Um equipamento de grande importância para Reboques/Carretas, trailers e automóveis (rebocáveis por cambão) é o conjunto macho-fêmea de tomadas elétricas. São elas que levam energia às luzes do reboque e necessitam por lei estarem em pleno funcionamento no momento do tráfego. A rigor não é necessário um padrão de ligação, desde que as luzes do reboque estejam sincronizadas com as do veículo tracionador. Porém é interessante seguir o padrão brasileiro utilizado pelas maiores fábricas de reboques e trailers do país para não haver confusão na hora de trocar de equipamento ou realizar uma emergência.

As tomadas elétricas para engates seguem um padrão de 7 pólos diferentes apenas em suas cores, tamanhos e formatos.

A seguir você encontra o esquema da tomada fêmea que está fixa ao engate do veículo tracionador.

Em alguns casos, não é ligado o pólo “Terra” já que os chassis tanto do reboque quanto do carro sempre estão aterrados e em contato quando engatados.

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma e nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo aos moldes europeus e norte-americanos, explorando com consciência o incrível potencial natural brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."