Publicidade:

ACAMPAMENTO de Inverno 2014 do Fórum MaCamp

Visualizando 10 posts - 341 até 350 (de 357 do total)
  • Autor
    Posts
  • #53109
    Jandir de Teresopolis
    Participante
    leandrovaranda wrote:
    E a F1000? Comportou bem depois de Campos?

    Leandro, desculpe pela demora na resposta. Não vá rir, mas estava aprendendo a postar vídeos no YouTube (por incrível que possa parecer!) para ilustrar a resposta com uns videozinhos que fiz. Tenho a EFE há uns quinze anos, mas reconheço que na subida da Serra de Campos do Jordão, dei uma de principiante. Na verdade eu era um principiante. Principiante em rebocar um trailer que, com todas as tralhas e bagagens, certamente estava pesando mais de duas toneladas. Eu estava todo bobo (melhor seria dizer idiota, mas……) subindo a serra a toda, no ritmo do fluxo do trânsito. Estava, literalmente, subindo para Campos do Jordão junto com Ferraris, Porsches, etc… Que idiota!!! Esqueci que estava rebocando o Cisne, e como a F1000 nunca esquentou sequer um grau em subida de serra, nem acompanhei o marcador de temperatura. Consequência da minha imaturidade: o motor esquentou e “estourou” um dos selos. Mas fique sabendo, os Deuses do campismo não me deixaram sozinho e me enviaram um “anjo”. Como o motor começou a ferver, tive que parar. E não parava de pensar como conseguiria tirar o trailer dali (parei em um trecho com um aclive bem acentuado). CHIIIIIIIIIII?????????????? Mas acredite, depois de pouco mais de uns quinze minutos, vi que um carro parou na frente da Milona. Estava atrás do Cisne e não pude visualizar o tal carro direito. Pensei: vou pedir para ver se ele consegue arranjar um reboque, daqueles com uma prancha bem grande, de carregar caminhão, para levar o Cisne (a EFE eu sabia que sem peso conseguiria terminar de subir a serra). Mas quando fui me aproximando, fiquei descrente no que vi. O carro tinha adesivado na lateral o seguinte: “Campismo de Alma – w w w . MaCamp . com . br” . Sinceramente: não acreditei… Pois no tópico todos diziam que só iriam no dia seguinte…. Olha o tal carro na foto a seguir: [img]http://guiacamping.com.br/forum/attachment.php?aid=3478[/img] Nem vou contar quem é o proprietário do carro, se é que vc não sabe (deixa o próprio se apresentar). E o melhor, o “anjo”, que estava acompanhado de sua esposa e um lindo bebê, engatou o Cisne e o levou para mim até o CCB. Eta mundo pequeno, e ETA MACAMP GIGANTE!!!!!!!!!! Leandro, depois, conversando com várias pessoas, inclusive mecânicos de motores diesel e motoristas de caminhões e carretas (nos outros dias que viajei, pernoitei algumas vezes em postos de gasolina, que também eram paradas de caminhoneiros), vi que cometi um erro idiota. Quando se está vazio, pode-se subir serra “correndo”, mas quando se está “pesado” tem que subir bem devagar, em marcha reduzida, mantendo o giro bem próximo do ponto de torque máximo, para não forçar o motor. Como vc pode ver nos vídeos abaixo, aprendi a lição. Observe que o ponteiro de temperatura (no último vídeo) nem mexe (e olha que o trecho onde fiz a filmagem é bem íngreme). Passei por diversos outros trechos de serra depois que consertei a EFE e, andando devagar, como os caminhões e carretas pesadas fazem, o ponteiro de temperatura fica inerte. Na verdade, descobri também que não se deve correr rebocando trailer em momento algum. Cheguei a 90km/h em alguns trechos de retas planas (na Dutra, na Regis, e em outras estradas), para ver como o conjunto reagiria, mas digo, com certeza, não se deve fazer isso. A velocidade máxima deve ser por volta dos 75km/h, ou menos. Acima disso é irresponsabilidade, contigo, com sua família e com terceiros. Eu não vou passar nunca mais dos 75km/h quando estiver rebocando o Cisne. Não me aconteceu nada, mas se acontecesse, como, por exemplo, ter de desviar de alguma coisa ou dar uma freada brusca, tive a nítida impressão que teria tido sérios problemas. Mas isso é conversa para depois. [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=i39cvT_902I[/video] Se preferir, assista diretamente no site do YouTube ( http://www.youtube.com/watch?v=i39cvT_902I ) [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=RRLhNQAeXFw[/video] O link do vídeo acima no YouTube ( http://www.youtube.com/watch?v=RRLhNQAeXFw ) [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Hu34g8HaMH0[/video] Vc também poderá assistir este e outros vídeos meus diretamente no YouTube ( http://www.youtube.com/watch?v=Hu34g8HaMH0 ) E respondendo aos termos da sua pergunta: a EFE se comportou muito bem rebocando o Cisne, depois que eu aprendi a lição acima. .

    #53110
    Rodrigo Ribeiro
    Participante

    Jandir, que bom que aprendeu com sua humildade e pode nos ensinar (pelo menos amim rsrs) e que deu tudo certo…. o campismo é assim “companheirismo e fraternidade”, como o Pelagio citou esses dias “agente faz mais amizades nos campings do que com nossos vizinhos”… obrigado pela bela companhia no encontro, que venha os próximos !! Post e relate o restante da viagem Um grande abraço a você e sua bela família

    #53094
    leandrovaranda
    Participante

    Qual a probabilidade de encontrar um conhecido no meio da serra sem combinar? Essas coisas só acontecem no campismo, muito legal mesmo, é emocionante ver uma relato desses de ajuda sem esperar nada em troca. Então o lance é giro alto e marcha reduzida? Isso que eu valorizo muito no Macamp, essa troca de informações e experiencias.

    #53082
    Anônimo
    Inativo

    Boa tarde Jandir, acabei de ler o seu relato sobre o problema com a F1000, e gostaria de lhe dizer que vc não foi idiota, mas sim uma criança grande que estava tão feliz com seu brinquedo com que tanto sonhou, que naquele momento só havia espaço no seu coração para alegria e felicidade, e nessas horas o bom-senso passa longe,porque nos sentimos o todo-poderoso, mas graças a Deus que deu tudo certo, e como eu sempre digo: Deus é campista e amao MaCamp, um abraço e vamos nos encontrar no próximo encontro forista.

    #53088

    Hahaha… o acampamento foi realmente estruturado e planejado…. O Socorro-rápido MaCamp conseguiu chegar em 15 minutos, kkkkk Falando sério estávamos subindo tranquilamente a serra depois de um belo almoço caseiro quando nos deparamos com o Cisne na ladeira sem acostamento……. quando vi a f1000 já matei que era o Jandir….. mas antes disso eu estava xingando que havia espalhado galhos de árvores por uns 10km da rodovia deixando uma da pistas intransitável… kkkkk Daí foi só engatar e terminar de fazer o serviço…. – Trailer parado: [attachment=3548] – Subindo na manha, porque nosso 330 é muuuuuuuuuito mais leve…. [attachment=3549] – Chegando no camping são e salvo, após atropelar o bico da esquina da praça no centro… [attachment=3550] – Como o “serviço” de socorro é completo, o trailer foi colocado na vaga. [attachment=3551] É isso aí pessoal… família campista é família unida… no perrengue e no perrengue.

    #53122
    rodrigo rj
    Participante

    JANDIR MUITO BACANA SEU RELATO, PARABÉNS PELA SUA HUMILDADE, IMPREVISTOS ACONTECEM, É NATURAL, SEMPRE DIGO O SEGUINTE… QUANDO SE ENGATA O TRAILER NO CARRO, 80KM NO MÁXIMO… AFINAL DE CONTAS ESTAMOS PASSEANDO, CURTINDO, VIAJANDO E OS CARROS (NORMAIS) NÃO FORAM PROJETADOS PARA TANTO PESO EXTRA, JA FUI ATÉ SALVADOR COM UM OPALA 4CC PUXANDO UM ELDORADO, 3 DIAS PRA IR 3 PRA VOLTAR, 80KM 9 HS DIA VIAJANDO, APENAS UM PNEU FURADO….TE PARABENIZO PELA SUA HISTORIA, APRENDIZADO PARA TODOS NÓS… OBRIGADO

    #53136
    Jandir de Teresopolis
    Participante

    Rodrigos (Ribeiro e RJ), Leandro, Francisco e Marcos, obrigado pelos comentários. Especificamento sobre o comentário do Leandro:

    leandrovaranda wrote:
    Qual a probabilidade de encontrar um conhecido no meio da serra sem combinar? Essas coisas só acontecem no campismo, muito legal mesmo, é emocionante ver uma relato desses de ajuda sem esperar nada em troca. Então o lance é giro alto e marcha reduzida? Isso que eu valorizo muito no Macamp, essa troca de informações e experiencias.

    Cabe uma observação: No caso da EFE, que é 94, com motor 229 TD, para subir serra puxando o Cisne é marcha reduzida e giro baixo, uma vez que o torque máximo, de 37 m.kgf, é atingido a 1.600 rpm. Para subir serra, como a de Campos do Jordão, a velocidade fica entre 20 e 40 Km/h (para apreciar melhor a paisagem – os Porsches, Ferraris, etc, temos que deixar para ver lá em cima).

    #53154
    leandrovaranda
    Participante

    Diesel é giro baixo, esqueci desse detalhe. Quanto a marcha eu sempre desço e subo a serra para Ubatuba de 2ª e média de 40Km/h(sem trailer) é só continuar o que faço. :D a última caminhonete que tentou me ultrapassar rodou na curva (90º) e ficou com uma roda para fora do barranco, depois subiu a 30Km/h na minha frente. A alguns anos, estava indo a um encontro de carros antigos, quando fui passado por um Opalão V8, a vontade era colar junto para ver melhor, mas a realidade foi que, mesmo com um motor 6 cilindros, eu fiquei bem para trás, tanto que quando cheguei ele já tinha feito ficha e estacionando. Fazer o que? Eu vou curtir a viagem, chegar lá é apenas um dos objetivos e não tem hora exata para ser cumprido. Mas sério, deu até um arrepio ao ler seu relato, as chances eram mínimas de isso acontecer. Como dizem “O acaso não existe”. Cada um dá um nome, você chama de anjo, então que seu anjo continue te acompanhando sempre.

    #53173
    Davi
    Participante

    Muito bacanas as fotos Jandir!

    #53411
    Ricardo
    Participante

    Oi Pessoal, to meio atrasado , mas sabem como é… Estou impressionado com as fotos que o pessoal postou, ficaram muito legais e da saudades do fim de semana em Campos, apesar dos 3 abaixo de zero !! Como aqueles adesivos, mas vale um dia de frio passeando , do que um de calor na casa da sogra !!:D Bem com relação as manobras, como o Mendonça escreveu, o Dardo tem coragem de sair primeiro, eu fiquei por ultimo , assim ninguém vê as trapalhadas !! Dardo, no próximo encontro, reservamos lugares vip para colocar os “diamantes” rsrsrsrsrs grande abraço a todos !!

Visualizando 10 posts - 341 até 350 (de 357 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: