: mantenha a bateria carregada, pois parar o processo de abre/fecha no meio pode ser uma boa encrenca, principalmente se você está se preparando para viajar. Caso o slide do seu VR tenha um sistema manual (redundante) aprenda a operá-lo, pois um dia você poderá precisar fazer o processo de forma manual. Se isto acontecer, posteriormente providencie o mais rápido possível a manutenção do sistema automático.

 

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."