Publicidade:

Aquecedores de água a gás – cuidados na instalação

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46045
    Dodge
    Participante

    Boa noite, pessoal! A pedidos estou abrindo este tópico para repassar algumas informações importantes para a segurança dos amigos. Copiei e colei abaixo o texto que havia postado no tópico do kc330 para iniciar a discussão. Olá pessoal! Apareci para dar um pitaco. Tenho notado que está se tornando muito comum o uso de aquecedores de água a gás residenciais nas reformas de trailers e por esse motivo venho aqui alertar os amigos quanto ao perigo que estes aparelhos podem representar se instalados de forma incorreta. A falta de ventilação adequada para alimentar a queima do gás e a chaminé fora de norma podem gerar níveis altos e perigosos de monóxido de carbono no ambiente e, considerando um uso em locais frios quando todas as janelas do trailer estarão fechadas, poderemos ter uma condição de risco de vida. Os pequenos aquecedores da marca TG que eram originalmente instalados nos banheiros dos trailers possuem baixa potência e são aprovados para este uso, não tendo registros de incidentes. Já para potências maiores e alimentação de torneiras com água quente observe-se a solução adotada pela Turiscar, que foi a construção de um boiler específico e totalmente externo a casa. A ABNT possui normas específicas para instalações de gás e aquecedores, que pela seriedade do assunto deveriam ser de consulta pública, mas infelizmente o órgão só disponibiliza o material mediante a compra, então repasso um link para uma norma da Companhia de Gás do Paraná, que foi formulada com base nas normas abnt e está disponível para consulta e impressão gratuítas. Esta norma refere-se a instalações de gás em geral e pode ser útil a leitura completa, mas para quem quiser ir direto ao assunto aquecedor de água vá ao item 9. Recomendo atenção aos itens: 9.5; 9.6; 9.8 e anexo 4 figura 7b. Link: http://www.compagas.com.br/images/pdf/Re…redial.pdf Abraço a todos. Régis.

    #62553
    Capt.A330
    Participante

    Ótimo Regis, ficou muito bom! Muito obrigado pela contribuição, especialmente num quesito que atinge a segurança dos ocupantes dum RV, e não fica tanto tempo sem aparecer, pois tua participação, assim como a de todos os integrantes do Fórum, e’ muito importante, como bem o demostra teu trabalho neste tópico. Grande abraço! Dardo.

    #62561
    GustavoN
    Bloqueado

    De fato muito boa lembrança, obrigado Regis. São acidentes graves e bobos esses causados por excesso de gás carbônico no ambiente, e não são tão raros quanto deveriam ser. A nota de cuidado se estende para o uso de outros equipamentos que queimam oxigênio, como fogões e alguns tipos de aquecedores. Ao usar é importante manter um bom caminho de renovação de ar. Por curiosidade, o pessoal da Sinostrailer coloca o aquecedor de água integralmente do lado de fora nas reformas: [attachment=6663] O link para o documento ficou quebrado na cópia do outro tópico. Segue abaixo a URL original: http://www.compagas.com.br/images/pdf/Regulamento_Predial.pdf

    #141924
    Sandro
    Convidado

    Bom dia amigos! Primeiramente quero parabenizar a Ma Camp por esse espaço destinado ao campismo. Sou campista desde criança ( olha que faz tempo que deixei de ser, Rrrrrssss). Atualmente estou realizando um sonho de adquirir um trailer.Sou do Rio de Janeiro e comprei um Eldorado 78 em Curitiba –PR. Que precisa de algumas reformas,mas com estrutura e piso impecáveis. Ele ficou na empresa Turiscamper (Curitiba), para revisão nos freios e rodas, inclusive indico essa empresa para quem precisar,com pessoas super honestas e profissionais.

    A minha dúvida é: Quero manter a originalidade do equipamento e não tenho a menor idéia de como funciona o aquecedor (original e fica do lado de fora), embora eu faça uma revisão  (O TRAILER ficou parado 4 anos), alguém pode me ajudar? Desde já agradeço!

    #142441

    ola sandro. se estiver falando do boiler original da turiscar, temo sum relato no topico do link https://macamp.com.br/forum/topico/reforma-turiscar-rubi-1991/page/2/?bbp_reply_to=62317&_wpnonce=f713b667ea . ele nao tem mais peças originais de reposiçao as revendas, mas basta ter um profissional de aquecimento com boa vontade (o que é raro) que nao fique dizendo que é velho e nao vale mais a pena arrumar e tal…… vc conserta. ele tem funcionamento super siples e funciona muito bem. No frio extremo, garante 8 minutos de agua quente pra um banho caudaloso. deve demorar uns 20 minutos pra reaquecer a agua e uns 30 para aquecer do zero.

    #143163
    Helvio Dias
    Participante

    Bom dia a todos.

    O Regulamento da Compagas comentado é para gás canalizado, ou seja, GN (gás natural). O gás utilizado em RVs é o GLP e eles têm diferenças importantes: o GN não se liquefaz na temperatura ambiente, o GLP tem poder calorífico muito maior e, importante, a densidade em relação ao ar do GLP é maior que 1 enquanto a do GN é menor. Isso quer dizer que, num caso de vazamento, o GN tende a subir, o GLP tenderá a se acumular nas partes baixas.

    Embora as preocupações com a presença de CO2, CO, gás combustível , devam obrigatoriamente estar presentes em qualquer caso, penso que num RV as diferenças entre eles devem ser consideradas na localização dos aparelhos, chaminés, encaminhamento de tubulação, sensores, etc.

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: