Sobreteto
 

O Sobreteto da barraca é o chamado “pano de fora”. É ele que faz a função de primeira proteção do abrigo principalmente do Sol e da chuva. Mas não é somente disso. Ventos, folhas, galhos, poeira, sereno e etc. também alteram ou impactam na cobertura da barraca. A importância deste item está intrínseca na procura e preocupação do campista por sua barraca, mas é importante atentar para alguns materiais e algumas formas de informar o consumidor.

O material mais comum de sobreteto nas barracas de hoje é mesmo o Poliester. Existem alguns valores que podem ser usados para comparação entre marcas e modelos diferentes, mas a aluminização é um quesito importante para a reflexão de calores advindos do exterior (não esquentando a barraca) e interior (não dissipando o calor do corpo em climas frios). A proteção de Raios Ultra Violetas (UV) também se fazem necessários, pois hoje em dia não temos mais as barracas com lonas enceradas que protegiam de sol e chuvas. Os materiais atuais deixam passar muita insolação e isto pode ser visto dada a luminosidade que o sobreteto passa.

Uma das características que estão cada vez mais presentes nas barracas é a “costura selada”. Importante pois é nas costuras e emendas da cobertura onde mais entram pingos de água na chuva. Atente sempre para o tipo e a qualidade de selante e mesmo assim faça o teste visual e do sopro: Segure a região da costura contra a luz esticando bem o pano e veja é possível visualizar microfuros. Depois disso assopre a região para ver se passa ar. De qualquer maneira, utilize selantes de costura comprados em lojas para potencializar ou mesmo renovar este tipo de impermeabilização.

Uma dica de sobreteto durante a vida útil da barraca é cuidar principalmente da sua superfície externa. Além de manter sempre a impermeabilização em dia é cuidar dos principais fatores que atacam o sobreteto. São eles o Sol e a Geada. A geada é o congelamento do sereno da madrugada que ocorre em regiões de muito frio. É exatamente o efeito deste congelamento combinado com o fator “Sol” que ajuda a acelerar o processo de envelhecimento precoce. O Sol por si só também é um fator impactante e a dica é sempre utilizar lonas quando o período em que a barraca for mantida armada for grande.

Durante o acampamento, mantenha o sobreteto sempre limpo e cuide para evitar que caiam galhos, frutas ou seiva. Evitar ninhos de pássaros logo acima da barraca também ajuda. Estique bem as amarras e prenda todas as demais cordinhas para que ventos não estraguem a cobertura e chuvas não penetrem. /cuide para não encostar o sobreteto no pano do dormitório interno. Isto evita entrada de água em caso de chuvas e garante uma via de circulação de ar entre ambos proporcionando um bom conforto térmico da barraca. Guarde-o sempre limpo e seco.

Marcos Pivari

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."