Publicidade:

cálculos geladeira e inversor

  • Este tópico contém 16 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 2 meses atrás por Fabio.
Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 17 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46223
    Robson
    Participante

    Não sei se estou no lugar certo, mas estou agora quebrando a cabeça com minha geladeira de 80 litros, medi o consumo dela ligada na tomada com um alicate amperimetro e marcou que ela consome 1,2 amperes/hora, medi tambem o consumo do conversor 1000w onda pura, que consome 24 horas por dia, em media 1,64 amperes/hora. Não sei se estou fazendo a conta certa, mas se somar o consumo do conversor 1,64 Amp. com 1,2 Amp. do frigobar, daria 2,84 Amp./hora de consumo, seria isso? Lembrando que o frigobar não fica ligado direto, somente uns 35 a 40 minutos por hora. Alguem aqui saberia ou já fez este teste, não tenho como medir o consumo dos dois ligados direto na bateria, somente um de cada vez, pois um está ligado em corrente continua 12v e o outro na saida do conversor já em corrente alternada 110v. Abraço a todos.

    #65756

    Olá amigo. Acredito que está seja a leitura simultânea e pode serultiplicada pelo tempo como fez. Isso priva que o inversor por si só já rouba muita energia. Acho legal você considerar e ler TB o pico da partida, pois TB gasta muito nesse cálculo. Não esqueça que quanto mais se gasta a bateria, menor o valor da voltagem e consequentemente maior está amperagem. Na hora do puco de partida é levado em conta a potência do inversor em v.a e não em w….. Para saber o quanto todo o conjunto está gastando, meça na saída da bateria…..

    #65757
    Robson
    Participante

    Obrigado pela resposta e por criar um novo topico. Abraços.

    #65758
    Odair Teixeira
    Participante

    Esta é a duvida existencial de quase todo dono de RV…. minha bateria aguenta a geladeira?

    #65759

    Outro dia vi circulando na internet um cara todo feliz pq botou um inversor no carro pra instalar um roteador vivo box 4g e ter WiFi no camping… Mal imaginou ele que poderia ligar direto na bateria já que o router é 12v. Neste caso o inversor só serve pra comer bateria….. E como comem esses inversores….. Por isso defendo a geladeira 12v quando for viável economicamente ao campista…….

    #65220
    Odair Teixeira
    Participante

    Putz! Só faltou ligar um transformador 110/220 Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

    #65764
    GustavoN
    Bloqueado

    Robson, o cálculo é quase esse, mas não dá pra somar as duas correntes sem considerar a tensão. O frigobar, pelo que explicasses, estava ligado em 110V, então a potência em uso era algo em torno de 1.2A x 110V = 132W. Isso daria em torno de 11A em 12V se a conversão fosse perfeita, mas é necessário considerar as perdas do inversor. Deve dar uns 14A na prática desconsiderando os picos ao ligar, mais o consumo do próprio inversor. Mas, se tu tens como medir o consumo DC do inversor em 12V, por que tu não ligas o frigobar nele e mede os dois juntos? Não precisaria nem calcular nada. Marcos, só tem que cuidar porque equipamentos que se dizem 12V com frequência precisam de 12V mesmo, e não a festa que é os sistemas com baterias chumbo-ácidas, entre 11.2 e 14.5V durante os ciclos de carga. O melhor nesses casos é colocar um regulador, e esses reguladores não são dos mais triviais porque a tensão de saída fica no meio das tensões de entrada. Regular de 15V pra 12V e barbada.. Regular de 9V pra 12V também é fácil. Regular a *faixa* de 11-15V para o meio da própria faixa em 12V é chato. O regulador precisa trocar de modo no meio do caminho conforme a corrente troca de lado, ou então precisam dois reguladores em linha, um pra cima e outro pra baixo, comprometendo um pouco a eficiência. Talvez o uso do inversor tenha salvado o equipamento do cara, apesar do consumo extra.

    #65765

    Concordo Gustavo. Mas se VC for medir na prática essas fontes de eletrônicos do tipo verá que a festa extrapola até esses valores. Mas bem colocado.

    #65772
    GustavoN
    Bloqueado

    Aí que está o problema.. depende muito do equipamento. Equipamentos melhores que não forem projetados para trabalhar em carros em geral vão ter fontes melhores e com saída mais estável, e o regulador dentro do próprio equipamento vai ter uma tolerância menor a essas discrepâncias. Equipamentos mais baratos normalmente vão usar reguladores lineares que são ineficientes porém com custo muito baixo.. Esses vão funcionar bem desde que a tensão esteja alguns volts acima da tensão real desejada pelo equipamento. Se o equipamento realmente precisar de 12V nesse caso, por exemplo, vai falhar quando a tensão estiver relativamente baixa (13V pode ser baixa dependendo do regulador). Na dúvida, o bom é abrir o equipamento para ver como a tensão está sendo regulada. Se ligar sem ver, é bom observar muito bem o comportamento, principalmente nos extremos da tensão, e torcer para não queimar rápido demais.

    #65775
    Robson
    Participante

    O tópico está esquentando, kkkkk, muito obrigado pela bela resposta Gustavo, mas eu tenho um alicate amperímetro que mede a tensão em corrente alternada somente (110v), o outro aparelho q tenho, multímetro, só mede até 10 ampères em corrente contínua (12v), e pelo que vi, vai passar dessa medida.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 17 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: