Veículos Rebocadores
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Além de acompanharmos a evolução dos Trailers Turiscar, é muito interessante saber um pouco sobre os automóveis rebocadores que foram desde um simples VW Sedan 1200 (que tracionou o primeiro protótipo), até suntuosos e exclusivos “picapes e caminhões” para impulsionar pesados Turiscar Monterrey (mais conhecidos por aqui como “quinta-roda”).

Como o próprio Sr. Pedro Scheid explicou, a princípio qualquer automóvel nacional poderia rebocar um trailer, porém, este o fazia com maior facilidade e tranqüilidade quando dispusesse de maior massa, motor e freios, o que lhe daria sempre maior margem de segurança. É de extrema importância frisar o seguinte:no caso específico dos trailers, PARAR é muito mais importante do que TRACIONAR. Embora a maioria dos modelos Turiscar dispusessem de freios acionados por um exclusivo sistema hidráulico e que por si mesmo já auxiliam e muito na frenagem, a massa (peso total do veículo) sempre influi no desempenho das frenagens…

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Seguindo essa linha de raciocínio, podemos afirmar que os melhores “puxadores” de trailers de dois eixos seriam as picapes (Ford F-1000,Chevrolet C-14,Dodge D-100), seguidos dos utilitários (Chevrolet Veraneio,Ford/Willys Rural), grandes sedãs e cupês, (Ford Galaxie,Dodge Dart/Charger),e carros médios (nessa categoria incluem-se Chevrolet Opala e Ford Galaxie), todos com motores de seis ou oito cilindros movidos à gasolina ou Diesel. Para os trailers de um só eixo com sistema de freios ativo, qualquer outro veículo nacional poderia fazê-lo, mas sabemos que os de tração traseira tinham um desempenho melhor (vide Dodge Polara ,Chevrolet Chevette e a linha VW refrigerada a ar-Kombi, VW Sedan, TL,Variant,Brasilia,Karmann-Ghia) do que outros com tração dianteira (VW Passat,Fiat 147,entre os da primeira geração,dos anos 70).

As fotos abaixo demonstram que alguns carros realmente acabavam se sobressaindo nessa árdua tarefa,e o Sr. Pedro sempre enfatizou que o melhor automóvel rebocador construído eram os Ford Galaxie, feitos para viagens longas e tranqüilas, com sobra de espaço e potência. Eles possuíam grande capacidade de tração e frenagem e eram luxuosamente equipados,sendo esses os preferidos da Família Scheid para o serviço. O sr. Pedro equipou dois desses “tracionadores” Ford Galaxie com sistemas de freio, rodas alargadas, caixas de câmbio de quatro marchas e diferencial de tração positiva herdados das picapes F-1000, o que dava ao conjunto propulsor grande facilidade para o serviço pesado. Esses dois Galaxies fizeram por várias vezes a rota Brasil-Chile, passando pelas Cordilheiras dos Andes sem nenhum tipo de problema assinalado. Outra história interessante, relatada pelo Sr. Pedro, foi a de quando a equipe técnica da Chrysler do Brasil pediu a sua ajuda para desenvover uma caixa de transmissão automática, equipamento opcional na linha Dodge Dart/Charger. Foi cedido a título de experiência, um Dodge Charger R/T ano 1975 e zero quilômetro, equipado com câmbio automático para os testes que foram efetuados pelo próprio Sr. Scheid (naqueles tempos, os executivos da empresa norte-americana eram grandes clientes dos produtos Turiscar), durante aproximadamente oito meses. O carro foi aprovado com louvor e o próprio Sr. Pedro acabou adquirindo um deles: um Dodge Dart cupê, ano 1979 e equipado com a famosa caixa americana mod. “Torqueflite” para rebocar um de seus últimos trailers: um Turiscar Imperial que pode ser visto nas fotos.

Artigo escrito por Mário César Buzian / Matilde Scheid

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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