Publicidade:

Esquema elétrico Motorhome em construção

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 30 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46020
    Lsmjunior
    Participante

    Pessoal, meu pai é proprietário de um velho ônibus que ele usava para pescar e ir a rodeios, agora ele está transformando o ônibus em um motorhome completo. Estou ajudando ele a pensar em um esquema elétrico para o motorhome e vi que a maioria usa geralmente conversores. Achei o preço deste equipamento muito alto e estou pensando em um sistema até mais prático e um pouco mais barato. Bom, sem rodeios, o que acham de um esquema que use fonte diretamente ligada a bateria e um inversor para alimentar tudo em 220V? Quando sem fonte a bateria alimenta o inversor da mesma forma. Segue esquema que fiz (ANEXO), de forma bem clara: Fonte: 120A de corrente nominal e 900A de pico. É bivolt automática (sem se preocupar com 110 ou 220V), com saída de tensão ajustável e estabilizada e modo de flutuação para não danificar a bateria. Inversor: 3000W de potência nominal e 6000W de potência de pico. De onda senoidal PURA (Boa para motores). Saída de 220V 60Hz. Bateria: Estacionária de 115Ah + Bateria de arranque. Meu único receio é a fonte dar uma carga muito rápida na bateria quando não tiver consumo, mas praticamente em 100% do tempo a geladeira e alguns outros equipamentos estarão ligados. Outra vantagem é a fonte ser bivolt automática e entregar uma tensão ajustável e estabilizada, só que em 12V. Óbviamente o ar-condicionado não será ligado quando o sistema estiver sendo alimentado somente na bateria. Sei que o esquema é totalmente diferente do usual, mas o que acham?

    #61830
    Odair Teixeira
    Participante

    Você não é o Luismj de Brasilia ?

    #61836
    Lsmjunior
    Participante
    Odair Teixeira wrote:
    Você não é o Luismj de Brasilia ?

    Não não, sou do RS.

    #61837
    carlosfanara
    Participante

    Prezado Luismj, Qual a vantagem de se ter 110/220v externa e transformar em 12v(pela fonte) para depois transformar novamente em 110/220V pelo inversor? desse modo vc estará colocando dois equipamentos na linha só para gerar calor. Vindo da bateria os 12v ok pois neste caso vc não terá apoio de energia externa. O ponto importante é como vai carregar as baterias? gastando gasolina? placa solar? gerador eólico? No fórum tem um esquema elétrico bem legal, só não consegui achar kkkk. abç Carlos Fanara

    #61841
    GustavoN
    Bloqueado

    Buenas Carlos, Existem algumas razões interessantes para utilizar esse tipo de sistema. Por exemplo, é mais barato, mais leve, liberdade grande de tensão da rede (existem fontes que aceitam 90V sem problemas, simplesmente baixando a corrente fornecida), melhor uso de energias renováveis mesmo quando no camping (sol, vento), esquenta menos para carregar a bateria (fontes chaveadas são mais eficientes), facilita o desenvolvimento de sistemas completamente autônomos, etc. Dito isso, existem muitos cuidados a serem tomados, e desvantagens óbvias também. Lsmjunior, eu não recomendo essa configuração. O problema mais óbvio é a fonte super-dimensionada para a capacidade da bateria, o que tem o potencial de fritar a bateria quando voltando de descargas mais profundas. Para solucionar isso, ou controla a corrente de carga, ou aumenta o banco o suficiente para que a corrente máxima seja aceitável. Essa segunda possibilidade normalmente é difícil para um trailer devido ao peso, mas para um ônibus 30kg é troco (peso aproximado pra 115Ah). Na verdade, eu recomendaria aumentar a capacidade de qualquer forma, para melhorar a autonomia com esses equipamentos. Recomendo fortemente a leitura do artigo sobre fontes chaveadas que escrevi aqui no forum antes de embarcar nessa: http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=5857 Também, se quiseres acompanhar vários testes sendo feitos com uma configuração similar, dá uma olhada no tópico sobre o nosso trailer, começando por volta da página 12: http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=5161 Abraços, Gustavo

    #61842
    Odair Teixeira
    Participante

    Luis /Gustavo Eu pensei tempos atrás nesta configuração, mas desanimei pela complicação, problemas para controlar o carregamento da bateria e pelas perdas envolvidas. Entra 110v/220v, sai 12v, entra 12v sai 110v.. aí vai somados uns 30% de perda de eficiência. Também vi a possibilidade de um nobreak de 5kva bivolt automático. Não rolou pq é caro demais para uma coisa que vou usar eventualmente, porque pesa pra caramba, não trabalha bem com cargas indutivas (sem ar condicionado) e faz barulho constante. Voltemos então pro modo conversor jurássico + baterias +inversor….

    #61844
    GustavoN
    Bloqueado

    Buenas Odair, Isso certamente deve ser considerado, mas deve ser incluído nessa conta o uso de energia solar e/ou eólica. Em ocasiões onde o ar condicionado não está sendo utilizado é possível fazer com que o sistema seja 100% mais eficiente, reduzindo a zero o uso de energia externa mesmo no camping. Até mesmo com o ar condicionado em uso, na verdade, haverão ocasiões em que o uso de energia externa será menor do que seria se o sistema estivesse conectado diretamente, com a fonte fornecendo somente a diferença necessária. Dito isso, de fato o sistema precisa ser preparado com cuidado para evitar problemas. Continuo estudando e fazendo testes para ter certeza do que está sendo colocado no lugar, e mesmo assim ainda existe a possibilidade da prática esconder algumas surpresas que a teoria não mostrou. Grande abraço, Gustavo

    #61847
    Edintruder
    Participante

    No meu trailer pretendo derivar 110v ou 220v direto para algumas tomadas e para o trailer usar tudo 12v através de fonte chaveada. 110v somente para notebooks ou alguns equipamentos emergenciais. Se manter o máximo possível de equipamentos 12v se ganha muito em economia de energia sem o desperdício do inversor.

    #61860
    carlosfanara
    Participante
    carlosfanara wrote:
    Prezado Luismj, Qual a vantagem de se ter 110/220v externa e transformar em 12v(pela fonte) para depois transformar novamente em 110/220V pelo inversor? desse modo vc estará colocando dois equipamentos na linha só para gerar calor. Vindo da bateria os 12v ok pois neste caso vc não terá apoio de energia externa. O ponto importante é como vai carregar as baterias? gastando gasolina? placa solar? gerador eólico? No fórum tem um esquema elétrico bem legal, só não consegui achar kkkk. abç Carlos Fanara

    achei esquema eletrico

    #61864
    GustavoN
    Bloqueado

    Obrigado Carlos, Um diagrama simplista (depois de finalizado envio um detalhado) do sistema que estou tentando colocar no lugar é: [align=center] Carregador Solar | 110/220V Externo —— Fonte —————— Inversor —— 220V Estabilizado | Baterias | 12V [/align] Todo 220V interno vem do mesmo lugar, todo estabilizado de forma automática, a fonte pode ser ligada e desligada sem afetar o circuito 220V de forma alguma, e a carga da bateria é feita automaticamente sempre que houver sol ou a fonte estiver ligada.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 30 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: