Após 14 anos de lutas para reverter o processo que matou o trailismo no Brasil obrigando os trailers a serem conduzidos por Carteira de Habilitação do tipo “E” o DENATRAN coloca novas consultas públicas que colocam em risco novamente o que foi finalmente conquistado em 2011. Simples inserções sobre PBTC (peso Bruto Total Combinado) poderão obrigar novamente muitos proprietários de trailers na obrigação de elevação de categoria. Caso a classe não atente para as movimentações, até mesmo o artigo que garante os 6.000kg de PBT para trailers e motor casas poderá sumir do Código de Trânsito Brasileiro.

O MaCamp, primeiro a alertar sobre o tema, defende que é preciso que a classe de fabricantes, serviços e campings se unam mais do que nunca para prevenir acontecimentos como os de 1997.

Apesar de aparentemente tratar do processo de formação de condutores, diversas mudanças são apontadas nos quesitos das categorias de habilitação. AINDA É MUITO CEDO PARA ALARMES, MAS TODA A ATENÇÃO É NECESSÁRIA POR PARTE DOS QUE REPRESENTAM O MERCADO DO CARAVANISMO DO BRASIL. Trata-se apenas de uma proposta e não de uma mudança definitiva.

MINUTA DA PROPOSTA DO NOVO TEXTO 168:

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RELEMBRE OS PASSOS SOBRE A HABILITAÇÃO:

 

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CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."