Publicidade:

Conhecendo as Cavernas do PETAR acampando

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45448

    Bom pessoal, acabei de chegar do PETAR, acampei no camping e pousada da Idati, as coordenadas para GPS são: -24.556921,-48.677836 foi o mesmo lugar que nós ficamos das outras vezes, mas eu não sabia que era camping também, e ela me disse que lá pode entrar motorhome e trailer, inclusive motorhome médio/grande cabe lá! a diária do camping é 35 reais por pessoa, o quarto da pousada é 70 por pessoa. (estão inclusos na diária café da manhã e jantar, tanto no camping quanto na pousada, e ela deixa pegar pão e frios do café da manhã, preparar lanches para almoçar nas cavernas, então pode-se considerar café, jantar E almoço) fomos em 3 casais, cada um com seu carro, saímos de SP de madrugada, sexta feira as 4 da manhã, chegamos lá as 9h e já preparamos as barracas. camping1_zps031a2785.jpg o camping tem uma área boa gramada e os pontos de luz são 110 camping2_zps37118e0f.jpg depois de tudo armado e preparado, fomos fazer nosso primeiro passeio, uma trilha até a cachoeira sem fim, fica pertinho do camping, nós fomos todos na caçamba da montana de um dos casais, mas dava pra ir apé tranquilamente. trilhaSemFim_zps04013155.jpg chegando na cachoeira nós entramos na água pra refrescar, a água estava muito gelada!!! cachoeiraSemFim1_zps890e69e7.jpg são diversas cachoeiras pela trilha, em todas elas é possível entrar para nadar debaixo da queda cachoeiraSemFim2_zpsf9ac879f.jpg depois da trilha, continuamos o caminho na caçamba até a cidade de Iporanga para almoçar, voltamos ao camping e seguimos com as aventuras da parte da tarde, bóia cross!!! boiaCross1_zps475714f8.jpg é uma hora de descida por 2km do rio betari, no fim, agente sobe na caçamba do caminhão do cara que aluga as bóias e volta lá pra cima. boiaCross2_zps57284680.jpg a noite fizemos um passeio totalmente inesperado, todos querendo dormir já e as 22h aparece um hóspede da pousada nos convidando para algo bastante diferente, observar discos voadores no mirante do parque… lógico que aceitamos a proposta! não tirei fotos pois era necessário ficar na escuridão total, e o que nós vimos, não vou nem contar pois ninguém vai acreditar, quem quiser vá ver com seus próprios olhos, o mirante fica a 10KM da pousada, no meio da reserva, as coordenadas GPS são: -24.519721,-48.725063 o jantar foi no camping da Idati, comida que ela mesma prepara, sempre uma delícia, na primeira noite teve carne com cebola, batata frita e muita coisas mais. Durante o jantar, já conversamos com o filho dela, o Rodrigo, que é guia do parque, qual seria o programa de sábado e domingo, nem precisa dizer qual né, CAVERNAS! para entrar em qualquer caverna, é obrigatório ter um guia junto, então o filho da Idati, Rodrigo nos acompanhou sábado e domingo nas cavernas no sábado acordamos para fazer as cavernas do núcleo Santana, é um pouco mais afastado, no caminho pro mirante dos discos voadores, então lá fomos nós pra caçamba da montana denovo! nucleoSantana_zps14606aeb.jpg lá tinha essa placa que eu achei muito legal placaSantana_zps47aae6fa.jpg “da natureza nada se tira, a não ser fotos, nada se deixa, a não ser pegadas, nada se leva, a não ser lembranças. seja bem-vindos ao PETAR” para entrar no parque é proibido entrar de chinelo, regata ou bermuda equipamentoSantana_zps7296fa9b.jpg nem preciso explicar o porque né? se vc for de bermuda e chinelão, vai se arrepender pro resto do dia hahahaha também não preciso dizer que é obrigatório levar capacete e lanterna né? o capacete simples o Rodrigo tem no camping pra emprestar, mas o capacete com lanterna acoplada tem que alugar na cidade. também não preciso dizer que é pra ir com roupa que não tenha problema em rasgar, um tennis velho que possa entrar na água. Eu acabei comprando uma calça lá no supermercado do lado do camping (essa cinza da foto), paguei 25 reais, valeu a pena, está inteirinha aqui, super resistente e seca em 5 minutinhos. neste dia conseguimos fazer 3 cavernas: Caverna de Santana: cavernaSantana_zps4e2e9349.jpg é a mais famosa, a mais completa, tem todos os tipos de formação, o nivel é bem fácil, então é a mais visitada de todas Caverna do Morro Preto: cavernaMorroPreto_zps5c31fa5f.jpg esta é muito famosa pois é uma caverna bem aberta, na maior parte do dia tem luz nela, e por isso, era a casa de muitos povos primitivos, você vê vestigios deles lá, muito legal Caverna da Água Suja: trilhaAguaSuja_zpsd2114ce5.jpg apesar do nome, a água é cristalina, pra chegar nela, tem uma trilha de 1,2KM, onde agente já começa a se molhar cavernaAguaSuja_zpsb9227d9e.jpg dentro dela o percurso é inteirinho pela água, tem locais onde o nível da água chega no peito, e lá no final dela no fundão da caverna tem uma cachoeira que agente pode entrar embaixo pra tomar um banho, e como vocês podem imaginar, a água é super quentinha heheheh ps. essa foi minha caverna preferida da viagem inteira, muito show andar dentro da água pela caverna! era pragente fazer mais uma caverna no núcleo santana, a Caverna do Couto, mas chegamos 10 minutos atrasados, as 16h fecha a entrada das cavernas pois o parque fecha as 17h… neste dia estávamos esgotados, chegamos, jantamos e dormimos. domingão acordamos mais cedo pois era dia de ir embora pra casa, e ainda tinhamos as cavernas do núcleo Ouro Grosso pra visitar! nucleoOuroGrosso_zps08126437.jpg o núcleo ouro grosso é bem próximo do camping, então fomos todos apé! lá nós fizemos duas cavernas. Caverna Alambari: cavernaAlambari_zps7438d6d4.jpg são 40 minutos de trilha pra chegar nela (e 40 de volta), é uma caverna super bonita, antigamente tinha um percurso de água no final dela mas hoje está proibido, pois está acontecendo um fenômeno estranho no parque que o nível de água desta caverna está subindo em horas aleatória, tanto em período de seca quanto de chuva, e isso diversas vezes por dia, e tem dia que não acontece nada, como ninguém entendeu o que é isso ainda, a parte de água está proibida por motivos de segurança. tem uma parte dela que você tem que entrar se arrastando dentro de um túnel estreito e deopis escorregar por um buraco na pedra! e a última, Caverna Ouro Grosso: cavernaOuroGrosso_zps735f3bf4.jpg essa fica no núcleo mesmo, não tem trilha pra chegar nela, e é muito legal, dentro desta caverna existem 12 cachoeiras, mas o percurso turístico só chega na primeira, você também tem a chance de mergulhar na cachoeira da caverna aqui também (eu mergulhei nas duas cavernas que eu fui que tinha cachoeira heheheh) depois de voltar pro camping, tomar um bom banho e arrumar tudo, a Dona Idati, sempre muito atenciosa, nos preparou um super almoço no lugar do jantar, frango empanado, creme de milho e macarronada, uma delícia!! então pegamos o caminho de casa, passando pela cidade de Iporanga cidadeIporanga_zpsb7f88f68.jpg lá, como não podia deixar de ser, paramos para fazer umas comprinhas, artesanato local é sempre muito bem vindo para nossa coleção! comprasIporanga_zps3086a802.jpg e é isso aí pessoal, quem quiser passear no PETAR, vá! é muito bom! não vão se arrepender! sobre preços: cachoeira sem fim: 4 reais por pessoa (a entrada fica na propriedade de um senhorzinho) boia cross: 19 reais por pessoa (com direito a colete, capacete e caminhão pra voltar) núcleos: 6 reais o carro + 9 reais por pessoa (pra passar o dia todo, fazer quantas cavernas conseguir) guia: de 100 a 150 reais por dia (o grupo todo, depende do tamanho do grupo) ps. para entrar nos núcleos, estudante paga meia entrada, e acima de 60 anos é de graça.

    #47701

    eu marquei no meu celular por GPS os passeios, aqui estão as informações de mapa, velocidade, tempo e calorias Bóia Cross calBoia_zpsc1411e3f.jpg mapaBoia_zpsaf454121.jpg Núcleo Santana calSantana_zps68899fb3.jpg mapaSantana_zpsd8dd0d22.jpg Núcleo Ouro Grosso calOuroGrosso_zps0762321b.jpg mapaOuroGrosso_zps59a76ee7.jpg

    #47966
    Jefferson Faria
    Participante

    Legal!!!!!

    #48936
    renefernandes
    Participante

    Interessante! Na minha cidade também tem um complexo de cavernas. Fica dentro do Parque Estadual Terra Ronca – São Domingos-GO. Só que aqui ainda não tem muita infra-estrutura turística. Acho que os amantes do 4×4 vão gostar de conhecer.[hr] Belo passeio!

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: