Publicidade:

Responder a: Usar ou não o alternador do carro?

#100982
ddtavares
Participante

Prezados,

Primeiramente, desculpem-me por ressuscitar o tópico. Se isso for contra as regras do fórum, abro outro.

Além disso, muito obrigado a todos pelas informações. Sou mineiro, mas moro em Brasília, e não vejo a hora de conseguir fazer minha casa móvel. Há anos venho lendo o fórum e estou começando a botar no papel as ideias para construir um camper. Depois que mostrei as fotos dos equipamentos da Tischer para a patroa, consegui convencê-la da ideia e o projeto pode se destravar (rs). Os relatos de todos e, principalmente, o passo a passo do Edin com o Cavinete foram muito esclarecedores.

Quanto ao assunto em si, pelo que pude entender, a estrutura de um sistema elétrico com gerador e painel solares seria mais ou menos a da figura abaixo, correto? Se o esquema estiver correto, minhas dúvidas são:

1 – existe um equipamento capaz de identificar as fontes de energia disponível (rede, gerador, alternador e placas solares) e automaticamente selecionar alguma delas?

2 – é necessário ter dois carregadores de bateria (um para rede/gerador e outro para os painéis solares), não seria mais econômico ter um só?

3 – considerando que geradores inverter silenciados são caros demais (o Honda de 2KVA está por volta de R$ 7 mil), para uma situação de falta de rede externa, não seria mais econômico ter um conjunto de baterias mais robusto, carregar as baterias a partir do alternador da picape diesel e rodar o ar condicionado (veja-se o novo Wind Free da Samsung com consumo anunciado de 700w para 9 mil BTU) a partir das baterias?

Abraços,
Danilo

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: