Publicidade:

Balanceamento das rodas.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 14 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45446
    Capt.A330
    Participante

    Bom dia, estou pensando em balancear as rodas do “Guanaco” ( creio que nunca foi feito):hein:, pois vou fazer uma viagem de aprox. 1.000 km., e como as rodas são do modelo antigo, não dá para tirar e fazer fora, por causa do centro da mesma ser muito grande (antiga Kombi), e só admite fazer no local; alguém já fez este serviço no seu Trailer? Agradeço muito qualquer e todo tipo de informação. Abraços!

    #49045
    Odair Teixeira
    Participante

    Ola Dardo Eu tentei fazer o balanceamento numa oficina, mas não consegui. O balanceamento tem que ser feito com a roda no lugar, e usa aquelas máquinas de balanceamento que vão embaixo do veículo. A oficina que fui, acredite: A máquina era fixa no piso e tinha que manobrar o carro para fazer. O Imperial não entrava nem na porta da oficina. Alguns me disseram ser besteira fazer balanceamento, já que não há ninguém dentro do trailer em movimento. Eu penso ao contrário : Roda muito desbalanceada danifica os pneus, rolamentos, desgasta os componentes da suspensão, arrebenta o embuchamento, provoca vibração no chassi e pode provocar afrouxamento de parafusos das rodas. Se isto não for argumento suficiente para balancear.. Amanhã irei até o Camping em Aguas de Londóia buscar o Imperial, vou dar uma revisão geral nele e dia 18 ele viaja para Arraial d´Ajuda na Bahia..vai ficar 15 dias por lá. Vou ver se consigo balancear desta vez. Dardo, não esquece o estepe do Guanaquito… 1000km sem estepe é arriscado.. sds Odair

    #49046
    leandrovaranda
    Participante

    Uma roda desbalanceada vai causar um desgaste desigual do pneu e, além de tudo que já foi citado, causa vibração no veículo o que é um grande facilitador de acidentes. Essas coisas eu respeito muito, uma roda desbalanceada pode levar a um pneu deslocado. Os dois juntos em uma única roda da frente fizeram com que o pneu estourasse e o pino que segura a roda na posição em pé se quebrasse, causando a perda da direção e consequente capotamento de meu carro, me levando a uma fratura no pescoço. Em um trailer eu sei que não causaria tanto, mas poderia ser o suficiente para te tirar da estrada ou te fazer rodar e, considerando o baixo custo de se fazer isso em relação ao custo de um único pneu, acho que não vale a pena correr riscos. Acho que se for em algum lugar que trabalhe com pneus de caminhão eles devam ter o equipamento necessário. Onde costumo levar meu carro só tem equipamento para balancear a roda fora do veículo. Teria como enviar fotos da roda? Nunca vi esse modelo que não dá para balancear desmontada do veículo. 2 sites que li a respeito: http://www.bhequipamentos.com.br/index.php/alinhamento-e-balanceamento/balanceamento http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=7&t=4185

    #49047
    Odair Teixeira
    Participante

    Leandro Balanceamento no chao é estatico. Na bancada é dinamico… interna8mini.jpg Eixo duplo do Turiscar… cabe uma maquina de balanceamento ali sossegado img0040ja.jpg

    #49048
    leandrovaranda
    Participante

    Agora entendi o detalhe da roda, pesquisando vi que tem um adaptador para que ela encaixe no dinâmico. Existe o pó de balanceamento também: http://www.gazitamericalatina.com.br/

    #49049
    Capt.A330
    Participante

    Buenas; muito obrigado, Leandro e Odair, pelas respostas. Bom, tive ontem uma “maratona” de telefonemas para varias empresas especializadas em balanceamento, e a imensa maioria só fazem o dinâmico; nas poucas que fazem o estático, a maioria são para camiões, o que deixa o rodado 14´fora de questão. Lá pelas tantas, meio desanimado, achei 2 lugares que fariam, se não fosse o primeiro, a máquina estar quebrada, em aguardo do reparo,:-/ e a outra, que funciona, o operador “pediu as contas”, e estão procurando substituto!:@. Este ultimo acho que dará certo, pois parece que tem uma maquina que tem um disco na frente, e opera no “talão” do pneu, fazendo o serviço de frente para a roda; tenho que dar uma olhada durante a semana. Leandro, não dá para tirar a roda do “Guanaquito” e fazer o bal. dinâmico, pois o centro da roda, é muito largo (roda da Kombi antiga), como podes ver nas fotos que anexo; teriam que ter um adaptador, que não se encontra facilmente. Odair, você esta muito certo sobre o estepe, (já está a bordo) e foi assim: quando comprei o “Guanaquito”, as rodas eram as originais, e duas delas estavam enferrujadas; eu comprei 4 novas em folha na “Guedes e Miranda”( http://www.guedesemiranda.com.br/roda-para-kombi-antiga-aro-14-/-/43/1142/&cm1=20&cm2=24&m=B&-1.volkswagen-cm1-20&-1.4-kombi-cm2-24,) e as duas que estavam melhores, das originais, mandei recuperar, senda a melhor para estepe e a outra, guardei para reserva, e comprei 5 pneus novos, incluindo o estepe. Boa viagem para a Baía Odair, descansa muito e tira fotos para acompanhar a tua aventura. Abraços!

    #49050
    Odair Teixeira
    Participante

    Obrigado Dardo Hoje fui ate Aguas de Lindóia e trouxe o imperial para Vinhedo. Dá uns 150km de viagem. No meio do caminho, parei para checar as rodas e me surpreendi como o pneu traseiro esquerdo do trailer estava muito mais quente que os demais. Calibrei todos novamente (45 libras) e segui viagem. Porem esqueci de verificar qdo cheguei. Amanhã tenho que investigar! Sds Odair

    #49051
    leandrovaranda
    Participante
    Odair Teixeira wrote:
    No meio do caminho, parei para checar as rodas e me surpreendi como o pneu traseiro esquerdo do trailer estava muito mais quente que os demais.

    Na foto é o que vc estava mexendo, já tinha dado problema antes? Pode ser uma simples má distribuição do peso dentro do trailer, ou não apertou todas as porcas por igual ou até problemas no balanceamento mesmo é bom verificar logo para não ter desgaste prematuro do pneu por conta de temperatura. Pesquisei mais sobre o pó para balanceamento e achei alguns que além de balancear protegem contra furos e dissipam o calor da tala para as laterais do pneu (como estas não estão em atrito com o solo tem melhor capacidade de exalar o calor para fora). Achei bastante interessante, se funcionar como vendem na propaganda seria colocar isso nos pneus e só lembrar dos pneus uma vez por mês para calibrar e quando ele estiver com a banda de rodagem gasta. Capt.A330 espero que consiga um lugar para fazer o serviço ai na sua região, os de caminhão não servem para aros menores? Já vi caminhão com roda pequena aqui em minha cidade, mas acho que eram 16. Quanto a estepes, na época que eu viajava muito eu tinha 2 estepes no carro, pois aqui quando caia em um buraco geralmente amassava a roda e levava um dia inteiro para consertar e eu tinha que viajar denovo no mesmo dia. Já teve dia de eu estar trocando pneu na companhia de outros 5 carros em uma noite chuvosa.

    #49053
    Capt.A330
    Participante

    Bom dia Leandro; realmente, para camiões, é mais fácil, mas rodado 14′ é complicado, e um detalhe importante a ter em conta, é a colocação no lugar certo, tanto do macaco, quanto do cavalete, para não espremer nenhum cabo ou mangueiro. Mesmo assim, no inicio da prox. semana, espero resolver; quanto ao segundo estepe, penso que si for viajar para a Patagônia, levarei, sim, a segunda roda, que já tenho de reserva, pelo motivo que você mencionou. Abraços!

    #49039
    Odair Teixeira
    Participante

    Leandro Ali eu estava checando uma roda com folga no rolamento. Eu havia solicitado ao mecanico para trocar os 4 rolamentos. Dos 4 trocados, 1 estava muito apertado e superaqueceu e outro estava com folga excessiva. Substituí os dois e ficou zerado! Sds Odair

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 14 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: