Varetas
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Quando falamos de varetas estamos falando da estrutura da barraca. A parte rígida que suporta todo o tensionamento dos panos e que determina a forma da barraca.

Antigamente esta estrutura era de ferro e mais pesada, mas até hoje ela continua sendo na forma tubular. A diferença é que com a fibra de vidro ou materiais similares, se alcança um objetivo de leveza com a vantagem de se poder envergar a estrutura chegando ao formato “iglu”.

Assim como as estruturas antigas de ferro que utilizavam correntes e molas para manter os conjuntos unidos, mas desmontáveis as varetas atuais contam com um fio elástico com o mesmo objetivo. A diferença entre elas está no óbvio: Antigas são mais pesadas só que muito mais duráveis e resistentes e as varetas atuais muito mais leves, menos volumosas e mais frágeis.

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Nas barracas atuais existe uma demanda grande de reposição de varetas que se quebram ao longo do tempo. O maior motivo da quebra é a falta de experiência e cuidado no manuseio. Dificilmente uma vareta de barraca se quebra quando bem utilizada. Para isto a primeira dica é montar a barraca da forma correta. Piso plano, bem esticada, simétrica e utilizando todas as amarras. Varetas se quebram quando tensionadas de forma desigual ou quando uma chuva torrencial deforma a barraca e geralmente isto acontece pela mesma não estar armada corretamente.

Existem vários tamanhos e grossuras de varetas, mas o que as pessoas não sabem é que a reposição não precisa ser necessariamente por um conjunto idêntico. Caso alguma vareta tenha quebrado e não existir varetas de reposição de mesma espessura, troque o conjunto inteiro. A medida do comprimento deverá ser igual ao original da barraca e você poderá cortar o último gomo a fim de deixar o conjunto na mesma medida. Ideal mesmo será cortar os gomos das extremidades em medidas iguais para garantir o perfeito equilíbrio de flambagem.

Para questões de volume a ser carregado na viagem ou mochila, você poderá escolher barracas com gomos menores que terão o conjunto desmontado mais curto e esta medida será sempre igual ao comprimento da bolsa ou caixa do produto a venda.

Em termos práticos no acampamento as varetas devem ser bem cuidadas em alguns quesitos. O primeiro deles é não forçá-las na montagem da barraca. Se no meio do caminho você perceber que elas estão desiguais, desmonte e monte novamente. O piso irregular é uma das ocorrências que provocam a falta de simetria na estrutura da barraca.

Reposição: O item que mais sofre com a ação do tempo é mesmo o elástico interno. Este item é facilmente renovável e não é preciso de uma loja de artigos específicos para o campismo. Vá até o armarinho mais próximo de sua casa e peça o melhor elástico disponível. Reserve um tempinho de paciência que pode até mesmo ser diante da televisão e troque o conjunto: Abra um gomo, corte o elástico velho e retire pelas duas pontas. Insira o elástico novo fazendo um nó nas duas extremidades e escondendo o mesmo nas duas ponteiras. Está pronto.

Quebra no acampamento: Não tem jeito. O material sempre quebrará no acampamento. Se não, será lá que você perceberá o ocorrido – no lugar que mais precisa. Para este momento será de suma importância fazer um remendo que seja efetivo. Isto porque um remendo mal feito poderá proporcionar outros pontos de força excessiva em locais ainda não avariados, ocorrendo uma sucessão de quebras. No local rompido ou simplesmente rachado do gomo, antes de usar fita adesiva, utilize alguma haste, seja um galho fino e duro, algum pedaço de gomo antigo ou até mesmo um espeque. Para os mais prevenidos, busque um tubo um pouco mais grosso que as varetas para utilizar em caso de quebra. Algo que permita que o mesmo envolva o gomo no trecho quebrado. Pode ser um pedaço de tubo de alumínio ou até plástico se este for rígido. Esta alternativa pode fazer parte de sua tralha para ajudar em momentos difíceis.

Prevenção: Para evitar os problemas acima, dê sempre uma analisada nas suas varetas durante o monte e desmonte da barraca. Ao menor sinal de trincas principalmente ao longo da vareta, já providencie uma fita adesiva em voltar circulares ao longo do gomo. Isto porque se você esparar a ruptura total será mais dificil a fita fazer efeito. Depois da prevenção, troque o gomo logo que chegar em casa.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

5 COMENTÁRIOS

  1. Estou precisando de uma vareta de 6,9mm para a barraca Quechua Arpenaz 3 Fresh and Black! Procurei no site da Decathlon mas só tem de 8,5mm. Sabe se uma vareta universal do mesmo tamanho daria certo? Ou as varetas da Quechua são diferentes?

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