Publicidade:

Comprar um trailer na Argentina

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 34 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45491
    Anônimo
    Inativo

    Olá! Eu sou novo no mundo do campismo, porem, moro em um veleiro ha, mais ou menos, 2 anos. Tive a oportunidade de conhecer quase toda a costa leste da américa do sul.. agora, chegou a vez do interior! :) Os planos ainda estão no começo, mas, como sempre pensei nessa possibilidade, venho acompanhando esse forum ha muitos anos. O meu avô possui um velho kc330 praticamente irrecuperavel, parado ha mais de 20 anos no sítio da família em MG.. meu tio é despachante e disse que consegue arrumar a documentaçao, mas, para eu arrumar o trailer, vai ser muito oneroso.. e ter dinheiro sobrando, não é o meu forte.. rsrs Em minha última ida à argentina, tive oportunidade de conhecer uma fábrica de trailers.. o preço de um trailer zero km lá, é o mesmo preço de um trailer 1970, mal tratado, aqui… Isso me deixou com mais raiva ainda dessa nossa carga tributária altíssima e do abandono das nossas marinas e campings.. logo em um país tão belo como o nosso, nao temos nenhum incentivo nessas áreas… e tantas outras… tirando as grandes cidades, 99% das cidades que eu conheço no brasil, só tem dois atrativos: belezas naturais e bares… ou você vai à praia, ou senta na pracinha e “enche a cara”…. enfim, parando de me lamuriar, vou voltar às minhas ideias.. se eu conseguir regularizar a documentaçao do trailer e conserta-lo o suficiente para chegar até a argentina.. ou, se eu conseguir trazer um trailer da argentina até o brasil, o que eu terei que manter no meu antigo trailer? número de chassi? os trailers tem isso? o que mais? agradeço qualquer opinião! abraços! p.s: um exemplo de casa rodante dos hermanos: http://vehiculo.mercadolibre.com.ar/MLA-462501381-casa-rodante-350-okm-entrega-inmediata-_JM#D%5BS:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:4%5D o preço equivale a mais ou menos 11 mil reais…

    #49807
    leandrovaranda
    Participante

    Legalmente para trazer um veículo da Argentina fica caro, são quase 50% de impostos e taxas. Uma camaro custa $20.000,00 dólares nos EUA, aqui não chega por menos de R$120.000,00 reais. Para a Argentina, como é do Mercosul não vai aumentar tanto, mas nem por isso vai ser mais fácil de importar. Mantendo o chassis original, dá para trocar a parte de cima, mantendo as características externas originais. Se não manter pelo menos parecido vai ter que constar no documento as “modificações visuais”, isso depende de nota fiscal do serviço e as vezes de uma ART. Um bom despachante vai saber explicar melhor. Basicamente se o chassis (considerando a parte metálica sob o casco de madeira onde estão os eixos, as rodas e a placa) for o que você já tem é um veículo brasileiro, então não vai ter problemas em voltar com ele para o Brasil, mesmo que ele vá em cima de uma carreta. O melhor era reformar o trailer que tem, assim manteria uma parte da história dos trailers no Brasil. Falando nisso, tem fotos desse trailer? Em que cidade de MG se encontra?

    #49808
    Anônimo
    Inativo

    Obrigado pela resposta, Leandro! O trailer está 20~30km ao sul de juiz de fora, próximo a uma cidade chamada simão pereira. Infelizmente, eu nao possuo fotos.. eu nao vou ao sítio ha algum tempo… mais de um ano.. última vez que eu fui, peguei a caravan 76 de meu avô, lavei ela inteira com minha esposa e consegui fazer o motor dela rodar… perdi cinco dias de viagem fazendo isso ( me deem um desconto… eu nao sou tão bom mecanico :P ), mas ganhei a felicidade de ver o meu avô de 80 anos vibrando ao dirigir sua caravan novamente! ele viajou diversas vezes com minha avó, mãe e tias pelo brasil com esse carro, puxando seu trailer.. nessa ocasião, pude constatar que o trailer (eu nao sei se é um kc330 ou um 380) está em péssimas condiçoes.. tomado pelo mato, madeiras umidas e tinha uma colmeia dentro (que me fez correr como um velocista.. rs).. logo, apesar de ser nostálgico e concordar que temos que preservar nosso passado, eu acredito que seria mais barato e menos estressante comprar um trailer do que reformar aquele. Importar um da argentina completo, com chassi e tudo, é uma via crucis que eu nao pretendo passar… eu nao entendo muito de trailers, mas se realmente o que importar na identificação de um for somente o chassi, eu posso ir até o sítio e desmonta-lo o máximo possivel para pegar uma estrada com ele e conseguir avaliar o chassi. Se a ferragem estiver boa, entro em contato com as fabricas argentinas perguntando sobre a viabilidade de fazermos negocio, ligo para o meu tio paterno, que é despachante, e peço para ele fazer sua mágica com os documentos.. depois, ir até a argentina de carro nao será problema, talvez seja um prazer! visto que, desde que me mudei para o veleiro, trabalho pela internet exatamente com o pretexto de poder ter tempo para minhas viagens. Alguns irão dizer que é mais fácil eu comprar um trailer usado e já sair andando por aí… mas, como eu não entendo muito e nao tenho muito dinheiro sobrando, fico receoso de comprar um trailer com quase 40 anos “maquiado” e ficar na mão no meio da estrada… o que os senhores acham das minhas ideias? insanidade ou trabalhoso porem plausível? um abraço a todos! Bruno

    #49835
    leandrovaranda
    Participante

    Apesar de estarmos no mesmo estado (MG) você está a quase 800Km de distancia… (isso que é um estado grande). Tem que ver melhor a questão dos documentos, até onde eu sei e li no detran é assim, tem que ver se para troca de carroceria precisa de ART e notas fiscais. Como o trailer é um semi-reboque, é só uma troca de “carroceria”. Numa caminhonete seria como trocar de carroceria aberta para fechada. No seu caso só vai mudar o visual e a encarroçadora. Verifica no detran da sua cidade como é o processo todo, pois as vezes vai ter que trazer a “carroceria” (parte de cima do trailer) para encarroçar no Brasil, por força dos entraves legais. Ou arrumar algum lugar que te faça uma nota fiscal como se tivesse feito o serviço. __________________________________________________________________________________________________________ Fora a parte burocrática da coisa (e por favor não entenda que estou te sugerindo algo ilegal ou coisa parecida), os trailers da foto não são tão diferentes externamente do original, então você pode arriscar a colocar a nova carroceria e só regularizar os documentos (pagar os atrasados, tirar o 2013, etc), como se só tivesse restaurado sem alterar nada no detran. Acho que não há nenhuma marcação numérica na carroceria, só no chassis mesmo. Pequenas alterações visuais (desde que não deixem o veículo parecido com outro modelo) são aceitas sem precisar mudar o documento. Lembre de manter a cor que está no documento. Só não deixe nenhum adesivo ou outra coisa que identifique que foi encarroçado na Argentina. :P O custo é viável? [hr] Preço dp anúncio é em dólares ou peso Argentino?

    #49836
    Anônimo
    Inativo

    Minas Gerais realmente é enorme.. maior do que muitos países! porem, eu sou carioca! O sítio fica 15 km da fronteira do RJ. :D A ideia seria exatamente nao ter que mexer com a burocracia.. eu nao sou adepto a ilegalidade, porem, pelo que vejo na internet, lugares para reformar um trailer nessa condiçao no brasil, ou sao verdadeiros artesãos (o que faria demorar muito a reforma e ter muita dor de cabeça) ou são lugares caríssimos.. eu nao conseguiria pagar. Quando tive a oportunidade de conhecer essa fábrica argentina, fui super bem recebido pelo dono. Mesmo sendo uma firma de família, pude ver que esse mercado é muito mais aquecido lá do que aqui.. logo, eles tem acesso mais facil a peças e um bom profissionalismo na montagem. Infelizmente eu não tinha tido essa ideia na epoca que fiz a viagem. Nao fiz as perguntas sobre a viabilidade disso tudo que falei nesse tópico. Procurando pela internet, eu encontrei diversas outras fábricas argentinas. O que eu posso dizer é que o senhor, dono da fábrica, era bom de jogo. Eu tive um problema elétrico no meu veleiro e ele disponibilizou um eletricista para me ajudar e me vendeu um refrigerador 12v que funciona até hoje sem problemas. Sobre os custos, eu imagino que se um trailer zero custa 10 mil reais (preço em pesos argentino), pagando um pouco mais, eu conseguiria fazer essa adaptação e ter um trailer zero km por menos de 20 mil reais… Eu vou arquitetar essa viagem ao sítio, procurar a numeraçao do chassi, fotografar e medir tudo e mandar por email para Argentina. Isso vai demorar um tempo, mas, quando a resposta vier, eu publico aqui. Na prática, eu nao encaro isso como um ato ilegal.. se eu estiver em transito com meu carro na argentina, totalmente regularizado, e quiser colocar, por exemplo, bancos de couro nele ou trocar os amortecedores, eu posso, nao posso? seria o mesmo raciocínio, só que um pouco mais trabalhoso e complexo… e caro! rsrs Obrigado pelos conselhos, Leandro. Se voce ou alguem tiver alguma outra sugestao, estou aberto a ideias! Abraços!

    #49837
    Capt.A330
    Participante

    Caro donkeyrj, buenas: o que tenho para te dizer, já que você está aberto para isso, se o MaCamp me permite, é que, legalmente errado ou não a substituição de carrocerias, como no teu caso, o Fórum da MaCamp jamais pode indicar algo ilegal, mesmo sem entrar na questão moral ou econômica do caso, pois senão, é apologia ao crime, independente de todo o que a gente dizer e teorizar em contra ou a favor, e considerando que este tópico é lido por pessoas que são donos de Trailer e Motor-home, mas que também são policiais, juízes, promotores, etc., tanto deste quanto doutros países, seria deselegante (além de ilegal!) opinar sobre o tema; ou seja, diferente duma roda de bar, este “site” tem alcance e implicações legais. Sei que alto custo de nossos impostos, as travas alfandegarias, problemas para importar, etc. nos fazem desejar driblar todo esto, mas o certo continua sendo certo, mal nos agrade ou não. Por exemplo, se numa viajem para o Paraguay, Chile, Argentina, etc. (é só um exemplo), eu decido trocar meus pneus velhos da camionete, porque fora são a metade do preço, e me der bem , não for pego, é problema meu, eu que vou arcar com o ônus ou bônus de tal ação; mas jamais poderia incentivar aos colegas de Fórum, a fazer o mesmo, pois se eles forem pegos em atos ilegais, não serei eu que vou pagar. Por favor, na boa, não me interpretes mal, mas considero que estou fazendo um bem para você, em não deixar você exposto a uma ação judicial inecessária, assim como dar a ideia que este Fórum compactua com coisas não legais. Mais uma vez, me desculpa, longe de mim dar lições de moral, não sou a pessoa indicada para isso, muito pelo contrario. Um abraço, e é com humildade que te escrevo.

    #49838
    leandrovaranda
    Participante
    Capt.A330 wrote:
    Caro donkeyrj, buenas: o que tenho para te dizer, já que você está aberto para isso, se o MaCamp me permite, é que, legalmente errado ou não a substituição de carrocerias, como no teu caso, o Fórum da MaCamp jamais pode indicar algo ilegal, mesmo sem entrar na questão moral ou econômica do caso, pois senão, é apologia ao crime, independente de todo o que a gente dizer e teorizar em contra ou a favor, e considerando que este tópico é lido por pessoas que são donos de Trailer e Motor-home, mas que também são policiais, juízes, promotores, etc., tanto deste quanto doutros países, seria deselegante (além de ilegal!) opinar sobre o tema; ou seja, diferente duma roda de bar, este “site” tem alcance e implicações legais. Sei que alto custo de nossos impostos, as travas alfandegarias, problemas para importar, etc. nos fazem desejar driblar todo esto, mas o certo continua sendo certo, mal nos agrade ou não. Por exemplo, se numa viajem para o Paraguay, Chile, Argentina, etc. (é só um exemplo), eu decido trocar meus pneus velhos da camionete, porque fora são a metade do preço, e me der bem , não for pego, é problema meu, eu que vou arcar com o ônus ou bônus de tal ação; mas jamais poderia incentivar aos colegas de Fórum, a fazer o mesmo, pois se eles forem pegos em atos ilegais, não serei eu que vou pagar. Por favor, na boa, não me interpretes mal, mas considero que estou fazendo um bem para você, em não deixar você exposto a uma ação judicial inecessária, assim como dar a ideia que este Fórum compactua com coisas não legais. Mais uma vez, me desculpa, longe de mim dar lições de moral, não sou a pessoa indicada para isso, muito pelo contrario. Um abraço, e é com humildade que te escrevo.

    Capt.A330 então uma simples troca de pneus no exterior poderia ser considerado ilegal, mesmo sendo tudo com nota e sendo para uso e não para se obter lucro? Essa parte de comércio exterior realmente eu não entendo muito, me desculpe se algo do que eu coloquei não está dentro dos acordos do Mercosul, por isso mesmo coloquei que teria que ver a parte burocrática da coisa.

    #49839
    Anônimo
    Inativo

    Olá, Capt.A330. Eu não sou jurista, logo, não entendo profundamente de leis que não me são de uso cotidiano. Eu sei que comprar um trailer, carro, moto ou veleiro no exterior e remarcar o chassi para igual o de um brasileiro, seria crime! Eu jamais faria isso! Tanto por princípios, quanto por medo de ser preso por uma coisa tão boba e desnecessária. A regulamentação dos documentos do trailer não seria feita com nenhum esquema. Quando eu indaguei o meu tio sobre o procedimento, ele me falou que simplesmente tenho que pagar os atrasados e esperar o documento chegar por correio na cidade do meu sítio. A coisa boa é que ele faria tudo para mim, pois, ele já sabe como fazer. Como o trailer está em outro estado, está previsto na lei esse envio por correios sem a necessidade de vistoria. Quanto a reforma na Argentina, eu acredito que não estarei infringido nenhuma lei… Uma das viagens que eu tenho em mente é ir de carro até o ushuaia com minha esposa… Antes de faze-la, retiraria todo o mobiliario podre do trailer e improvisaria uma cama e uma cozinha. Ao passar, todo regular, pela argentina, eu pararia em alguma fábrica de trailers e faria benfeitorias no meu veiculo. Pagando todos os impostos pelas peças argentinas ao governo argentino, com nota fiscal, tudo certinho. Dessa forma, acredito que talvez eu esteja beneficiando um empresario de outro país, mas nao cometendo um crime! Se a lei prevê que eu posso fazer reformas no meu trailer, desde que nao mude o chassi, seu aspecto externo e as cores e tambem que eu posso utilizar serviços em outros países, eu nao tenho certeza, pois, como eu falei, nao sou advogado, mas acredito que esteja dentro da lei! Se eu nao estiver, peço que apaguem o tópico e me desculpem! Com relaçao a nao ser bacana por não ajudar as empresas brasileiras, me perdoem, mas isso é uma coisa que temos que reivindicar junto aos governantes que não nos dão condiçoes de brigar de igual pra igual com os produtos importados por conta do nosso “custo brasil”… ao invés de dificultarem os cidadaos de terem as coisas boas, criando variadas medidas protecionistas, deviam é dar melhor condição aos empresarios de serem competitivos! no dia que tivermos um produto importado e outro nacional pelo mesmo preço com a mesma qualidade, eu nao hesitarei em escolher o nacional na hora da compra! tambem não sou um poço de ingenuidade e de moral, sim, eu já fui para os estados unidos e, após ultrapassar a cota, nao declarei e passei rezando para nao ser parado na alfandega! nesse caso do tópico, sei que talvez estaria extrapolando no uso de uma brecha da lei que não foi feita para isso, mas, não infringindo-a! reitero o que disse, se eu estiver errado nessa minha interpretaçao das leis, por favor, me instruam e apaguem o topico! um abraço, obrigado pela contribuiçao e meu pedido de desculpa por alguma coisa! Bruno

    #49840
    leandrovaranda
    Participante

    http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/Simulacao-tag.jsp Simulador de custos importação oficial[hr] Tabela NCM http://www.sefaz.mt.gov.br/portal/download/arquivos/Tabela_NCM.pdf 87161000 REBOQUES/SEMI-REBOQUES P/HABITACAO/ACAMPAR “TRAILER” UN

    #49841
    Anônimo
    Inativo

    Mesmo com toda essa tributação, é provável que ainda valha a pena financeiramente a importação, porem, sem ter ajuda de alguem que mexa nisso com frequencia, eu não me atreveria a importar de forma independente… se algum forista souber o procedimento e quiser compartilhar, seria interessante.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 34 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: