A TV LED 14″ SEMP combina muito com o campismo. Isto porque ela traz diversos recursos de uma smartv comum, sendo de pequenas dimensões e ao mesmo tempo tendo dois modos de voltagem, o que permite ligá-la tanto em uma tomada 110V ou 220V e ainda pelo isqueiro do carro (12V).

A tela “pequena” é bem maior que as tradicionais TVs utilizadas em camping que variavam de 5 a 10 polegadas. As atuais 14″ são em formato widescreen (1366px X 768px)  e o aparelho conta com o decodificador digital e com o velho sistema analógico que ainda está muito presente nos locais mais longínquos onde os campings geralmente estão localizados. Ainda no quesito “portabilidade” temos a opção de uma antena interna retrátil no próprio corpo da TV e com um conector de antena externa, onde se pode utilizar uma telescópica “tipo interna convencional” para fora da barraca. Complementando as vantagens pro uso campista, o aparelho conta com um amplificador interno de sinal (booster).

A novidade do modelo em linha (LE1477i) é a presença de 3 recursos muito úteis tanto no quesito “atualidade” como no “campismo”: O primeiro é que a TV tem função PVR que pode programar e gravar um canal em um pen drive plugado na entrada USB. Também permite “pausar a programação ao vivo”. O ruim é que esta função só está disponível para canais digitais. A segunda função é a “smart”, onde diversos recursos ligados à internet podem ser utilizados. O controle remoto tem até mesmo uma tecla de “youtube”. A terceira é que há entradas de rede que podem ser por cabo RJ-45 ou mesmo Wifi com uso de um dispositivo USB que não está incluso na TV, mas que é compatível com diversos modelos do mercado. Assim você pode assistir a filmes, ouvir músicas, ver fotos e até mesmo arquivos de texto a partir de um pen drive. Apesar do fato que a TV deveria ser totalmente secundária em uma viagem, tais recursos podem ajudar muito em dias de chuva ou para aqueles que não vivem sem uma telinha ligada no recinto.

Existem diversas funções tradicionais em seus menus. Chegando no local, plugue a antena (ou puxe a interna) e já peça para o sistema fazer a varredura automática de canais. Tanto os digitais quanto os analógicos serão memorizados em suas respectivas frequências.

O controle remoto é bem completo, sendo até “grande” para uma TV portátil. Nele você conta com teclas específicas para as funções básicas e outras mais detalhadas, como estilo de som, tela, lista de canais e etc. O aparelho conta com pontos para fixação de parafusos no caso de se utilizar um suporte de parede. Se o controle remoto não está a mão, pode-se utilizar os botões ocultos na traseira (lateral direita) com funções básicas,  “menu” e “input”.

 

A TV conta com entradas de audio e video bem completas para uma tv portátil. Possui entrada HDMI (para aparelhos modernos e computador) e a tradicional A/V para câmeras, projetores e outros equipamentos mais antigos. Realmente faltou a saída de audio para fones de ouvido ou mesmo um som externo, já que o auto-falante da TV é bem simples.

A embalagem é bem tranquila para ser utilizada para quem deseja ir e vir com a TV. Possui dentro da caixa de papelão duas partes de isopor onde o aparelho e seus acessórios fica acomodados e protegidos. A TV fica prensada na fôrma de isopor e os nichos acomodam a fonte AC/DC, o cabo para alimentação do isqueiro 12V do carro, o controle remoto e o manual de instruções.

O ponto negativo é que a TV é até leve demais tendo seu material externo (moldura) nos dando impressão de muito frágil. Tanto que no escuro a luminosidade da tela se esvai pelo plástico da moldura deixando-a translúcida. Outro ponto negativo é o volume mínimo que é um tanto alto para quando se deseja não incomodar o parceiro(a) ao lado no silêncio extremo da noite. Nossa solução para isto foi a colagem de uma simples fita adesiva transparente sobre a saída do auto-falante, abafando-se o som e passando a regular este volume mínimo desejado lá pelos níveis 4 ou 5.

Além do uso nas barracas, a TV é uma ótima opção para trailers, motor homes e outros veículos de recreação. Isto porque é compacta, tem tela suficiente para assistir à pequena distância e dispensa o uso de inversor podendo ser assistida durante a viagem ou mesmo nos locais onde não há energia elétrica. Plugada no sistema de baterias 12V que qualquer RV possui, seu consumo será bem pequeno por ser uma tela retroiluminada por LED. A cor branca também a deixa bastante discreta na decoração do veículo que poderá ser presa na parede ou em algum móvel. A grande leveza da TV permite até mesmo que seja fixada em portas de armários mesmo basculantes.

Marcos Pivari

Algumas informações mais técnicas:

Tela: 14″ (1366 X 768 pixels) (16:9 – Widescreen)
Rede: Lan (RJ-45) e Wifi (Adaptador não incluso)
Entradas: HDMI, AV
Portas: Rede e USB
Funções: Closed Caption, PVR, LINK (CEC), Canal Favorito, Timer,
Potência/Comsumo: 1W em Stand by; 12,3W ligada em média
Peso: 1,3kg
Dimensões: 35x25x6,3 (LAP em cm)
Garantia: 12 meses (3+9)
Intens inclusos: TV, Controle, Pilhas, Fonte AC/DC, Cabo 12V (isqueiro) e manual

site oficial do fabricante:  http://www.semptoshiba.com.br/Produtos/Televisores/4135/semp_tv_led_14_le1477i_acdc


 
 
 

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."