Esse sistema por correntes parece ser realmente muio mais simples e fácil de fabricar. Faz o mesmo efeito de alavanca sobre o engate, porém somente por tensão, e as barras fazem por alavanca.
Edin, mas veja que o elemento principal nesse conjunto é a bola do engate, que possui uma haste cônica, que conforme o peso aplicado, trava ou libera a rotação dela, atenuando os problemas de Sway. O sistema de barras, na verdade cria uma baita alavanca no engate do carro tendendo a jogar a frente do carro para baixo… Eu particularmente acho um lance meio sinistro, afinal a alavanca é pequena e a força é enorme… Por outro lado, o peso desequilibrado continua alí… Nesse sistema por correntes, o princípio é semelhante, entretanto quem faz a tensão nas correntes tentando jogar a frente do carro par abaixo são aquelas buchas vermelhas… que precisam ser reguladas conforme a necessidade !!
Quando comprei este sistema que uso atualmente, vi este outro que postastes, mas nos fóruns de usuários as avaliações não eram tão boas.
Destes sistemas com barras existem diversos fabricantes e variações, este foi o de melhor avaliação que encontrei na época.
O peso no trailer é dinâmico e as barras servem principalmente para diminuir este efeito, fazendo com que o conjunto trabalhe como uma coisa só.
Se pensarmos que o peso estatico na bequilha é de uns 250 kg, facilmente, em movimento, este peso pode chegar a uma tonelada empurrando para baixo ou puxando para cima.
Mesmo que o peso no trailer esteja equilibrado quando em movimento ele se comporta como uma gangorra sobre a qual o condutor tem pouca ação.
Quanto a sway control existem varios sistemas, cada um tem suas vantagens e desvantagens.
O que posso dizer, de experiência propria é que o sistema que aqui postei funciona bem para equilibrar o conjunto e para controlar o sway, mesmo em nossas estradas não tão boas.
Avaliando tudo isso, nada melhor do que trailer 5a roda ou no estilo Romeu e Julieta. Nenhum dos dois modelos geram problemas de desequilíbrios durante o reboque.