Publicidade:

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CAMPISTAS

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 32 do total)
  • Autor
    Posts
  • #44981
    Anônimo
    Inativo

    Pessoal, Um tempo atrás enviei mensagens sobre o tema em algumas listas de grupos de campismo que participo e gostaria de aproveitar o fórum para iniciar um debate sobre este tema. Atualmente estamos acompanhando a movimentação da ABRACAMPIMG, que representa as empresas do setor. Alguns colegas campistas participaram de um recente encontro promovido por esta associação em Campinas/SP. Considero o esforço da ABRACAMPING extremamente válido em sentido amplo, porém como Campista, me sinto sem representação já que os anseios das empresas do setor não contemplam 100% dos desejos dos Campistas, ainda que possam caminhar na mesma direção. Recordando um pouco do passado, ficamos “acomodados” com os anos dourados do CCB, pois como sócios nos sentíamos “amparados” por sua estrutura. Esta situação “confortável” nos proporcionou uma lacuna, a falta de uma entidade que represente o Campista, do Barraquista ao MHomista. Sentimos isso na pele, hoje com um CCB decadente, tentamos nos organizar em “ilhas” com a formação de Grupos de Campismo, algo realmente muito bom e produtivo. Porém, acredito que precisamos nos mobilizar criando uma conexão com estas “ilhas” (Grupos), com uma ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CAMPISTAS (ou outra denominação mais adequada), que possa realmente congregar todos os Grupos e Campistas desgarrados (rs…) país à fora, e com isso dar representatividade à todos, lutando de forma organizada por nossos objetivos (Campismo). Gostaria de saber a opinião dos amigos sobre o tema. Um forte abraço a todos!

    #46326
    Anônimo
    Inativo

    ótima idéia…ando meio sem tempo ultimamente, mas estou disposto à ajudar no que for preciso. Acho que primeiramente precisamos definir como será essa associação, estatuto etc, se haverá custos, quem está disposto a fazer parte desta associação, etc

    #46331
    Daniel Larroque
    Participante
    bobra wrote:
    ótima idéia…ando meio sem tempo ultimamente, mas estou disposto à ajudar no que for preciso. Acho que primeiramente precisamos definir como será essa associação, estatuto etc, se haverá custos, quem está disposto a fazer parte desta associação, etc

    Grande Bobra!!! Realmente precisamos definir isso e outras coisas mais, porém, no primeiro momento, poderíamos fazer algo bem prático como start. Gostei da sugestão do amigo Carlos, vejam: http://guiacamping.com.br/forum/showthread.php?tid=14 Creio que o primeiro passo seria juntar os presidentes, chefes, caciques ou representantes designados dos Grupos de Campistas e formar uma espécie de “conselho”. Este “conselho”, poderia de imediato gerar uma lista bem objetiva conforme proposto pelo amigo Carlos no link acima. Obviamente, os Campistas que não pertencem a nenhum Grupo poderiam participar, sem qualquer diferenciação. Iniciar a conexão dos Grupos seria algo no sentido prático, para viabilizar a organização partindo do que já existe, sem querer “reinventar a roda”. O papel do “conselho” seria apenas o de organizar a constituição da Associação Nacional, até a a data de uma assembléia geral com ata de criação, como acontece em qualquer associação. Essa assembléia poderia acontecer am algum encontro nacional, e quem não puder participar presencialmente, poderia em tese aprovar o estatuto via fórum (aqui) e ser representado por alguém que participará da assembléia. Após a ata, teríamos a primeira diretoria e as regras em estatuto próprio. A base do cadastro nacional de campistas, seria usada para chamar todos a participar da Associação (opcional). Após os primeiros passos, e antes da assembléia de constituição, deveremos decidir qual será o modelo da associação e suas peculiaridades. Sds

    #46333
    Anônimo
    Inativo

    Pessoal, eu e o Cássio participamos do encontro da Abracamping em Campinas e pelo menos na minha percepção foi de que esse evento teve como objetivo principal ” acordar” os fabricantes dos diversos segmentos do campismo (apesar de contar somente com um fabricante de motorhome) a reativar profissionalmente a associação e conseguir representatividade perante os órgãos públicos especialmente o Ministério do Turismo por causa da proximidade da Copa do Mundo em 2014 e Olimpiada em 2016. Como o campismo foi reconhecido como meio de hospedagem, isso poderia alavancar o negócio campista aproveitando os eventos esportivos para tal. Na ocasião foi ventilada em separado a criação de uma associação de capismo, sugerida não me lembro por qual grupo de motorhomistas para representar os usuários, já que a Abracamping estaria do outro lado do negócio como produtores e nós aqui como consumidores. Ainda não recebi ou não percebi algum movimento por parte da Abracamping apesar de terem sido designados responsáveis pelos cargos necessários à instituição e salvo contrário, estou preocupado com essa “letargia” Para que o campismo evolua no país, é necessario que os diversos segmentos se interessem e se unam para fazer as engrenagens rodarem: os fabricantes se interessem em participar com seus produtos, os proprietários de camping profissionalizem seus negócios e nós, consumidores, apoiemos o conjunto azendo a nossa parte ou seja, consumindo os produtos e realimentando com informações para que os produtos e serviços sejam melhorados. Estou sendo meio utópico e um tanto prolixo mas é mais ou menos como desejo que a coisa funcione. Vejo com bons olhos a criação deste fórum onde podem ser debatidos todos os assuntos relativos ao campismo, bem como a criação de uma entidade que possa nos representar a nível nacional para todas as modalidades de campismo. Não entendo campismo sem a participação do pessoal das barracas, carretas-barraca,campers, trailers e motorhomes ou qualquer outro meio que possa ser criado no Brasil. Digo no Brasil porque viajo muito pela internet procurando novidades pelo mundo e descobri que em países como Austrália, Nova Zelandia se pratica o camping offroad com diversos campers de dar água na boca. Inglaterra,Holanda e Países Escandinavos fazem cada carreta-barraca genial (posso dar os nomes, se quiserem) e até mesmo carretas-barraca para motocicletas (achei genial…) Voltando ao assunto, todas as modalidades devem ser ouvidas e participantes.Mesmo os trailers não estão esquecidos, somente por um erro crasso das autoridades, a industria teve que relegar a produção deles, mas ainda continuam firme e forte nos outros países vizinhos e por causa da carteira E deixaram de nos visitar. Já vi que falei demais e é hora de deixar os outros comentarem também. Um abraço. Alexandre tarcitano e seu MH Virtual…:P

    #46334
    Daniel Larroque
    Participante

    Tarcitano, blz? Tb me assusta a informação que a ABRACAMPING não está evoluindo… uma pena pois com a copa e jogos olimípicos pela frente, uma tropa de cavalos com arreios completos vão passar… Em contra partida, temos que tentar fazer a nossa parte, criar nossa organização. Acredito que esta ação possa influenciar outras (inclusive a própria ABRACAMPING) e gerar uma reação positiva no Campismo. É o que desejo. Não esqueça de dar as dicas de carretas barracas lá na área específica deste equipamento, ok? Sds

    #46337
    Delfim Bouças
    Participante

    Caro Daniel, EXCELENTE INICIATIVA !!! Li todos os posts desse tópico que vc criou, sou amigo pessoal do Cássio e do Tarcitano que deram suas ótimas contribuições e concordo com as idéias e opiniões. Contem comigo !!! Um abraço, Delfim.

    #46344
    Daniel Larroque
    Participante
    Delfim wrote:
    Caro Daniel, EXCELENTE INICIATIVA !!! Li todos os posts desse tópico que vc criou, sou amigo pessoal do Cássio e do Tarcitano que deram suas ótimas contribuições e concordo com as idéias e opiniões. Contem comigo !!! Um abraço, Delfim.

    Grande Delfim! Temos apenas um “pequeno” problema… Contamos atualmente com 4 Campistas apoiando esta idéia aqui no fórum: Eu, você, o Cássio e o Tarcitano. Fora daqui, em algumas listas de Grupos, temos apoio de mais uma meia dúzia que se manifestou fazendo considerações positivas sobre o tema. O que podemos fazer para mobilizar esse povo Campista? Forte abraço!

    #46366
    Delfim Bouças
    Participante

    Daniel, sugiro que se crie, inicialmente, um formulário simples onde o campista poderá manifestar o seu apoio à idéia. Tal formulário funcionaria como um “abaixo-assinado” que ficaria disponível na internet. E aí partiríamos para a divulgação do mesmo, tanto pela internet como no “boca a boca” nos encontros que frequentarmos. É só uma idéia. Um abraço, Delfim.

    #46379
    Anônimo
    Inativo

    Ô Delfim, vai ser engraçado eu e você nos encontros correndo atrás dos campistas pedindo adesão. Vou me sentir que nem aqueles chatos dos mórmons ou testemunhas de Jeová correndo de casa em casa catando seguidores……kkkkkkkkkkkkk:P

    #46382
    Daniel Larroque
    Participante
    Delfim wrote:
    Daniel, sugiro que se crie, inicialmente, um formulário simples onde o campista poderá manifestar o seu apoio à idéia. Tal formulário funcionaria como um “abaixo-assinado” que ficaria disponível na internet. E aí partiríamos para a divulgação do mesmo, tanto pela internet como no “boca a boca” nos encontros que frequentarmos. É só uma idéia. Um abraço, Delfim.

    Boa idéia Delfim! Podemos bolar alguma coisa, mas não sei fazer aquelas petições ou melhor aqueles abaixo-assinados publicados na internet. Vc saca do assunto?

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 32 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: