Os Trailers Dobráveis são ainda incomuns no País, mas suas características que o diferenciam dos equipamentos conhecidos aqui no Brasil se encaixam muito bem nas atuais questões legislativas e físicas de nossa atual realidade.

Falando nas vantagens sobre os trailers comuns temos um veículo que, quando na posição de viagem (recolhido) se configura como um simples reboque de um só eixo (semi-reboque) que até pouco tempo atrás já sairia na frente podendo ser dirigido com CNH “B”. Sua estabilidade também é ponto comparativo, onde fica mais baixo que a altura do veículo rebocador, não oferecendo tanta resistência ao vendo na estrada e com isso não só proporciona maior velocidade e agilidade quanto menos problemas de cunho lateral, como pêndulos e sustos ao sermos ultrapassados por grandes caminhões. Outra vantagem é o acesso a locais sem grandes alturas que em nossa realidade se fazem mais presentes nos locais de estacionamento e entradas de campings.

Existem dois tipos principais de trailers dobráveis, sendo diferenciados pelas paredes laterais que aparecem quando estão em posição de acampamento: Podem ser de lonas, iguais às barradas ou rígidas com janelas comuns, como nos casos dos modelos mais modernos. /o teto invariavelmente é rigido e quase sempre em formato triangular de “duas águas”.

Na parte do interior é tudo muito parecido com os trailers que conhecemos, porém com tudo até a “meia altura”, já que ele deverá ser recolhido, projetando-se para o alto apenas os fechamentos de banheiros e cortinas de privacidade nos dormitórios.

Como todos os demais tipos de equipamentos para campismo, este também traz inúmeras vantagens e desvantagens que somente se tornarão verdadeiras quando avaliados individualmente. Boa escolha…

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma e nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo aos moldes europeus e norte-americanos, explorando com consciência o incrível potencial natural brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."