Outono acampando-macamp
  "";

Mais um verão chegou ao fim. Sem dúvida a estação do ano mais aproveitada pelos campistas que procuram as praias e campo atrás de muito sol, mar, piscinas e cachoeiras. São apenas três meses que englobam muitos feriados nacionais, além de férias. Mas não é só de verão que vive o campismo. Nosso país tropical reserva raras belezas em seus diversificados climas que podem ser bem variados durante o ano. Seja bem vindo o outono.

Outono é tido como uma estação de renovação. A transição entre o calor do verão e o frio intenso do inverno tem como seu principal símbolo as folhas secas das árvores. Neste período de entrega, a natureza deixa ir embora o que não lhe servirá mais para conservar o mais importante e vital. No caso das árvores, deixam suas folhas que não resistiriam ao inverno cortante interrompendo bruscamente sua respiração. Então é tempo de baixarem a bola e se preparar para mais um ciclo de suas vidas.

Outono acampando-macamp4

Para o campismo o outono pode significar oportunidades de curtir lindas paragens com climas amenos. As chuvas fortes e repentinas já não são tão corriqueiras. O sono matinal já fica mais prolongado com a temperatura mais agradável e para quem curte o clima mais fresco, principalmente a noite já conta com um gostinho extra em volta da fogueira, na cozinha e no vinho preferido.

Feriados

Outono acampando-macampOs feriados nacionais mais conhecidos no outono são a Páscoa, Tiradentes, primeiro de maio e Corpus Christi. Os feriados religiosos sempre caem em dias fixos da semana, a páscoa de sexta-feira e Corpus Christi de quinta e sexta. Este ano eles acontecem cedo com a Páscoa fechando março e abrindo o primeiro de abril bem no domingo. O Corpus Christi fará a transição de maio para junho, caindo a quinta-feira no dia 31/05.  O feriado do dia do trabalho este ano cairá numa terça tendo uma emenda de lambuja e o Tiradentes cairá numa quarta-feira, bem no meio da semana útil. Mesmo não sendo feriado, não podemos esquecer do dia dos namorados que cai sempre no final do outono, este ano numa terça feira.

Destinos

Para quem não abre mão do calor do verão, ainda é tempo de curtir as praias ou regiões mais quentes do interior. Já quem não vê a hora de chegar o friozinho, poderá buscar as montanhas. Cidades de Serra já contam com as noites geladinhas com o entardecer ameno e mais seco.

Cuidados

Com a chegada da nova estação os principais cuidados em relação ao campismo está no  checklist e no atenção com o entorno. É hora de preparar as cobertas, os sacos de dormir e principalmente os agasalhos. Não é incomum termos surpresas no acampamento após meses sem lembrar que aquele moletom existia. Outro fator importante é com a natureza. Ao mesmo tempo que a temperatura convida àquela fogueira noturna, devemos lembrar que a estação traz um clima cada vez mais seco e com muita matéria orgânica no solo devido à perda das folhas das árvores. Portanto cuidado redobrado com o fogo. Limpe a área em volta e nunca deixe a fogueira sem a supervisão de alguém.

Agora é hora de renovar também sua alma campista. Sonhar… planejar… e acampar…

Outono acampando-macamp1

 

 

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."