RE: Puxando um Trailer, seu carro está apto ?
O efeito pêndulo realmente deve reduzir bastante, mas não entendo porque o banheiro na posição traseira seria muito relevante. Minha intuição é que o banheiro deve ser uma das partes mais leves do trailer hoje em dia, com vasos plásticos, um box de banho vazio, e com ausência de tulhas que possam carregar peso. O problema maior provavelmente é a cozinha (fogão, microondas, geladeira, talheres, etc), a parte elétrica do trailer (baterias, conversor), o gás, e as máquinas de ar condicionado, se for o caso. Há uns tempos estava falando com um amigo norte americano que tem trailer, e ele estava me dizendo que realmente as rodas na traseira ajudam bastante (segundo ele é lei os eixos na parte de trás), porém o peso em cima do carro realmente tem que ser levado em consideração. Por isso, é muito comum o uso de engates com distribuição de peso, e ele mesmo precisa usar um desses com o trailer dele de médio porte. Ainda assim, não resolve o problema por completo, mas ajuda. Ele também se mostrou surpreso que ainda usamos esses trailers com eixos centrais, pois se puxa “com qualquer carro” (palavras dele), mas de forma potencialmente insegura. Sem analisar o mérito da colocação, me parece que a intuição de que eixos atrás aumentam significativamente o peso sobre o engate e sobre o rebocador procede. Por curiosidade, a lógica dos engates com distribuição de peso é essa: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=8133[/img]