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Responder a: Usar ou não o alternador do carro?

#98949 Resposta
Samuel Andrey
Samuel Andrey
Participante

Odair Teixeira, obrigado por compartilhar esta sua experiência, muito legal. Vai muito me ajudar a preparar para a próxima viagem.

Alex,
Esta opção do inversor no carro, apenas para o frigobar, eu achei legal. É opção para não sugar direto das baterias, se elas não der conta, e acabar faltando para iluminação e banho.

Quanto a perda de 20% +/- do inversor, considerando geladeira 110/220v, ela vai ocorrer de qualquer forma certo? Tanto puxando do alternador quanto da bateria, não é isso?

Para carregar as baterias acho que será melhor o cabo 16mm, como também sugeriu antes. Apensar de haver perda de tensão com o cabo grosso, dever ser menor que pegar o ponto 110 que vai para o frigobar e converter novamente em 12v no carregador de baterias do trailer, eu acho kkk! Além da necessidade de um inversor maior para aguentar o frigobar de +/- 11A DC e o carregador inteligente de 10A. (Lembrando que meu alternador é de 90A, ligado a uma bateria de partida de 78A.)…

Quanto aos investimentos em baterias e placas, já estão nos projetos, para o ano que vem kkkk. Estas soluções acima são paliativas para uma viagem de +- 25 dias que estou projetando pra novembro.

Todavia, em análise a varias informações dos foristas, estou seriamente pensando em adquirir um frigobar 12v. É um bem mais durável que as baterias estacionarias extras, necessárias para compensar as perdas do inversor que sustentaria um frigobar 110/220. Mas de qualquer forma, necessito de mais baterias e placas para tocar demais itens do trailer com mais segurança e conforto.

Alex e Odair, obrigado pelas dicas até aqui meus irmãos! Abração!!!

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SAMUEL ANDREY VELOSO
PAJERO SPORT HPE AT 2009
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