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RE: Projetando o Próprio Trailer

#60640
Edintruder
Participante

Jackson, infelizmente a legislação quando existe interesse de normatizar algo, ela castra mais do que facilita, dessa forma tu como engenheiro poderás dar entrada num processo de aquisição de CAT para fabricar esse tipo de veículo. As legislações básicas são as resoluções do Contran, e elas sempre se baseiam nas ABNT-NBR como parâmetros. Está tudo na tua área. As resoluções que te servirão como base são as seguintes: Resolução 14: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.denatran.gov.br%2Fdownload%2FResolucoes%2Fresolucao014_98.doc&ei=mxSMVYj2OdLfggSItrT4Dw&usg=AFQjCNFZIobmxeRNawQLM7IutLrHmIkajw&sig2=dw9zSFfv1QMyGC49KzNWlQ&bvm=bv.96782255,d.eXY&cad=rja Resolução 197: http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_197_RETIFICADA.pdf Resolução 292: http://www.denatran.gov.br/download/resolucoes/resolucao_contran_292.pdf Resolução 400: http://www.denatran.gov.br/download/resolucoes/resolucao_contran_400_12.pdf Felizmente os trailers e reboques ainda não estão sendo muito visados nos processos de “castração” que o estado impõe aos cidadãos de bem e honestos, dessa forma aproveitando o gancho do Ronald, esse é o momento que o caravanismo está tomando força no brasil, e é o momento de investir nesse mercado. Eu estou fabricando o meu trailer a partir do zero justamente pelo custo de um pronto ser proibitivo para mim e não ter no mercado algo que sirva para o propósito que eu necessito. Se estivesse na Austrália a conversa seria outra, pois um trailer zero lá custa o mesmo que um carro médio, com tecnologia de ponta e uma diversidade enorme de modelos no mercado. Na Austrália tu compras um trailer de 4,50m com pouco mais de R$30.000,00, e ainda existem planos de financiamento. Aqui no Brasil um usado da década de 80 vale isso… Eu estou construindo na estimativa inicial de 10.000,00, porém agora a realidade é de 15.000,00. Se eu conseguir atingir a meta dos 15.000,00 num trailer similar à um KG 450 ou um Brilhante, estará excelente. A maior barreira para mim ainda será o processo de documentação, dessa forma pretendo documentar bem antes de terminar. No mês que vem pretendo iniciar o processo de revestimento externo, e a partir daí irei fazer a elétrica básica e documentar, antes de iniciar a parte interna, justamente para evitar alguma alteração de leis que dificultem ainda mais o emplacamento de um trailer Home-Made. Na prática a documentação é Reboque Fechado. Não existe mais documentação como Trailer. Sendo assim ainda viabiliza o processo por meios mais ágeis do que se inventarem a configuração TRAILER, como ocorre com o Motor Home. Um MH é considerado MH somente pelo alojamento. Em resumo, se tiver uma cama é MH e o custo de alteração de característica é absurdamente caro. Coisas porcas do Brasil… Posso ter uma lancheria, escritório ou loja montada num ônibus e ainda será ônibus, mas se colocar UMA CAMA vira Motor Home. Se entenderes um pouco dessa dificuldade legal que os legisladores impõem “goela abaixo” do povo, terás metade dos problemas resolvidos. Sobre a tua intenção de morar no trailer, dá uma olhada pelo nosso fórum pois tem alguns foristas que já moram em trailers. Essa prática é muito comum nos EUA aonde a moradia é muito cara e trailers usados são rasos de baratos. Vale apontar que um trailer oferece tantos recursos quanto um kit net, ou até um apartamento de 1 quarto. Vale apontar ainda que tem muita gente que vive de circos e parque de diversões que passam boa parte da vida morando em MH ou trailers. Podes encostar um trailer numa garagem coletiva e negociar água e luz, podes morar num camping próximo da cidade ou até usar em terrenos com um mínimo de infra-estrutura. (água, luz e cercas) Aqui aonde eu moto tem alguns campings que tem uma estrutura excelente e estão mais próximo do centro da cidade do que a minha casa. Sendo assim, bastaria negociar um valor mensal e encostar o trailer e o carro por lá. Simples, prático e barato. Mais barato que um condomínio com elevador e portaria 24hs. Não desanima pois é algo novo no Brasil mas antigo no resto do mundo. As nossas dificuldades são pontuais, como materiais, acessórios e equipamentos importados ou com alto custo de revenda. Um sanitário aquamagic por exemplo, custa na casa de 1200,00, nos EUA custa menos de U$200,00. Não desaparece do fórum e nos mantenha informados![hr] O projeto inicial está bem “simples”, mas tem que partir de algum lugar… Como ainda estás bem no início, olha como funciona o sistema slide-out. Eu ia fazer no meu mas desisti pois teria que ter feito o chassis um pouco diferente. Se eu tivesse pesquisado antes de começar a fabricação, eu teria insistido no slide-out com certeza. Alguns detalhes que o pessoal me alertou: – Chuveiro separado do sanitário. Perde espaço total mas ganha muito em comodidade; – Refrigerador maior do que frigobar. O espaço perdido será para cima, e como terás um pé-direito mais alto que o padrão, isso não será problema; – Opção do quarto ser fechado, por uma simples cortina, por exemplo, dá mais comodidade; – Partes mais pesadas sobre os eixos a fim de manter uma melhor distribuição do peso. Dá uma pesquisada nos sites de fabricantes de CARAVANS da Austrália que tem muitos designs muito legais e soluções ótimas para espaços reduzidos. Um exemplo para te ajudar: https://www.google.com.br/search?q=unicorn+caravan&espv=2&biw=1366&bih=643&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=NCWMVcLeD8WigwSsmILQDg&ved=0CBwQsAQ

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