>>

A vontade de estar perto da natureza e a economia em relação à hospedagem são fatores que têm levado cada vez mais pessoas a acampar. Principalmente durante o verão, o litoral é um dos destinos preferidos dos campistas. Porém, alguns cuidados são essenciais para que tudo corra bem durante um acampamento na praia.

De acordo com o consultor da empresa Nautika, há diferença entre acampar na praia ou no campo. ” Foram criados acessórios próprios para se acampar em determinas condições. Na praia, por exemplo, existe risco maior das chamadas “chuvas de verão” ou pancadas. O tempo pode mudar repentinamente e uma noite que era para ser quente pode ser fria e chuvosa. Você deve estar preparado para isso”, afirma o consultor da empresa Nautika, Tiago Agra. Confira 3 acessórios que não podem faltar no seu camping de praia:

Top1: Barraca impermeável: Existem, são seguras e indispensáveis

É comum durante essa época do ano que as chuvas aconteçam principalmente na praia. Durante o feriado de Carnaval, por exemplo, choveu em quase todo o litoral de São Paulo. Se você vai acampar durante os meses de instabilidade do clima, vale a pena ser precavido. “Já existem no mercado opções de barracas que são próprias para aguentar chuva e vento. Alguns modelos da marca brasileira NTK possuem coluna d’água e costuras seladas para evitar a entrada da chuva e clima úmido. Elas possuem também sobreteto impermeável que garantem maior segurança. Na hora de montar sua barraca na praia fique atento à galhos baixos ou coqueiros com frutos, que podem cair durante o mal tempo”, afirma.

Top2: Mochila: Faça chuva ou faça sol

Escolher a mochila para acampar é um dos itens mais importantes na hora de sair para acampar. Você precisa de espaço para organizar todos os itens de maneira confortável e prática. Algumas opções de mochilas são próprias para viagens curtas e já possuem capa de chuva incorporada. Esse modelo é ideal para acampamento e caminhadas. “É importante comprar mochilas com fitas refletivas e ajuste lombar e peitoral, para evitar alguma lesão na coluna devido ao peso. O modelo Montanhês 70+10L e o Laguna 60L – Nautika, são opções bacanas para quem quer investir em uma boa mochila para acampar”.

Top3: Lanterna:

Mesmo que a sua intenção seja acampar em um camping com luz, tomadas e banheiro, nunca sabemos o que a natureza nos reserva. Para segurança, é sempre bom ter uma lanterna ou lampião por perto. Existem no mercado lanternas a prova d água com bateria recarregável e lâmpadas de LED que geram maior economia. “Esses tipos de lanternas, como a Dyno – NTK são acessíveis e próprias para pegar chuva. Com ela você também pode mergulhar até 2 metros de profundidade, caso seja necessário”, finaliza o consultor.

Vale lembrar que algumas praias proíbem a prática de camping, então é recomendado pesquisar antes de sair de casa com a mochila nas costas. No litoral de São Paulo existem locais seguros e próprios para camping. Em Ilhabela, litoral norte da Capital paulista, o Camping Pedra do Sino é uma opção para quem busca lazer, segurança e sossego. Possui espaço próprio para barraca e refeitórios. Em Ubatuba, campings na praia de Itamambuca são opções recomendadas para quem quer aventura e diversão.

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."