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Responder a: Cuidados na Documentação Trailers

#95806
Davi
Participante

Esse assunto já deu muito pano pra manga anos atrás…

A KG era mestre em enquadrar trailers de forma errada. Já vi muito KG com documento igual a de carretinha CAR / Reboque / C. Aberta . O normal era ser Car / Roboque / trailer, como o do Marcos e como os Turiscar geralmente vinham.
Aí depois criaram o ESP / Reboque / Trailer. Como tudo nesse nosso país é desorganizado, e a regra sempre muda durante o jogo, querem aplicar novas resoluções em veículos antigos. Não existia categoria “especial” então TODOS os trailers até meados de 2008 eram CARGA.
Como rege a resolução 291 de 29 de Agosto de 2008, todos os veículos DEVERIAM SER ACERTADOS nos moldes da nova resolução PELO PRÓPRIO DETRAN na emissão de um novo CRV (ou seja, quando transferisse de proprietário, por exemplo) é o que diz o 2º paráguafo do Art.3 da resolução acima

“§ 2º Os veículos já registrados devem ter seus cadastros adequados à classificação
prevista no Anexo I desta Resolução, sempre que houver emissão de novo CRV.”

Mas o que eu já vi de amigos sofrendo com isso… ainda mais se for transferência de estado. Eles se recusam a fazer a transferência porque o veículo não está enquadrado como “Especial” e mandam você se virar, sendo que eles é que deveriam corrigir o problema. Então é muito complicado. Deveriam aplicar essas bobagens nos veículos fabricados à partir daquela data, não num veículo da década de 70, 80, 90…

Pra mim a maior vantagem dessa história toda pra eles é que camionete cabine dupla tbm virou Especial, não mais Carga. Assim ela é tributada como qualquer veículo de passeio e perdeu os incentivos de ser veículo de carga (como metade do IPVA). Se o cara trabalha com o carro e tem família, se lasque, sua camionete será tributada como passeio… êê Brasil…

Abraços!

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