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Atualmente os veículos contam com diversas tecnologias a favor do conforto e comodidade, como a tecnologia slideout, utilizada desde a década de noventa, que consiste basicamente em uma parede que se descola lateralmente oferecendo um acréscimo de espaço dos ambientes internos do veículo em até um metro e quinze centímetros, podendo sr utilizado em ambientes como salas de estar e de jantar, quartos e cozinhas. Equipamentos eletrônicos como televisores com recepção via satélite, suporte para computadores e sistemas de posicionamento global de bordo, Global Position System (GPS) se tornaram usuais. Uma média mundial equivale ao usuário do motor-home basicamente com mais de quarenta e cinco anos, casado, com uma renda anual em torno dos quarenta e sete mil dólares anuais que tem a sua disposição agências de viagem que trabalham com o aluguel e venda de pacotes como o veículo incluso por todo o mundo. (GOELDNER, 2002)
Em se projetando benfeitorias e melhorias em torno do veículo, atualmente se cogita o motor-home “lunar” que segundo apresentado no Salão de Los Angeles, Estados Unidos da América, pela montadora de veículos General Motor Company, o GMC PAD, desenvolvido para o mercado norte-americano. (PAD, 2007) Unidade esta que pode também ser aproveitada pelo mercado nacional, uma vez que a tecnologia estrangeira é rapidamente absorvida pelas manufaturas nacionais.
Um serviço que serve de exemplo e que pode servir ao turismo nacional de motor-homes, são segundo Torre (2002), Patrulhamento de Auxílio Turístico, Ángeles Verdes. Serviço dos Anjos Verdes, pioneiros no México, que consiste em uma infra-estrutura adequada para oferecer resgate e apoio a veículos danificados por toda extensão da malha rodoviária do México, oferecem assistência aos veículos automotores, oferecido pela Secretaria de Turismo socorre emergências de veículos gratuitamente, exceto combustível, óleo ou consertos; que gerem gastos que são cobrados a parte.
Exemplos como o PAD norte-americano, bem como os resorts existentes diretamente para os motor-homes demonstram uma evolução do mercado norte-americano, no Brasil, a evolução tecnológica não permite este tipo de possibilidade, uma vez que o mercado não tem a mesma visibilidade.
Exemplo mexicano que oferece uma possibilidade mais tangível e mais desejável no que se diz respeito a segurança de se rodar pelas rodovias, no caso brasileiro já contam com uma infra-estrutura devido as rodovias privatizadas. Contudo um foco mais direto aos veículos recreacionais oferecem não somente um incentivo a este tipo de turismo como pode favorecer o turismo rodoviário de forma geral.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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