Publicidade:

CAIU A LEI DO ABS!!! OS TRAILERS ESTÃO A SALVO

Visualizando 8 posts - 21 até 28 (de 28 do total)
  • Autor
    Posts
  • #60561
    Edintruder
    Participante

    Odair, esse sistema de ABS é algo de fato muito simples, creio que na casa dos 200,00 tem o módulo do ABS traseiro da D20 e F1000. Mais sensores na casa de 100,00, rodas fônicas facilmente fabricáveis e válvulas de controle de 250,00 não é algo muito caro não. Dá para tentar instalar em casa até com um investimento de cerca de 1200,00. (Falando nisso eu tenho que trocar o módulo do ABS Traseiro da minha F1000. Eu tirei a lâmpada, mas não comentem com ninguém!) Sobre o conector, o modelo 12N e 12S tem 12 pinos. Usamos no Brasil uma tomada muito semelhante, porém somente com 7 pinos. Nada impossível de ser duplicado, usando 2 tomadas assim como o Jandir.

    #60564
    Andre Americana
    Participante

    Edin, monte seu trailer como protótipo, numa dessa vc vende os projetos e na diversão levanta uma grana extra. Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

    #60586
    Edintruder
    Participante

    André, não conseguiria fazer isso. Não tenho esse “tino”. É mais fácil eu fazer um sistema e disponibilizar publicamente no fórum para os demais repetirem. Não consigo ganhar $ só com a ideia que pode de certa forma ajudar os demais.

    #60606
    rodrigo rj
    Participante

    ABS PRA QUEM ANDA A 80KM?? PELO AMOR DE DEUS… E O SISTEMA TURISCAR CHEGA A ESQUENTAR AS RODAS DE TANTO FREAR, QUEM QUIS COLOCAR ESSA LEI??

    #60609
    GustavoN
    Bloqueado

    Buenas Rodrigo, O ABS já me salvou até de batidas bobas quando estava andando a 20km/h, naqueles para-e-arranca. E isso que andamos de Fiesta, bem levezinho. Imagina a 80km/h com um trailer na garupa.. a diferença dá pra salvar vidas, folgado. Quem sabe um dia copio o sistema que o Ed vai bolar. Abração, Gustavo

    #60611
    Odair Teixeira
    Participante

    Rodrigo O sistema de freios da Turiscar não é da Turiscar. É da VW. E foi adaptado para os trailers numa época que os freios não eram bons. Os freios automotivos começaram a ficar bons no Brasil após os anos 90 com a adoção de discos ventilados. Não sei e nem opino sobre o trailer de outros. Sobre o freio do meu Imperial, afirmo nunca prestou e nunca freou direito. Troquei cilindros de roda, sapatas, cubo etc… mas nunca funcionou decentemente. Cansei de fritar os freios e estourar cilindros de roda. Fiquei sem freios mais de uma vez. Descer uma serra era um pesadelo para mim. Até que desisti do freio a tambor e migrei para discos nas 4 rodas. Porém, em pistas molhadas com pouca aderência pode ocorrer o travamento das rodas, elas perderem atrito e deslizarem. Daí a importância de ter ABS. E isto independe da velocidade. Por agora não vou inventar mais nada, pq já trabalhei muito nele este ano e ainda tenho coisas para terminar. Mas certamente é um projeto que irei estudar num futuro próximo. Sds Odair

    #60612
    Anônimo
    Inativo

    Barbaridade gente… será que fiz cagada em reformar os freios do meu Vila? Fiz tudo novo, cilindros, das rodas e mestre novo, lonas de freio todas novas, reparos, retentores etc… dado um passe nos cubos, enfim… baixado tudo e feito tudo novo de novo!! Foi ontem e hj ficou pronto. Fiz tudo isso pois ocorreu que numa viagem de cerca de 150km, mas com grande diferença de altitude, cerca de 1200m de onde sai e 550m de onde cheguei, o Vila não aguentou, derreteu tudo que tinha direito, flexível de freio estourou, lonas trincadas, superaqueceu mesmo, ah, e também tinha muito resíduo dentro da tubulação que impedia a livre passagem do fluído, ida e vinda. Graças ao bom Deus que não pegou fogo. Mas bola pra frente, agora que já fiz tudo vou usar. Pena que pelo que leio por aí e também aqui dos amigos talvez não vai durar muito. Tomára que eu esteja errado e os freios aguentem muitos km de viagem. O que meu mecânico sugeriu foi de colocar um amortecedor de direção de F1000 ou semelhante, no lugar daquele que atua no cilindro mestre. Pois daí ele retardaria um pouco, de certa forma a atuação do freio do trailer, evitando que até em pequenos lançantes ou pequenos declives evite de o freio do trailer ficar sempre atuando e contribuindo para o aquecimento do conjunto. As vezes chegava até segurar a camionete junto. E amortecedor de direção pelo fato de atuar nos 2 sentidos, não só para um lado como é o original. Alguém já pensou, fez ou sabia desta possibilidade? Será uma boa ideia? Ou não? Pq? Abração turma!!

    #60619
    Jandir de Teresopolis
    Participante

    Depois de ler essas últimas postagens, cheguei a conclusão que os trailers da MotorTrailer devem ser realmente muito melhores e superiores aos outros, de outras marcas, como diz o S. Luiz, dono da empresa. Nunca tive qualquer problema com freio. Em serra, desço sem qualquer problema. Se começa querer embalar em uma descida, basta dar um “tóquinho” no freio da pick-up que o trailer passa a segurar o conjunto. Tudo bem que eu não deixo embalar, usando o tempo todo o “freio motor”. Já desci dezenas de serras (as de Teresópolis, a de Petrópolis, a de Campos do Jordão, a que liga Canela à BR 101, a da descida de Curitiba para o litoral de Santa Catarina, etc, etc…), e nunca tive problema e acho que nunca vou ter.. As rodas esquentam apenas um pouquinho, bem pouquinho mesmo, como esquenta a roda de qualquer carro. Quanto ao ABS, continuo com a mesma opinião de que foi ótimo ser cancelada a sua exigência, que ia acabar de vez com o “trailismo” no Brasil. Ou melhor, o “trailismo” ia continuar, mas só com os velhinhos, pois ninguém mais fabricaria trailer no nosso país. Tenho certeza que o Edintruder e o Odair certamente são competentes para bolarem e construírem algum sistema ABS, mas homologarem e começarem a produzir em escala industrial, sem gastarem alguns milhões, neste nosso país que se cria dificuldade para vender facilidade, DUVIDO. Acho até muito pouco provável que o Odair consiga homologar a mudança que fez no freio de seu trailer, sem gastar uma grana, ou sequer consiga homologar, mesmo gastando uma grana (sei que na prática isso não vai ser necessário, pois os vistoriadores e os policiais rodoviários não conhecem trailer – basta torcer para nenhum deles ter lido os posts onde ele próprio mostrou que trocou todo o sistema de freio original do Imperial – por favor, caso tenha conseguido um laudo do INMETRO do novo e criativo, e certamente eficiente, sistema de franagem, e homologado a alteração do projeto original da Turiscar, me desculpe). Eu acho que nunca vou sentir falta do sistema ABS por um simples motivo: não passo de 80 km/h, ou melhor, raramente passo dos 70km/h em retas planas. E em serra desço muito devagar, no rítimo daqueles 1113 carregados com granito em serra capixaba. Acredito até que se implementassem ABS nos trailers ia aumentar, em vez de diminuir, o número de acidentes, pois alguns iriam querer correr enquanto rebocam trailers, o que é absolutamente errado. Trailer tem que ser rebocado devagar, curtindo a paisagem, a música que toca no rádio, etc…. O grande causador de acidentes, não só com trailer (na verdade, o caravanismo com trailer no Brasil é tão fraco que é muito raro ouvir falar em acidente com eles) , como com qualquer veículo, é o excesso de velocidade. O cara acha que, porque tem ABS, air bag, ESP, etc em seu automóvel, ficou imune a imprevistos e corre igual louco, infelizmente não só morrendo, mas matando e alejando os outros. Quer exemplo do que eu estou dizendo, basta abrir o jornal qualquer dia que vc estiver lendo este post. Hoje, por exemplo, morreu um cantor sertanejo (Cristiano Araújo) em um acidente em seu todo poderoso e hiperseguro Land Rover. Alguns vão dizer que foi porque ele não estava usando cinto, outros vão dizer que o motorista dormiu, etc… Eu digo que o motorista estava voando baixo, acreditando que seu todo equipado bólido era indestrutível e muuuuuuuuuuuito seguro, pois tinha dezenas de air bags, ABS, ESP,…, e aí pode ter dormido, um pneu ter estourado como ele alega, etc, etc…. Se estivesse andando a uma velocidade segura, talvez todos esses equipamentos de segurança tivessem adiantado e salvo todos, mas…. E a Ferrari onde morreu o Paul Walker, alguém duvida que tinha todos os equipamentos mais modernos disponíveis atualmente no mundo, no quesito segurança. Poderia escrever milhares de páginas contando casos de pessoas que morreram ou mataram porque se sentiram seguros e resolveram correr, correr, e correr cada vez à velocidades mais elevadas… UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: não sou contra a evolução dos sistema de segurança, mas não adianta o aprimoramento deles se o motorista resolve aumentar a velocidade porque se sente mais seguro. Esses equipamentos vieram para melhorar a segurança, mas se se mantiver a velocidade em limites seguros. E quando eu digo segurança digo segurança de todos, não só daquele que está protegido pelo air bag. Digo segurança do que está guiando uma moto tranquilamente, do que está se exercitando em uma bicicleta, ou o que está caminhando na calçada. Enviado de meu smartphone.

Visualizando 8 posts - 21 até 28 (de 28 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: