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RE: Rebocando Trailer com Carro Automático

#49140
Odair Teixeira
Participante

Minha experiencia Só reboquei com cambio automatico. Arrancadas com o trailer engatado, só arranco com alavanca na posiçao L, depois jogo a segunda e terceira. Raramente deixo no D (drive) ja que a 3a da Hilux dá 80km/h com pouco mais de 2 mil giros. Se deixar em D, as vezes o cambio fica tentando adequar a marcha ideal e fica trocando marchas, devido as aceleradas, retomadas repentinas versus o peso do veiculo rebocado. Quando alcanço uma velocidade de cruzeiro em terreno plano, aí deixo em D. Subidas de serra, geralmente a alavanca fica em 3a, ou 2a, depende da inclinaçao. Nas descidas, geralmente fica em 2a para aproveitar o freio motor. Nao deixo o motor alcançar metade do giro maximo (maximo 6mil giros) limitando os giros em 3 mil RPM. A faixa de torque ideal da hilux esta em 1400 rpm e potencia maxima em 3mil giros. Algumas poucas vezes usei o recurso da caixa reduzida, como para subir colinas muito íngremes ou em estrada nao pavimentada em estado ruim, terreno enlameado e area com gramado encharcado. Se fosse com a caixa normal, teria aquecido o fluido de transmissao, ou atolaria e nao conseguiria faze-lo em segurança. Sds Odair PS: Com relaçao a carga de serviço aplicada no cambio automatico, pode-se aplicar a mesma que seria aplicaria num cambio manual. Aguenta o tranco igual.

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