UFSM Oferece Área de Camping aos Vestibulandos
 
Para os dias de vestibular, todos os anos a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) cede o espaço do Centro de Eventos para vestibulandos e familiares que queiram usar do local para acampar. É o caso de Bernardo Leite e Alana Bierhalz, de 26 e 18 anos. O casal de namorados veio de Pelotas-RS para tentar uma vaga no curso de Engenharia Civil. Bernardo já é formado em Administração pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), enquanto Alana faz as provas da UFSM pela primeira vez.

O casal chegou na quinta-feira à noite no campus da Universidade, e conta que quase não foram ao Centro de Eventos, pois os funcionários que ficam na guarita de entrada não tinham conhecimento sobre a área de camping. Bernardo e Alana planejam morar juntos em Santa Maria se forem aprovados.

Próximo à barraca deles, Márcia Pedra Rodrigues e Édio Lopez Rodrigues acompanham a filha Ediane e a amiga Andreza Stoch, que prestam o vestibular para Educação Especial. As meninas sabatistas entraram na sala às 14h, mas começam a prova do segundo dia somente às 19h. A família de Caçapava do Sul-RS chegou em Santa Maria na manhã desta sexta-feira (6). Márcia comenta que costumam acampar com a igreja que frequentam, e que o local oferece maior tranqüilidade, por fugir do trânsito que é intenso nos dias de vestibular.

O acampamento do Centro de Eventos também recebe um motorhome. O proprietário, Renato Gonzaga, vem de Porto Alegre para acompanhar o filho Ayrton, de 18 anos, que faz seu primeiro vestibular na UFSM, para Engenharia Civil. Renato também chegou na quinta-feira, e diz que foi muito bem atendido pelos funcionários responsáveis pela área. “Ter um camping é excelente, uma pena que não é mais divulgado”, afirma.

Renato conta que o motorhome era um sonho antigo dele e da esposa. O casal costumava veranear com a família, e trocou a ideia de comprar uma casa na praia, pela compra da “casa móvel”, em julho de 2010. O pai de Ayrton diz não se arrepender, pois o veículo é confortável, possui até ar-condicionado split; também é prático, o leva para onde quiser.

Renato e a família fazem parte do Rancho Móvel, grupo de proprietários de motorhomes e trailers que fazem encontros em campings do Rio Grande do Sul. Inclusive, neste fim de semana, por conta do vestibular, não puderam comparecer à reunião de final de ano que ocorre em São Lourenço do Sul-RS. Para outras viagens, preferem ir ao Uruguai, pois as estradas são mais calmas.

Os usuários do camping podem utilizar os banheiros e chuveiros do Centro de Eventos. Bem preparados, trouxeram comidas e bebidas de casa, para que não fosse preciso enfrentar tumulto.

 Notícia elaborada pela Coordenadoria de Comunicação Social

fonte: http://sites.multiweb.ufsm.br/noticias_ufsm/exibir_noticia.php?id=9905

Fotos: Estéfany Della Flora – Acadêmica de Publicidade e Propaganda.

Repórteres: Franciele Varaschini e Myrella Allgayer – Acadêmicas de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.


 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”