Publicidade:

Consumo rebocando trailer

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 41 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45871
    Ronald Ataulo
    Participante

    Pessoal, resolvi abrir este tópico para conhecer dos amigos como é o consumo dos veículos com as diferentes marcas e modelos tanto de trailers quanto de veículos tracionadores. Ontem, dia 30/03/15 levei meu trailer para Campinas e fui reiniciando o computador de bordo da Toyota diversas vezes para entender seu consumo em situações diferentes. Veículo tracionador: Toyota Hilux SW4 Automática 3.0 Diesel Trailer: Turiscar Diamante (7 metros com 2.000 kg) ano 1991 No trecho de serra na Rodovia dos Imigrantes a 60 KM/H – Consumo de 3 KM/L; No trecho de planalto do término da serra até Campinas-SP a 80 KM/H – Consumo de 7,5 KM/L; Na viagem de retorno de Campinas até Santos, sem rebocar o trailer a 120 KM/H – Consumo de 10,9 KM/L. Na viagem que fui em Brasília-DF buscar o trailer, até Santos-SP, rodando um total de 1100 Km engatado, o carro fez uma média de 6,6 KM/L.

    #58349
    Davi
    Participante

    Ronald, suas médias todas foram feitas pelo computador de bordo? Caso positivo, a referência fica meio atrapalhada, pois sai muito a média instantânea, ainda mais resetando. Você não pega trechos só de planalto, só de subida, só de descidas etc… ideal é medir na boca do tanque. Encher até a boca, zerar o odometro parcial, viajar, encher até a boca novamente e dividir km rodado (odometro parcial) pelos litros que entraram no tanque. Você pega todas as condições de trânsito adversas, aí tem uma média geral, segura pra calcular, “puxando trailer meu carro faz xx km/L”.[hr] Minha Ranger (HSD 2.5 TDi Euro1 1998) puxando meu Turiscar Caravana 1975 (1250kg) faz a média de 8,5 a 8,8 km/l. Andando na média de 90km/h. Essa média regular, pegando Serra, pegando planalto, pegando descidas etc. Já fiz média de 11,2km/l voltando de São Lourenço-MG. Mas é desvio de padrão, pois muitos km de decida, não gasta combustível. [hr] A Ranger sozinha, faz média de 10,5-11km/l na cidade. 11,5-13km/l na estrada, dependendo do pé. 11,5 andando a 115-120km/h. 13 andando a 95km/h. Tenho o hábito de tirar média de todos os tanques. Só encho, faço a média de todos. Tenho uma caderneta onde anoto todos os dados. Referente ao abastecimento. Dá pra ver certinho qdo tem algo errado no carro. Primeiro indicador é o consumo.

    #58351
    Ronald Ataulo
    Participante

    Davi, o computador de bordo da Hilux é muito bom, sempre que encho o tanque e reinicio o computador, ele bate certinho com a quantidade de combustível detectado na bomba, é perfeito!! O trecho de serra teve aproximadamente 14 kms, nele realmente o carro gasta bastante por conta da força que faz para arrastar o trailer. Já no trecho de planalto, reiniciei com aproximadamente 110kms… Se você conseguisse abastecer no final da subida da serra veria que o consumo é gigantesco neste trecho….kkkk

    #58357
    Davi
    Participante

    Sim, sim! Mas digo pra sua própria referência, “puxando trailer um tanque dura de X a Y km.” Aí precisa da somatória de todas as condições (média de viagens diferentes). Até é bom a gente saber esses números pra viagem pra Bariloche. Pra qdo passar um posto saber se abastece ou espera o próximo, rss.

    #58366
    vazzi
    Participante

    Olá a todos. Tenho uma Pajeto TR4 e na última viagem até Floripa ela fez 6,7 Km/L rebocando. Em um longo trecho de serra a média foi de 5,8 Km/L. Também faço como o Davi falou, sempre que encho o tanque eu faço a média para ver se está tudo OK. Na cidade consigo fazer 9Km/L sem reboque. Tive bons resultados com um aditivo chamado OCTANE, quando utilizo a média sobe um pouco e sinto que a Pajerinho “segura mais” a velocidade. Detalhe: Minha Pajero é Flex mas só abasteço com gasolina. A primeira vez que abasteci com álcool ela fez 4Km/L rebocando… quase infartei…[hr] Esqueci um detalhe. Meu trailer é um apolo de 4 metros, dois eixos e pesa 1400Kg

    #58372
    Edintruder
    Participante

    Está aí algo que eu gostaria de saber. A minha F1000 faz 7,2km/l na rodovia a 100km/l e 4,9km/l a 140km/h! Ando sempre a 100!!! kkkk Mas não faço a menor ideia de qual será o consumo puxando um trailer quando ficar pronto.

    #58374
    Davi
    Participante

    Edintruder, vc teve uma Ranger HSD tbm, não teve? Já li muitos posts seus no fórum 4×4. Uma verdadeira escola. Aprendo muita coisa lá, e vejo várias poatagens suas, de uns anos atrás, sobre Ranger.

    #58379
    Edintruder
    Participante

    Davi, tive uma Ranger sim. Uma excelente picape. Teria outra sem dúvidas, mas não faria com ela o que fiz com a primeira. Tinha lugares que Jipes não passavam que eu passava com a Ranger! kkk Sofri com ela apenas pelo preço das peças e o sistema de manutenção que a engenharia da Ford adotou, com substituição de conjuntos de peças, o que onera muito uma manutenção a contento. Um exemplo é a roca de um cubo completo em vez de rolamentos individuais. Daí as peças originais custam 1500,00, aonde as paralelas custam apenas 250,00. Colocava paralela por conta do $$$, porém vivia trocando peças… Fiquei 5 anos com a Ranger e sei que é uma picape fantástica. Possui um conjunto mecânico de fazer inveja a muitos concorrentes até hoje, exceto pelos malditos cubos dianteiros a preço de ouro! kkkk

    #58380
    NasEstradasdoPlaneta
    Participante

    Minha TR-4 fazia 4km/l puxando um KC-380, 1 tonelada, só na gasolina. A Frontier 2.8 diesel tem feito 10 a 9 km/l levando a Camper com 800quilos. Isso na media de serra e planalto. Muito melhor levar do que puxar. rsss

    #58383
    Davi
    Participante
    Edintruder wrote:
    Davi, tive uma Ranger sim. Uma excelente picape. Teria outra sem dúvidas, mas não faria com ela o que fiz com a primeira. Tinha lugares que Jipes não passavam que eu passava com a Ranger! kkk Sofri com ela apenas pelo preço das peças e o sistema de manutenção que a engenharia da Ford adotou, com substituição de conjuntos de peças, o que onera muito uma manutenção a contento. Um exemplo é a roca de um cubo completo em vez de rolamentos individuais. Daí as peças originais custam 1500,00, aonde as paralelas custam apenas 250,00. Colocava paralela por conta do $$$, porém vivia trocando peças… Fiquei 5 anos com a Ranger e sei que é uma picape fantástica. Possui um conjunto mecânico de fazer inveja a muitos concorrentes até hoje, exceto pelos malditos cubos dianteiros a preço de ouro! kkkk

    Bacana! A minha trato com muito cuidado, não passo em buracos, tampas de bueiro (que por aqui é quase a mesma coisa que buraco, pelo tamanho desnível), jamais passo correndo em lombadas e etc, muitas vezes quase paro pra passar, a ponto de colocar primeira pra sair outra vez. (Cabine simples, com caçamba pra 1.100kg de carga, quando vazia te sacode um pouco dentro da cabine, rs). Aqui na cidade ando com 30lb nos pneus da frente e 28lb atrás pra poupar bastante todo o conjunto de suspensão. Não dou tranco em transmissão de jeito nenhum, só mesmo arrancando após parado (sinal vermelho) na subida que algumas vezes sinto aquele “toc” na transmissão característico de Ranger, usando normalmente nunca arranco forte a ponto de fazer força pra vencer a bucha… Só uso filtros MWM/International, óleo e filtro trocados a cada 5 mil km, filtros de diesel e ar a cada 10.000km. Ela é 1998, 7 pés, XLT 4×4. Até airbags tem. O estepe nunca foi no chão (E nem ar tinha tbm, pois lá embaixo e com o bico virado pra cima, ninguém iria calibrar). A comprei de um vizinho do meu sogro, que é extremamente zeloso com seus carros. Ele tem uma triton 2010, parece que saiu ontem da loja, assim como a minha Ranger, que aliás, nem a venda estava. A comprei com 133.000km. E motor, bi, bicos, tudo na garantia, com apenas 11.000km rodados. (Com 122.000km a filha do antigo dono viajou com ela e vazou um selo do motor. A moça rodou até o motor parar. Por isso precisou fazer o motor inteiro. Terminou de amaciar comigo.) Já rodei 16.000km com ela, e só me deu alegrias até hoje. Boa demais pra puxar o meu trailer. Antes eu estava puxando com a S10 do meu pai, tbm 2.5HST 1998 4×4, cabine dupla. Mas sem intercooler e com um câmbio bem mais pesado, o que deixa a Ranger bem mais esperta se comparar as duas. Sempre fui meio preconceituoso com Ford, nunca tivemos em casa por ouvir que a manutenção seria bem mais cara e mais complicada que as outras. Só tivemos D10, S10… Confesso que até agora não vi nada de diferente. Estava buscando uma s10 cs, já conhecia essa Ranger há mais de um ano. Mas não cogitava de comprá-la. Primeiro pq achava que o dono não a venderia e segundo por ser Ford. Mas vendo seus posts lá no fórum me senti incentivado, lendo ser uma boa picape robusta e simples de manutenção… fora essas coisas, como disseste, que são vendidas como peça inteira. Exemplo tbm, as lonas de freio, que só vem com os patinhos. Até agora só precisei trocar os cilindros de roda, que ainda eram de 1998… Há um ano atrás eu não compraria carro Ford. Hoje entre s10 e Ranger compraria outra Ranger, sem dúvidas. Um abraço!

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 41 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: