Publicidade:

Geladeira 12V – Danfoss – Autonomia

  • Este tópico contém 29 respostas, 14 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 2 meses atrás por carlos Alberto Zolet.
Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 30 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45509
    Matheus S
    Participante

    Olá pessoal! Resolvi dar umas férias para minha Consul Camping a gás, digo férias e não aposentadoria por que ela ainda tem muito tempo de trabalho pela frente. Há um bom tempo eu venho pesquisando sobre os compressores de geladeira da marca Danfoss com interesse em adquirir uma geladeira equipada com ele, das opções disponíveis no mercado encontrei somente a marca Refrináutica que utiliza os mesmos gabinetes da Consul e o compressor Danfoss. [attachment=2054][attachment=2055][attachment=2056][attachment=2057][attachment=2058] Bom, o principal tema que eu gostaria de abordar é a autonomia das geladeiras equipada com o compressor Danfoss, este era o fator que mais me preocupava e também o que menos encontrei informações em minhas pesquisas, encontrava sempre estimativas mas nunca valores exatos com provas, então para poder acompanhar o consumo da geladeira instalei um amperímetro analógico com precisão de 0 a 10A. Na situação em que efetuei o primeiro teste a temperatura aqui em Rio Grande variava um pouco acima dos 35°C, conforme a intermitência de acionamento do compressor, posso dizer que o tempo dele acionado foi de 30 min./hora, neste caso se com o compressor acionado o consumo era de 5A/h, o consumo da geladeira nesta situação foi de 2,5A/h. Após atingir um determinado tempo de funcionamento e também conforme a temperatura do ar, este consumo de 5A/h do compressor baixa, durante este primeiro teste o consumo chegou bem próximo de 4A/h. Este compressor trabalha com “velocidade variável” acho que é este o nome, não existindo pico de consumo na partida, quando você liga o compressor vai acelerando aos poucos até atingir a velocidade de funcionamento normal. O sistema da minha geladeira vai funcionar da seguinte maneira, um painel solar de 140W carregará uma bateria estacionária de 150A que fornecerá energia para a geladeira em 12V. Quando o acampamento for em um camping que forneça energia elétrica posso ligar ela em 110V ou 220V e ela automaticamente escolhe a maior voltagem, caso falte luz no camping ela volta automaticamente para 12V e novamente para 110 ou 220V quando o fornecimento de energia for restabelecido. Ontem recebi o painel solar e a bateria, aproveitei o final da tarde para fazer um teste antes do sol se por, na pressa enquanto desencapava o cabo PP a tesoura acabou escapando e cravando no meu dedo:s:-/:@, bom meu pai me ajudou a terminar a ligação para teste e o resultado do painel solar com o sol se pondo foi uma carga de 2,6A. A amperímetro estava ligado após o controlador de carga, então de repente o painel poderia estar fornecendo uma carga até maior, mas como a bateria já estava com uma boa carga o controlador só liberou 2,6A. Bom de momento é isso, gostaria de compartilhar estas informações pois a mim elas teriam ajudado bastante durante minha pesquisa. Abraço. [hr] Fotos do Painel [attachment=2061][attachment=2062][attachment=2063][attachment=2064]

    #50273
    renefernandes
    Participante

    Olá Matheus, valeu de mais as informações. Se não for pedir demais, vc poderia dizer o preço dos equipamentos e como adquiriu, principalmente a geladeira.

    #50274
    leandrovaranda
    Participante
    Matheus Silveira wrote:
    Há um bom tempo eu venho pesquisando sobre os compressores de geladeira da marca Danfoss com interesse em adquirir uma geladeira equipada com ele, das opções disponíveis no mercado encontrei somente a marca Refrináutica que utiliza os mesmos gabinetes da Consul e o compressor Danfoss.

    Também pesquisei muito sobre esse compressor, parece ser uma ótima alternativa e com baixo consumo. Gelou bem internamente?

    Matheus Silveira wrote:
    O sistema da minha geladeira vai funcionar da seguinte maneira, um painel solar de 140W carregará uma bateria estacionária de 150A que fornecerá energia para a geladeira em 12V. Quando o acampamento for em um camping que forneça energia elétrica posso ligar ela em 110V ou 220V e ela automaticamente escolhe a maior voltagem, caso falte luz no camping ela volta automaticamente para 12V e novamente para 110 ou 220V quando o fornecimento de energia for restabelecido.

    Eu usaria 110v/220v somente para o carregador de bateria, mantendo a geladeira sempre em 12v, teria vantagem em colocar em 110v/220v em termos de gelar mais ou consumir menos?

    Matheus Silveira wrote:
    Ontem recebi o painel solar e a bateria, aproveitei o final da tarde para fazer um teste antes do sol se por, na pressa enquanto desencapava o cabo PP a tesoura acabou escapando e cravando no meu dedo:s:-/:@, bom meu pai me ajudou a terminar a ligação para teste e o resultado do painel solar com o sol se pondo foi uma carga de 2,6A. A amperímetro estava ligado após o controlador de carga, então de repente o painel poderia estar fornecendo uma carga até maior, mas como a bateria já estava com uma boa carga o controlador só liberou 2,6A.

    Deve ter sido uma combinação de pouco sol + bateria carregada, pois seu painel pode gerar mais de 10A/h com um sol razoável. Creio que esse sistema vai funcionar muito bem para o seu trailer (sou entusiasta de sistemas baseados em energia solar, térmica e fotovoltaica), pois vai ter geladeira, luz e energia sempre a disposição, sem depender muito de tomadas. A bateria é estacionária? Se for é melhor (é mais cara, mas vale a pena), pois é feita para isso e conseguira deixar a geladeira funcionando por mais de 60h (considerando a média que passou de 2,5A/h, um final de semana completo) sem se preocupar com sol. 60H = 2,5 dias, considerando 8h de sol por dia, a bateria levaria esse mesmo tempo para se carregar por completo com a geladeira ligada. Um pouco mais se considerar que quando está ficando cheia ela carrega mais devagar. É um cálculo bem simplista, mas dá para ver que atinge o objetivo. Se importaria em dizer o gasto com painel e controlador? E a geladeira foi cara? [hr] Não se esqueça de colocar um disjuntor antes do controlador e outro depois (para ter maior controle se precisar substituir uma bateria ou o próprio controlador), se possível, mande foto do conjunto instalado no local definitivo.

    #50277
    Matheus S
    Participante

    Vou descrever minha experiências com as 6 empresas envolvidas nesta compra. Painel Solar e Controlador de carga: Adquiri estes 2 equipamentos com a empresa Solar Brasil http://www.solarbrasil.com.br/, o primeiro contato foi na sexta-feira (24/01), fechei a compra enviando comprovante de pagamento na sexta-feira (31/01), acredito que eles poderiam ser um pouco mais rápidos para responder os e-mails mas em compensação os produtos chegaram muito bem embalados com avisos de frágil e adesivos por toda parte dizendo que o produto foi testado pela solar brasil e advertências para cuidar a polaridade positiva e negativa. Optei pelo pagamento antecipado do frete através da Solar Brasil, a transportadora indicada por eles foi a Cadore Transportes e Logística a qual não me respondeu nenhum e-mail, nem o que solicitei cotação do frete nem o que solicitei rastreamento do envio, porém mesmo assim o produto chegou bem, na terça-feira (11/02). Bateria: Adquiri a bateria com a empresa Reis Baterias, o atendimento dessa empresa é perfeito, você faz um cadastro, marca o produto que deseja comprar, calcula o frete através do CEP, emite boleto, tudo no site sem precisar solicitar por e-mail, comprei na sexta-feira(31/01), enviei comprovante de pagamento no sábado (01/02), o frete fica aos cuidados da Reis Baterias, no meu caso foi com a transportadora Rodovia Sul, a qual respondeu de imediato meu e-mail solicitando rastreamento do envio, a bateria chegou na terça-feira (11/02). Geladeira: A Refrináutica vende um produto de qualidade, porém o atendimento não é lá grande coisa, para responder o primeiro e-mail foram 4 dias, e a resposta veio somente após um contato telefônico, fechei a compra enviando o comprovante de pagamento na quarta-feira (29/01), me prometeram que enviariam a geladeira na quinta-feira(30/01) e eu receberia na sexta-feira(31/01), só recebi a geladeira na quinta-feira da outra semana(06/02), em conversa com a transportadora Expresso São Miguel, verifiquei que a Refrináutica solicitou a coleta somente na quarta-feira(05/02) a qual foi realizada às 16h, indo contra as diversas desculpas dadas a mim explicando ser atraso da transportadora. Bom a Geladeira chegou bem embalada com proteções de isopor e plástico bolha. Senti falta de um manual de instruções para a geladeira, pois para saber por exemplo se eu poderia deixar ligadas as tomadas 12V e 110/220V ao mesmo tempo e a geladeira gerenciaria a alimentação automaticamente, tive que enviar um e-mail e aguardar que a Refrináutica me confirmasse esta possibilidade. Quanto ao valor da geladeira, o ideal seria você entrar em contato com a Refrináutica e solicitar um orçamento, mas te enviei uma mensagem aqui no fórum com o valor que eu paguei.[hr] Leandro: A geladeira gelou bem sim, se não me engano com o termostato selecionado no Médio a temperatura interna do refrigerador era de -4°C e no congelador -15°C. Com a opção de 110/220V da geladeira pretendo abandonar o carregador de bateria carregando somente com o painel solar, o desempenho da geladeira é o mesmo tanto em 12/24V quanto em 110/220V, mas em questão de economia, não sei quanto o carregador consome, mas ele ficaria sempre ligado, já a geladeira o compressor fica em média somente 30min/h ligado. A bateria é estacionária de 150A. Te enviei uma mensagem com o gasto referente ao painel+controlador+geladeira. Assim que terminar de instalar o conjunto mando fotos. Abraço a todos.

    #50278
    leandrovaranda
    Participante

    Se forem essas as temperaturas está ideal, a maioria das geladeiras ficam em -1 e os congeladores em -6, enquanto os freezers (quando tem porta separada da geladeira) ficam entre -18 e -20. Lembrando que a temperatura ideal da cerveja é -4. :D Tinha esquecido da possibilidade de esquecer do carregador inteligente e ficar só com o painel + 110v/220v direto. Vai ficar ótimo. Será que o ar-condicionado também fica caro para passar para 12v? Com esse equipamento vai dar para fazer um camping mais “selvagem” tranquilamente, sem perder conforto.

    #50280
    Matheus S
    Participante

    Ouvi dizer que não é possível fazer adaptação desses compressores em ar-condicionado, mas não tenho certeza, seria uma beleza um ar condicionado 12V com esse consumo.

    #50281
    renefernandes
    Participante

    Obrigado pelas informações Matheus. São preciosíssimas para quem está conhecendo os equipamentos agora.

    #50284
    carlosfanara
    Participante
    Matheus Silveira wrote:
    Olá pessoal! Resolvi dar umas férias para minha Consul Camping a gás, digo férias e não aposentadoria por que ela ainda tem muito tempo de trabalho pela frente. Há um bom tempo eu venho pesquisando sobre os compressores de geladeira da marca Danfoss com interesse em adquirir uma geladeira equipada com ele, das opções disponíveis no mercado encontrei somente a marca Refrináutica que utiliza os mesmos gabinetes da Consul e o compressor Danfoss. Bom, o principal tema que eu gostaria de abordar é a autonomia das geladeiras equipada com o compressor Danfoss, este era o fator que mais me preocupava e também o que menos encontrei informações em minhas pesquisas, encontrava sempre estimativas mas nunca valores exatos com provas, então para poder acompanhar o consumo da geladeira instalei um amperímetro analógico com precisão de 0 a 10A. Na situação em que efetuei o primeiro teste a temperatura aqui em Rio Grande variava um pouco acima dos 35°C, conforme a intermitência de acionamento do compressor, posso dizer que o tempo dele acionado foi de 30 min./hora, neste caso se com o compressor acionado o consumo era de 5A/h, o consumo da geladeira nesta situação foi de 2,5A/h. Após atingir um determinado tempo de funcionamento e também conforme a temperatura do ar, este consumo de 5A/h do compressor baixa, durante este primeiro teste o consumo chegou bem próximo de 4A/h. Este compressor trabalha com “velocidade variável” acho que é este o nome, não existindo pico de consumo na partida, quando você liga o compressor vai acelerando aos poucos até atingir a velocidade de funcionamento normal. O sistema da minha geladeira vai funcionar da seguinte maneira, um painel solar de 140W carregará uma bateria estacionária de 150A que fornecerá energia para a geladeira em 12V. Quando o acampamento for em um camping que forneça energia elétrica posso ligar ela em 110V ou 220V e ela automaticamente escolhe a maior voltagem, caso falte luz no camping ela volta automaticamente para 12V e novamente para 110 ou 220V quando o fornecimento de energia for restabelecido. Ontem recebi o painel solar e a bateria, aproveitei o final da tarde para fazer um teste antes do sol se por, na pressa enquanto desencapava o cabo PP a tesoura acabou escapando e cravando no meu dedo:s:-/:@, bom meu pai me ajudou a terminar a ligação para teste e o resultado do painel solar com o sol se pondo foi uma carga de 2,6A. A amperímetro estava ligado após o controlador de carga, então de repente o painel poderia estar fornecendo uma carga até maior, mas como a bateria já estava com uma boa carga o controlador só liberou 2,6A. Bom de momento é isso, gostaria de compartilhar estas informações pois a mim elas teriam ajudado bastante durante minha pesquisa. Abraço. [hr] Fotos do Painel

    Boa Noite, já que investiu bastante sugiro um destes: http://www.aliexpress.com/item/LCD-30A-MPPT-Solar-Panel-Regulator-Charge-Controller-12V-24V-380W-760W-With-USB/959502350.html Demora mas chega, tenho um em meu trailer e gostei pois da para gerenciar a amperagem de entrada e de saida. Abç Carlos

    #50285
    Matheus S
    Participante

    Olá Carlos, Obrigado pela sugestão, quando estava escolhendo o controlador pensei em comprar um MPPT, porém no Brasil ele tem um custo bem maior, então como o meu painel não fornece uma voltagem muito maior que 12V o MPPT não me traria grandes vantagens em relação ao PWM que adquiri. Este valor do AliExpress está bem atraente, sem contar que é um controlador que atende até 30A enquanto o meu atende somente 10A, não tendo pressa para receber é um bom negocio, já levei quase 60 dias para receber produtos do AliExpress. Relate para nós sua experiência com o painel solar, você consegue autonomia para ficar livre de tomadas externas? Quais equipamentos que utiliza em 12V? Abraço.

    #50287
    Dodge
    Participante

    Quanto custa um painel solar destes? Abraço Régis.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 30 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: