Publicidade:

Ajuda uso da geladera no camper

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45849
    Luiz Carlos
    Participante

    Boa noite amigos, estou montando meu camper e estou colocando uma geladeira de 120lts, eu ainda nao a liguei, mas ja andei com o veiculo e notei que o motor bate muito internamente, ai fica a pergunta para os amigos esperientes. Posso andar com ela ligada ou so com o camper parado. Desde ja agradesso as respostas.

    #58003

    ótima pergunta. Esta é uma dúvida minha. Além de ser adepto da geladeira a gás, meso nos motor homes dos meus pais nunca tivemos geladeira de compressor. No trailer não se ouve, claro, mas no motor home pode ser que se perceba. Quando viajamos de barraca e levamos uma geladeira caseira que fiz (utiliza sistema de compressor) ouvimos claramente vindo do Porta-malas o barulho que vem exatamente de dentro do compressor. Ele bate muito quando sacoleja no carro. Fico imaginando aquilo batendo enquanto funciona. Sabemos que os compressores 110V não foram feitos para o movimento. E aí? será que quando está funcionando as forças eletromagnéticas acabam impedindo que ele bata assim? imagino também que apenas algumas geladeiras apresentem esta particularidade, senão ouviriamos falar muito disso nos motor homes, certo?

    #58052
    sandro_ventania
    Participante

    O motor propriamente dito fica dentro daquela carcaça preta que vemos e lá dentro ele fica preso a coxins de mola e é por isso que ouvimos ele bater. Não deve atrapalhar o funcionamento, mas dizer que é saudavel para o motor…duvido…no minimo deve reduzir a sua vida útil.

    #58065
    Polini
    Participante

    O ideal seria a utilização de compressores específicos para refrigeração embarcada. Se pelo menos tivéssemos estradas decentes, creio que não haveria um problema maior. Como o sandro_ventania afirmou, o mínimo que podemos esperar é a redução da vida útil do equipamento. Com relação a compressores para corrente contínua (ou para “viajar”), os mais conceituados são os Compressores Recíprocos BD Danfoss. Esses compressores funcionam em regime de quadrivoltagem automaticamente, ou seja, você pode deixar corrente contínua e alternada ligadas que eles fazem o chaveamento automaticamente. Quando estamos ligados na energia eles vão funcionar em 110 ou 220 sem precisar alterar nada. Ao cessar o fornecimento da corrente alternada eles buscam automaticamente a corrente contínua e vão funcionar em 12 ou 24 v (Modelos BD35F e BD50F). Grande problema: o custo. Também existem os compressores de corrente contínua da Tecumseh, igualmente bem conceituados, desenvolvidos para funcionamento dedicado em 12/24 volts (diz a lenda que os refrigeradores Dometic possuem esses compressores). Também não são nada baratos, se bem que mais acessíveis que os Danfoss, em virtude de não haver a função quadrivoltagem automática. Enquanto a Danfoss é dinamarquesa (ou alemã, sei lá), a Tecumseh é americana. A vantagem da segunda é que tem uma unidade fabril em São Carlos (se bem que aqui no Brasil ela só produz compressores para corrente alternada), mas possibilita um canal de comunicação. A Danfoss até tem representação aqui, mas não produz nada.

    #58072
    Luiz Carlos
    Participante

    Obrigado Sandro e Polini, O problema nen e a vida util do motor, e o barulho que faz. Mas ja solucionei o problema troquei o motor ac por um dc, comprei no mercado livre e esta funcionando perfeitamente e sem bater. Vou colocar o link para voces se caso precisar. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-622850444-compressor-geladeira-caminho-nibus-_JM

    #58345
    Polini
    Participante

    Já instalou? Poderia colocar seu depoimento aqui, pois também quero fazer essa alteração Enviado do meu iPad usando Tapatalk

    #58410
    Luiz Carlos
    Participante

    Ja instalei sim, esta funcinando perfeitamente nao bate nada e o que e mlhor consome pouca bateria. Pode comprar sem medo muito bom. Ate mais.

    #58797
    Thales Barsan
    Participante

    Com o proposito de ajudar aos colegas, gostaria de copartilhar a seguinte dica: no mercado também já há as geladeiras – refrigeração embarcada 12/24v, as quais são equipadas com motor de baixo ruído e também com consumo próprio pra bateria. Tenho no meu motor-home e nunca me encomodei com tal equipamento. Se alguém possuir interesse, deixo em seguida endereço de um sítio eletrônico que comercializa este equipamento – (http://www.gelbox.com.br/). Abraço!

    #59063
    jeffvasques
    Participante

    Ola, Luiz Carlos! E com a troca por esse compressor como fica o consumo da bateria? quantas horas aguentaria ligado direto? abraçao, jeff

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: