Um simples tapete pode parecer um tanto supérfluo, mas pode ser extremamente útil não só no camping, mas para diversos momentos de lazer e mesmo no descanso. Sendo volumoso apenas para acampadas de aventura (trekking / montanhismo) o tapete da quechua é um ótimo equipamento para compor a tralha do campista e até mesmo para deixar no porta-malas do carro. Isto porque ele poderá quebrar galhos em passeios, parques, eventos e mesmo aquele simples piquenique.

Quem tem criança sabe que a utilidade se amplia ainda mais.

A característica chave do tapete Quechua está na parte inferior. O tecido macio e confortável de material acrílico da parte de cima é protegido por uma manta impermeável na parte inferior, feita de EVA, que protege os usuários daquela umidade indesejada que ocorre mesmo em dias secos de sol. Esta camada também protege de matos e pedriscos mais protuberantes que no caso do uso de panos comuns ou cangas, acabam incomodando.

Com tamanho avantajado, acomoda várias pessoas ou mesmo dá uma ótima margem para as crianças brincarem em segurança. Possui  sistema de fitas e velcros que permitem que seja enrolado e acomodado sem desenrolar e com alça para transporte. Extremamente leve, seu total de 1,40m X 1,70m  e  se transformam em 35cm X 12cm de diâmetro na situação de guarda. O modelo XL possui 1,70m X 2,07m.

Avaliação:

No uso o tapete se configurou extremamente confortável. O piso estava naquela situação de grama alta que chega a pinicar os pés. A composição do tapete com o forro inferior fez direitinho o papel de proteção, transformando o gramado alto em um conjunto até mais “fofo”. Logo que desenrolamos, o tapete se demonstra um tanto “duro” exibindo as dobras e partes levantadas, o que rapidamente durante o uso acaba repousando. Testamos as duas cores disponíveis no mercado. Utilizado no camping e em passeios em parques, o tapete agora praticamente mora em nosso porta-malas.

São dois tamanhos diferentes que podem variar nas cores dependendo da ocasião. No site da Decathlon está um pouco confuso. O modelo menor possui 1,40m X 1,70m declarado na descrição. Já o modelo maior consta como “Proteção de Chão XL Confort” e não declara as medidas, porém segundo nossas aferições, possui 2,07m X 1,70m. Seu peso é de 1,100kg. Neste artigo, o de cor laranja é o menor e o azul o maior. O material do modelo menor é declarado pela Quechua como “acrílico + EVA”. Já no grande é mais completo com: Tecido principal: 100% poliéster; : 100% Etileno Vinil Acetato; Enchimento: 100% polietileno; Alça: 100% Poliéster. Este modelo maior também conta com uma espuma entre os dois forros aumentando o conforto e proteção, elemento que dá pra perceber ao toque. Amos possuem um acabamento em costura nas bordas que visam a durabilidade.

Em uso na praia ele se mostra muito eficiente na proteção da areia, mas precisa de uma boa lavada para retirar a areia que entra no tecido superior. Em caso de ser molhado, a secagem não se apresenta nem demorada, mas também não ultra rápida.

Marcos Pivari

* Produto cedido pela Decathlon para avaliações e análises MaCamp.


 
 
 

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”

  • Gabriel Sadoco

    Usamos esse tapete sobre o colchão inflavel de casal. Diminuiu consideravelmente o balanço do colchao e ainda isolou a perda de temperatura que ocorre através do inflável. Estavamos em São Thomé das Letras, era inverno. Quem já foi sabe do frio que faz. Recomendo esse uso, principalmente pra quem já andou quebrando a cabeça por um isolante termico de casal. Não é…. Mas serve bem.