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Responder a: GM TrailBlazer 2.8 TDI

#100783
Odair Teixeira
Participante

Lembro de um Santana GLSI Executive Automatico que eu tive. Era sussa, nao esquentava nunca. Temperatura sempre no meio do ponteiro.
Um dia a valvula termostatica abriu o bico. Mandei trocar numa oficina respeitada. Dali em diante, a temperatura variava o tempo todo. Se apertasse o pé, arriscava ferver.
Fui na concessionaria, comprei uma valvula termostatica original e sacrifiquei um sabado e fiz a troca. Nunca mais tive problemas.

Alguns fabricantes atuais adotam o sistema de controle de temperatura pelo módulo central. A temperatura fica estável no meio do marcador. Pequenas variações são entendidas pelo módulo como normais e não alteram a posição do marcador para nao aborrecer o usuário.
Só quando alguma anomalia ocorre, aí sim a temperatura fica muito baixa ou sobe demais, anunciando que algo errado está ocorrendo.
As pick ups modernas usam ventoinhas com polias viscosas / embreagem viscosa e até dispositivos mecatrônicos para o controle da temperatura.

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