Santo Inácio 728×90

Responder a: S.O.S. Trailer/Motorhome

#93092
Capt.A330
Capt.A330
Participante

Buenas Fred!
Concordo plenamente com Edin, e uma camionete turbo diesel seria a melhor opção na equação peso-potencia.
Claro que se o teu futuro Trailer não for muito pesado, pode muito bem rebocar com um carro a gasolina; se for esta a escolha, a “palavrinha mágica” é torque!
Então, se for tua escolha um veiculo de ciclo Otto, o ideal é você procurar saber qual é o torque do mesmo, e ainda considerando que os motores alimentados com álcool, rendem ainda mais um pouco de torque, quando comparados com o mesmo motor alimentado por gasolina.
De fato, enquanto rodar por uma estrada plaina, ao atingir tua velocidade de cruzeiro, não vais notar praticamente nada de diferença, más na subidas longas, a falta de torque vai te obrigar a muitas mudanças de marcha, e principalmente, exercitar tua paciência…eu vejo nas minhas viagens, que vou “cruzeriando tranquilito nomás” a 80 km/h, geralmente vel. máxima permitida, e os camiões (que por lei deveriam também andar a 80km/h), me ultrapassam como se eu estivesse parado, más na primeira subida longa, a Frontier rosna alto, e continuo subindo a 80, enquanto os brutos ficam perdendo o fôlego e a velocidade…e esto nos remete a outro detalhe, já abordado por Edin também, que é o peso; lembra que o rebocador deve ser sempre mais pesado que o rebocado, ou ao menos, equivalente, para manter a estabilidade e o freado sob controle.
Obviamente, tudo passa pelo orçamento disponível, pois se não tiver o problema do vil metal, compra uma RAM 2500, que terás torque e peso para rebocar até 7.750 kg, porém geralmente, não existe necessidade para tanto; veja o caso de diversos integrantes do Fórum que rebocam com carros, e vão muito bem, obrigado! (Na Europa, e aqui do lado, na Argentina, os maiores, em número, de rebocadores de Trailers, são carros e não camionetas)
Então, tendo em mente o peso e tamanho do Trailer que pensas comprar, adequar o veiculo trator passará indefectivelmente por estas variáveis, peso e torque.
Quanto ao Trailer, voltando ao detalhe do orçamento, temos diversos fabricantes no Brasil que vendem Trailers “0km”, e sobre os usados, também temos uma variedade considerável de tamanhos, repartidos em aproximadamente media duzia de fabricantes; um detalhe importante para agradar tua esposa, é tentar conseguir um Trailer que tenha box separado, pois por experiencia própria, este é um detalhe muito apreciado pelas nossas Ladies.
Um eixo ou dois? Depende muito das distancias que vais cobrir; para mim, nas longas viagens, os dois eixos é mais um item de segurança, especialmente a muitos km da oficina mais próxima; o de um eixo, paga menos pedágio e é mais leve de manobrar, e por aí vai…se procurar nos arquivos do MaCamp, vais ver que esto já foi conversado e considerado.
Qualquer coisa, estamos aqui para tentar ajudar; grande abraço!

Dardo.

Motor Trailer 728×90

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