Publicidade:

Energia elétrica – Gerador

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45803
    Ronald Ataulo
    Participante

    Amigos, Estou percebendo cada vez mais constante um problema de energia elétrica nos campings que não suportam o funcionamento dos ar condicionados dos trailers/motorhomes. Em meu último acampamento no CCB Bertioga a rede elétrica ficava em 160V não ligando o compressor do meu ar condicionado. A minha esposa Sophia hoje estava ligando para alguns campings para saber disponibilidade e eles alertavam que tinha energia elétrica mas não aguentava ar condicionado. Pesquisando na WEB encontrei um gerador portátil da Honda, pequeno e silencioso. O que você pensam a respeito? É um equipamento que vale a pena ter na caravana? [Img]http://www.guiacamping.com.br/forum/attachment.php?aid=4918[/Img]

    #57140
    leandrovaranda
    Participante

    Tem que calcular a potencia dele, ver se é compatível com a do ar condicionado. E ver o consumo em litros por hora para o custo de manter ele ligado. Provavelmente os campings vão restringir o uso noturno por conta do barulho. A tomada dos campings geralmente é de quantos A? Tenho um ar aqui de quase 30 mil btus que gasta menos de 20A (ele é ligado na tomada de 20A 220V, plug original de fábrica), um menor deve consumir só uns 10A. Sei que fica caro trocar o ar, mas as vezes fica uma solução bem melhor. Não é possível o camping não ter 10A por tomada. Com relação a variação da voltagem, ai já seria interessante colocar um regulador/ estabilizador adequado para o consumo do veículo. Se bem que, se fosse possível, o ideal era ter tudo 12V e ligar só o carregador flutuador na tomada ou ter placa solar (mas é complicado $$$).

    #57141

    pegando gancho na resposta do Leandro…. Os campings do CCB fixa disjuntores de 6A para o conjunto de 10 tomadas para barracas. na dos trailers é por par de tomadas, mas nao sei dizer quantos amperes. O problema na prática nos campings do BRasil nem é a amperagem da tomada, mas sim a finura dos fios que eles distribuem pelo camping. No geral de 1,5mm a 2,5mm e raramente de 4mm. mais que isso nunca achamos. FIca tudo no risco mesmo. Já fui criticado por tomar esta decisão, mas para mim não há melhor. Garimpei até encontrar o ar condicionado que eu queria, mas achei meu split window de 110V. Assim uso meu conjunto de estabilizadores para usá-lo e praticamente nunca fiquei sem ele. Peguei o menos que tinha no mercado (de 7.000btu) mas se tivesse de 5000 eu pegaria. No meu trailer ele nunca fica ligado direto pq rapidamente gela o suficiente para o compressor parar. No trailer tenho um estabilizador eletronico automatico de 1500w onde entra qualquer voltagem e sai 115V. Usei por um ano sem problemas. Hoje nao uso nele, pois não é recomendado, entao utilizo um conversor original da turiscar com seletor automático. No meu caso nÃo posso ter gerador, pois não tenho mais espaço. MAs sinceramente eu teria um gerador para usos esporádicos, como pernoite num posto, acampamentos selvagens e etc. no caso para usar ar condicionado nos campings eu investiria em um equipamento elétrico que garantisse esta liberdade. E insisto…. nada melhor que um condicionador de ar 110V.

    #57159
    Andre Americana
    Participante

    O gerador é p usos esporádicos, ou emergências. Já utilizei em campings por dias inteiros devido a problemas na rede, mas durante a noite não tem como, a não ser que seja um gerador silenciado que pelo menos para mim é inviável ($$). Como o Marcos colocou, p usar na estrada é ótimo, eu mesmo utilizei praticamente em todos os deslocamentos. Bom, se vc tiver espaço p carregar um gerador, não espere, compra logo. Porém, se for o modelo da foto, não vai aguentar um ar condicionado. Precisa ser no mínimo de 2000 wts p modelos de ar modernos tipo split e muuuuito pequeno, se for modelos maiores, pode partir p 3000 wts. Abraços

    #56943
    leandrovaranda
    Participante

    Essa questão da espessura dos fios realmente é preocupante, pois é ele que vai sustentar tudo, não adianta um disjuntor de 20a com cabo de 1,5mm, ainda mais pelas longas distancias. Não sou contra o gerador mas, com a gasolina no preço que está, vai sair caro mante-lo ligado.

    #56926
    Andre Americana
    Participante

    Realmente não fica barato manter o gerador ligado, por isso coloquei usar esporadicamente. em relação a capacidade da rede, não é regra, mas geralmente campings com disjuntor alto e fiação forte são os que cobram consumo elétrico , os outros ja colocam tudo pequeno p nao usar o ar mesmo.

    #57038

    Particularmente sou uma pessoa que defende aparelhos de menor potência que trabalham de maneira mais “folgada”. Geralmente as pessoas já partem pensando no “must”…. dou alguns exemplos que já bati na tecla algumas vezes: AR CONDICIONADO: Defendo o uso de aparelhos de pouca potencia, pois o rv é um equipamento de espaço muito pequeno. É melhor um equipamento armado o tempo todo do que armando e desarmando o tempo todo. 110V pelos motivos acima. INVERSOR: Defendo o uso de mais de um para equipamentos específicos, como exemplo da geladeira. Inversores perdem muita energia em forma de calor, portanto é melhor usar um inversor justo para a geladeira que trabalha constantemente do que um de milhares de watts que sirva para ligar outros equipamentos de vez em quando. BOMBA DÁGUA: Na prática vemos o uso de bombas fortíssimas (35 – 45GPM) tendo que trabalhar em encanamentos finos que utilizam flexíveis com passagens extremamente estranguladas. Resultado: Grande energia consumida, aparelho forçando e esquentando e tendo sua vida útil diminuída. Melhor usar uma bomba de menor potência com encanamentos (rígidos ou flexíveis) de grande diâmetro. Com menor perda de carga no caminho, uma bomba mais fraca usando menos energia poderá oferecer uma vazão maior que a outra proporcionando durabilidade. Sobre o uso do ar condicionado, acredito que com a viabilidade dos tipo “inverter” se possa utilizar em estabilizadores eletrônicos e, sendo de enor potência, poderão funcionar em 95% dos campings….. O meu Split é de 7.000BTU, 110V e infelizmente NÃO É inverter. Mesmo assim, com tudo ligado no trailer, inclusive o ar, em tomadas 220V meu amperímetro marca de 4,5 a 5 ampéres de consumo e o dobro disso em 110V. Eu utilizei no CCB da serrinha no grupo de tomadas para barracas que possui um disjuntor de 6A. Não caiu nem um dia. Ronald… no caso de Bertioga e outros CCBs, compensa vc ter boas extensões na tua tralha para ligar nas mesmas tomadas dos rodas-quadradas. Geralmente eles possuem ar condicionado e tomadas preparadas para aguentar.

    #57171
    Ronald Ataulo
    Participante

    Pivari, e foi assim que resolvi o problema, peguei uma extensão comprida e liguei na tomada de um roda quadrada, imediatamente voltou a funcionar!

    #57267

    Pombas o que a gente aprende nesse forum é brincadeira, eu estou pensando partir para um trailler brilhante lá pro mes de julho a setembro, mas, sinceramente estou adorando esse papo, pois, essas questões aqui descutidas eu nem fazia idéia que acontecem,logo sabendo a gente vai se preparando pro futuro e não sera pego de calças na mão heheh gratos hem amigos

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: