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F250 e RAM nas Marginais de SP

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  • #45418

    Abro este tópico, pois acho de suma importância uma discussão saudável sobre o fato de se multar as f-250 e RAM nas marginais Pinheiros e Tiete na cidade de são paulo por enquadrarem em categoria “caminhão” caindo assim na restrição aos mesmos aqui na capital da fumaça…. Sabemos que há diferenças entre PBT, 4×2 ou 4×4 e que a multa corre solta aqui, as vezes mesmo sendo injustas ou improcedentes….o que acontece é que uma pessoa de outro Estado é multado e tem um trabalho enorme para cancelar os pontos e a multa. Gostaria de iniciar com a explanação do Odair que já mencionou o assunto em conversa pessoal…… claro que tudo isso porque são caminhonetes que são desejadas para rebocar trailers…. abraços marcao

    #47184
    Odair Teixeira
    Participante

    Marcos Eu quase comprei a RAM2500 para puxar meu Imperial. Cogitei a F250 cabine dupla, mas descartei por se cambio manual. Testei a RAM 2500 e realmente o torque de 80kgf/m impressiona. Ahh, como eu queria a grandona com o bode chifrudo. Mas a relação custo x benefício + confiabilidade da Toyota falou mais alto. Como tudo na vida, pesei os prós e contras antes de decidir ficar com a Hilux SRV. Por favor, não entendam errado, já que a Ram e Hilux pertencem a categorias diferentes. Seria como comparar uma Saveiro com uma Hilux. Prós – Potencia 330 CV contra 163 da Hilux (é o dobro) – Torque 80kgf/m contra os 35 da Hilux (mais que o dobro) – Capacidade de reboque 5000Kg contra os 2500kg da Hilux Contras – Necessidade de habilitação classe “C”. Pra mim não é problema, tenho habilitação classe “E”, mas para minha esposa, teria que voltar para a auto escola. – Consumo médio 6km/l contra os 10km/l da Hilux (rodo 4500 km/mês) – Seguro 7000 dilmas contra 3500 dilmas da Hilux (meu perfil) – Restrição para rodar em SP (onde trabalho a maior parte do tempo) – Necessidade de rodar na faixa direita da rodovia na velocidade de caminhão (limite de 80 ou 90km/h nas rodovias) – Necessidade de pesar em balança, mesmo vazia (acredite, é lei) – Não é aceita nos estacionamentos fechados e não entra em garagens com teto baixo ( a Hilux entra, mas tem que baixar a antena). – Não cabe na minha garagem :( Agora o que está pegando: As importações oficiais da RAM 2500 e da F250 cabine dupla (que já subiu no telhado) obedeceram a legislação e tem o documento como caminhão, já que o peso bruto total dela de 4,3 ton está enquadrado neste quesito (3,5 ton já é considerado caminhão). http://www.denatran.gov.br/download/…ONTRAN_290.pdf >3.5T configura caminhão. Já vi RAM com documento de Camioneta, porém foram trazidas por importação independente e os despachantes “deram um jeitinho”. Aqui no interior de SP e na Capital, os novos radares com tecnologia LAP (Leitura Automatica de Placas) multam sem dó, inclusive os novos colocados nas balanças da Anhanguera e da Bandeirantes. É isso mesmo: Multa por evasão de balança e dá 7 pontos na carteira em caso de evasão. http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/radar-multa-picape-como-caminhao/ Lógico que para puxar o Imperial, ou qualquer trailer de eixo duplo e com peso maior que 2 ton, tanto a RAM quanto a F250 CD o fariam como se estivessem puxando uma charrete carregada de flores, mas as limitações para quem vive na área urbana acabam reduzindo a relação custo x benefício. Preferi continuar com a Hilux, puxando na boa, sem pressa. Até porque não dá para passar de 80km/h mesmo.

    #47186

    E diga uma coisa. Isto da cnh e das restrições também valem para uma F-250 4×2 cabine simples? Você acha que só por ser f-250 pode “pegar” nesses quesitos?

    #47187
    Odair Teixeira
    Participante

    Marcos Não depende da tração ser 4×2 ou 4×4. Depende o PBT (peso bruto total) PBT até 3,5 Ton = CNH B PBT maior que 3,5 = CNH C A F250 CS tem 2,5 ton + 1,0 ton de capacidade de carga = 3,5 Ton = CNH Classe B A F250 CD tem PBT de 3,990 = CNH C. Rgds Odair

    #47188
    Capt.A330
    Participante

    Odair, para variar, otimo teu comentário; ainda, me atrevo a comentar, a manutenção da RAM e’ muito mais difícil de se realizar fora das grandes cidades, além de preços mais elevados, e se bem nao chega ao ponto de achar pecas para a HiLux na farmácia mais próxima, tanto no Brasil, quanto no Chile e Argentina, as partes da HiLux se acham fácil e a preços mais em conta, fora o tempo para chegar as mesmas. Resumo da opera, sou mais Mitsubishi ou Toyota.

    #47197
    Jairo
    Participante

    Boa noite, volto ao assunto que comentei em outro tópico, temos que nos ajustar aos tempos de hoje, a caminhonete dos meus sonhos é a F-250 CD 4×4, porém é inviável aqui em Sampa, temos que achar um veiculo que se adapte para cada um da melhor maneira possível, seja por questões de leis de cada cidade, questões de local para estacionamento ou questões econômicas. Temos ótimas caminhonetes medias ou SUVs que suprem nossas necessidades do dia a dia e ainda puxam nossos trailers muito bem. Abraços!!!!

    #47200

    Na verdade abordei este tópico para alertar as os campistas que não são de São Paulo quando passarem por aqui. Imgine que um proprietário que reboca trailer com uma f-250 nem deve sonhar que não pode passar pela Marginal Tiete durante semana em são Paulo…. minha pergunta é…. se uma f-250 4×4 pode ser multada nesta situação, há perigo de uma 4×2 que não se enquadra na categoria caminhonete ser multada por tabela? afinal o agente de transito nao tem conhecimento total destas variantes….

    #47201
    Capt.A330
    Participante

    Marcos, bom dia; realmente e’ muito útil teu comentário; contudo, como Odair ponderou, o que determina a F250 ser enquadrada como camionete, e’ o modelo Cabine Simples, que da um peso max. de 3.500 kgs. (PBT) Agora, a tua pergunta e’ a que vale o total da multa; o agente de transito tem conhecimento dos modelos em questão, para saber qual e’ camionete e qual não e’?…That’s a question…

    #47204
    Odair Teixeira
    Participante

    Com a lei nova, se vc tiver motorhome, e no documento constar até 8 passageiros, vc pode dirigir com classe B, mesmo sendo com PBT maior que 3,5 ton Facilitou para o pessoal, mas ficou confuso. Como pode vc dirigir um MH de 9 metros e PBT de 8ton com habilitação B e nao pode dirigir uma F250 Cab Dupla de 3,9 de PBT? Sds Odair

    Capt.A330 wrote:
    Marcos, bom dia; realmente e’ muito útil teu comentário; contudo, como Odair ponderou, o que determina a F250 ser enquadrada como camionete, e’ o modelo Cabine Simples, que da um peso max. de 3.500 kgs. (PBT) Agora, a tua pergunta e’ a que vale o total da multa; o agente de transito tem conhecimento dos modelos em questão, para saber qual e’ camionete e qual não e’?…That’s a question…
    #47205

    Ta… mas e uma F-250 cabine simples 4X2 na marginal no horário de restrição…. há perigo de ser multada ou tanto o sistema fotográfico, quanto os fiscais de transito saberão diferenciá-la da 4X4 que seria restrita?

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