Testando Alguns Equipamentos
 

Antes da viagem propriamente dita é hora de fazer testes, apreciações e verificações em seus novos equipamentos. Já pensou chegar no seu primeiro acampamento e se dar conta que não vieram as varetas da barraca e que ela sequer ficará de pé? Ou então seu colchão inflável está furado?

A primeira coisa a fazer é testar sua barraca. Seja nova ou emprestada, arrume um lugar em casa para montá-la. Arraste os móveis da sala ou tire o carro da garagem. É claro que você não poderá esticar os panos dela, mas poderá montar a estrutura (varetas) e posicionar os sobrepanos para verificar todo o funcionamento, tirar suas dúvidas antes de pegar a estrada e principalmente checar se todos os itens estão presentes. São eles:

– Varetas (ferragens) – Estrutura
– Piso + Dormitórios (Panos internos geralmente de tecido).
– Sobreteto (geralmente de nylon ou lona)
– Espeques (fundamental)
– Cordas e amarras para esticar a barraca.

Depois disso cheque seus outros equipamentos:

– SACO DE DORMIR: Teste. Entre dentro dele. Experimente a temperatura e o conforto interno. Não esqueça de guardá-lo no saquinho próprio feito de nylon, que escorrega bem e auxilia na guarda compacta.

– COLCHONETE: Abra e cheque se está em boas condições. Não tente dormir nele uma noite… Existe uma diferença bruta em dormir em um colchonete na rotina em casa e na vibe de um acampamento.

– ISOLANTE TÉRMICO: Se for antigo, verifique se não está quebradiço. Se estiver curvado, inverta-o por algum tempo e depois enrole-o com a parte de cima para fora de forma que seu peso no uso force-o a ficar esticado.

– COLCHÃO INFLÁVEL: Importantíssimo inflá-lo e checar se não há vazamentos. Poeira e mofo são grandes inimigos deles. Para desinflar em casa, utilize um aspirador de pó para retirar todo o as interno. Desta forma você aprenderá como é a mágica da fábrica para conseguir colocar o colchão naquela caixinha. No camping não vai ter aspirador… mas no mercado há infladores com a função reversa exatamente para este fim.

– LANTERNA: Cheque as baterias e o funcionamento das lâmpadas ou LEDs.

– LAMPIÃO: Aproveite para aprender a instalar a “camisa” e acendê-lo.

– FOGAREIRO: Cheque o funcionamento e o gás. Aproveite e experimente qual a melhor panela ou canecão para levar na viagem.

Agora olhe para toda a sua tralha e se imagine acampando…. e pense em quais objetos e pertences levar e quais precisam ser checados. Faça sempre o uso de uma lista (de papel ou no smartphone) em seus planejamentos.

PRÓXIMO PASSO > Check List Básico

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."
  • Theo Westarb

    Uma dica: Quando for guardar o saco de dormir na sacolinha NÃO o dobre certinho ou enrole. guarde-o empurrando todo amassado para dentro do saquinho. isso fara com que as fibras que garantem o isolante e a macies permaneçam desarrumadas e mantenham suas propriedades. Se o guardar arrumadinho e enrolado as fibras se alinharam e o saco de dormir perderá inclusive a macies. 🙂