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Responder a: Reforma do Trailer KC-450 (Sanssouci)

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riobike
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Participante

O grande desafio desta restauração é a falta de medidas e referências.
Então, tirei muitas fotos de cada detalhe, cada canto, cada emenda de chapas e sarrafos e passagem de cabos elétricos.
De uma reforma, passou para restauração e agora percebo que, realmente, será uma reconstrução.
O desânimo do excesso de trabalho foi suplantado pela euforia de poder projetar e construir o trailer com o lay-out e materiais que eu escolher. Desta forma, será possível modernizar, efetivamente, o trailer.

Geralmente os trailers antigos recebem um upgrade, com aquecedores à gás modernos, forno micro-ondas, fogão e pia novos, TV e antenas importados, climatizador, etc
Neste caso, poderei, além destes itens, agregar mais tecnologia e modernidade em outros pontos: armários, impermeabilização e proteção da estrutura de madeira, revestimentos das paredes e tetos, fiação e projeto elétrico e, principalmente, o lay-out interno.

Atualmente, há muitas opções em chapas poliméricas (plásticos) que podem substituir o revestimento das paredes (originalmente em chapas de compensado; mas nos trailers da década de 1980 e 1990 foram utilizados chapas de Eucatex).
Também os móveis poderiam ser em materiais plásticos!
Isso muito me animou, apesar do trabalho em buscar o plástico mais adequado em um mercado com pouco ou nenhum conhecimento sobre sua aplicação em trailers…

Lembrando que meu foco foi, desde o início, reduzir o peso (PBT) do trailer – que é um dos focos dos fabricantes alemães nos trailer novos – e oferecer um espaço confortável e aconchegante.
Isso tudo sem esquecer de manter o máximo possível uma originalidade (mesmo que impossível por não poder aproveitar nenhum móvel original).
Havia, então, uma grande dúvida (e acho que até hoje, durante a montagem, persiste) o que seria interessante manter original e o que deveria, ou poderia, ser mudado e modernizado.

Após ver um trailer lançado em 2017, na feira em Düsseldorf pela fabricante Dethleffs, encontrei a mudança que será realizada no lay-out original!
O banheiro (este modelo não tem box separado, o que também me fez pensar muito se valeria a pena construir o box separado e perder uma cama casa e um assento) não teria o box separado e não seria mais um compartimento fechado, hermético…
Resolvi que o espaço interno do trailer poderia ser ampliado se o “quartinho do banheiro” fosse melhor integrado ao trailer.
Ou seja, deveria ter menos paredes fixas e não haverá um piso de box mais alto que o piso do trailer.
Assim o acesso à pia do banheiro seria facilitada, o espaço do box seria mais amplo e de fácil acesso.
Também a janela do banheiro poderia melhor contribuir com a ventilação interna.
Agora é mão às obras! A ideia já tenho, só falta pensar em como conectar paredes, moveis etc para que todo o casulo tenha estabilidade, resistência e faça um conjunto régido com o chassi.

Lembrando que todas as peças estruturais, de paredes e móveis, foram guardados e muitas chapas de fechamento se móveis e paredes também foram guardados para servirem de referência em medidas.

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Thomas Sachsse
Trailer KC-450 (Sanssouci)
Barraca Trilhas e Rumos Cobra 4
Construindo um mini-trailer
Rio de Janeiro-RJ
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