Publicidade:

Freios a disco no Turiscar Imperial

Visualizando 10 posts - 11 até 20 (de 35 do total)
  • Autor
    Posts
  • #59456
    leandrovaranda
    Participante

    Odair, estava lembrando de uma vez que você tentou montar esses freios e teve que voltar ao de tambor um dia antes de viajar para um VQQ justamente pelo tamanho da roda ser incompatível com o tamanho do disco. Ainda bem que persistiu e chegou no seu objetivo. Acompanhei aqui o quanto você se empenhou para chegar nesse resultado, tanto mentalmente quanto de esforço físico. Realmente as rodas originais são muito “fechadas” não permitindo boa ventilação. Vejo que a maioria dos carros com freio a disco tem as rodas com grandes áreas abertas, o que deve facilitar o resfriamento. Com relação aos novos, alguns fabricantes já usam o sistema de freio a disco a muitos anos. O único porém que me disseram ter era que, pelo fato do trailer “pular” muito, poderia exigir regulagens mais frequentes do disco, mesmo fato dizem para justificar o fato de algumas caminhonetes não virem com freio a disco na traseira, mas para carretas parece que tem alguma coisa que faz esse ajuste “automaticamente”, sem necessitar de intervenção de mecânico. você deve ter lido a esse respeito e poderá dizer o quanto disso é verdade e o quanto é mito. Conheço um monte de engenheiros e, a maioria, não está atuando na área ou tem outro emprego par se manter. Minha mãe mesmo deixou de fazer projetos a alguns anos para vir trabalhar na clínica na parte financeira. As pessoas e empresas só estão contratando engenheiros quando são obrigadas e são autuadas. Mas atualmente anda difícil para todo mundo (vou parar por aqui para não entrar em assunto de política). Qual vai ser o próximo projeto? Vai colocar um engate rápido para o cilindro da caminhonete acionar diretamente os freios do trailer (aproveitando que na caminhonete já tem ABS para evitar o travamento das rodas)?

    #59460
    Odair Teixeira
    Participante

    Entao Leandro, foi ha dois anos atras. O fornecedor do kit pronto garantiu que daria certo, mas nao deu. A flange teria que ser reprojetada. Aquela fazia a pinça pegar em tudo. Para usar uma unica flange, teria que colocar espaçador na pinça e não na roda. Teria que olhar como ficou pra entender, pq a somatoria das distancias internas do disco+adaptador+face do cubo teriam que ser iguais à distancia do cubo original para os rolamentos caberem certinho. Mas a pinça pegaria na roda ou no disco. Consegui achar um jeito que deu certo. O proximo projeto vai ser um engate onde a articulação vai embaixo da caçamba, perto do diferencial traseiro. Seria um 5a roda invertido. ABS teria que ser um sistema no proprio trailer, ja que o modulo controla cada pinça individualmente. Nao é impossivel de se fazer, mas acho pouco viavel pelo trabalho de adaptar o modulo eletronico. Teria que avaliar. Com relação a freio a tambor na traseira das pick ups, nao tem nada a ver com pular. Fosse assim, motocross e ralliye tava ainda no tambor. Tem haver com custo de produção e de manutenção. Tambor ainda é muito barato. Como nas pick ups há muita transferencia de esforços durante a frenagem pro eixo dianteiro, o eixo traseiro é bem menos solicitado. Sem carga na caçamba, o freio traseiro qdo acionado numa frenagem quase perde aderencia, ja que o CG e eixo de rolagem sao muito altos. Nas pick ups de luxo ou SUV eles usam disco, pq o mercado paga … A Toyota Tundra tem discos gigantes na traseira …a RAM 2500 e 3500 tb.. Para as montadoras, estas nossas pick ups sao modelos pequenos e de entrada. Só na Banania que se paga R$ 160K num veículo de trabalho e que o mercado enxerga como veículo de luxo… Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

    #59680
    leandrovaranda
    Participante

    É interessante notar que os nossos carros de luxo, são os carros que entregam pizza nos EUA. O ABS eu acho que vai baratear muito, já que todos os trailers e carros novos deverão ter. Quanto ao 5ª roda invertida, é complicado alguma fabricante legalizar isso no Brasil? Enquanto não faz o pullrite brasileiro, vai uma dica para quem tem engate removível que fica vibrando : https://www.youtube.com/watch?v=uQo7-QAs2G8

    #65445
    Fenelon
    Participante

    Olá Odair, parabéns pelo belo trabalho realmente top. Gostaria de dividir minha experiencia neste quesito. Também busquei uma opção para os freios do meu Vila Rica Residence. Acabei optando por um acionador eletro-hidráulico com um controlador com acelerometro na cabine da camionete. Assim aproveitei o sistema hidráulico do trailer retirando somente o cilindro de Kombi e o amortecedor da bequilha. Ficou bom. Enviado de meu SM-A300M usando Tapatalk

    #65459
    Edintruder
    Participante

    Fenelon, aonde conseguisses comprar esse sistema?

    #65462
    Fenelon
    Participante

    Oi, pesquisei o que se usava nos EUA e montei o conjunto que tem um atuador e um controlador. O atuador é um Hidrastar HBA-10 e o controlador um Tekonsha prodigy P2. Coloquei também um breakaway switch que não lembro a marca. Cotei via internet e comprei via um destes importadores que entrega no Brasil.

    #65464
    Odair Teixeira
    Participante

    Fenelon Desde que não submeta as rodas a imersão em água salgada, este é o melhor sistema na minha opinião. Só o fato de não ter amortecedor na bequilha, já é um baita avanço. O conjunto conectado sem trancos é um sonho. Alguns controladores tem um ajuste bem fino. Dá pra regular de quase nem sentir o trailer freando… Depois posta as fotos aí…

    #65478
    Edintruder
    Participante

    Muito legal esse sistema. O atuador que gera pressão hidráulica é bem interessante.

    #65482
    GustavoN
    Bloqueado

    Interessante mesmo. Não conhecia esse sistema.. Vou pesquisar mais para ver se acho os detalhes da instalação.

    #65491
    leandrovaranda
    Participante

    Tem muitos sites (todos em inglês) sobre esse sistema eletro-hidráulico, dizem que é o melhor do freio elétrico com o melhor do freio hidráulico. Você tem freio nas manobras de ré (sem ter que travar o pistão para dar ré) e tem um tempo de frenagem reduzido, pois o trailer começa a frear quando o veículo tracionador começa a frear e não quando o trailer empurra o veículo tracionador. Aliado ao uso de freio a disco, dá uma sensível melhora no tempo total da frenagem. e ainda pode frear o trailer sem pisar no freio do veículo tracionador. o único porém é instalar o sistema em uma parte mais alta do trailer para evitar água.

Visualizando 10 posts - 11 até 20 (de 35 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: