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RE: Puxando um Trailer, seu carro está apto ?

#65865
Davi
Participante

Os nossos trailers antigos seguem os padrões europeus, que tem os eixos mais centrais. E friso o “mais” pois todos eles são deslocados para a traseira, podem medir. O Turiscar por exemplo, era construído sob licença da alemã Knaus. Na Europa, até hoje, é muito mais comum trailers rebocados por carros de passeio do que por pickups, vide até a tecnologia da VW empregada no novo Golf europeu, que estaciona o trailer sozinho. Nos EUA já é o contrário, a regra é rebocar com pickups e suvs, pra eles é estranho que se puxe com carro de passeio. O Turiscar solta em média 10% do seu peso total na bola de engate. Por exemplo, o Caravana pesa entre 1100 e 1200kg e solta entre 110-120kg na bola de engate. O Brilhante 480 1600kg solta 160kg… e assim por diante. O KG solta menos ainda, por exemplo um KC450 que pesa em média 1500kg solta menos de 100kg no engate do carro, a ponto de se levantar a bequilha com as mãos. Ou seja, pesos que são compatíveis para serem dispensados sobre engate de carros de passeio. O Continent da Apolo, já segue os padrões norte americanos, solta muito peso na pickup. Um amigo puxa um Continent com uma F250 e teve que reforçar muito o engate e colocar air-lift na suspensão traseira de tanto peso sobre a pickup. Independente do conceito norte americano ou europeu, o equilíbrio do conjunto é fundamental, e também a velocidade máxima de 80km/h para se evitar o efeito pêndulo.

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