Publicidade:

Habilidades para rebocar um trailer

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 15 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45531
    Ronald Ataulo
    Participante

    [align=justify]Amigos, embora nosso código nacional de transito tenha finalmente retornado a liberação da categoria B para reboque de trailer, depois de alguns meses rebocando um trailer pude constatar que é necessário uma série de procedimentos ou “manhas” para que o reboque seja seguro e eficiente. Um motorista mesmo habilidoso em dirigir um carro de passeio, terá uma certa dificuldade, pelo menos no início, para rebocar um trailer. A pratica é que leva a perfeição, ou pelo menos próximo dela (risos). Pensando nisso, escrevo abaixo algumas recomendações que aprendi na raça e na prática: 1 – (VELOCIDADE) A velocidade ideal para se rebocar um trailer é de 80 kms/h. Acontecem alguns fenômenos, sendo o principal deles o pêndulo, que ocasionam interferência no veículo tracionador, dependendo da intensidade, podendo acarretar a perda de controle do veículo. O tamanho do trailer é o principal fator destes fenômenos, quanto maior o trailer, mais este fenômeno se manifesta. 2 – (MARCHA-RÉ) A marcha-ré do conjunto é um tanto quanto confusa, pois o trailer se desloca no sentido contrário do veículo tracionador. Se você esterçar o carro para a direita o trailer vira para a esquerda e se você esterçar o carro para a esquerda o trailer vira para a direita. Depois que se pega a prática fica fácil, mas no começo é confuso! 3 – (CURVAS) A realização de curvas é outro item que precisa de atenção. Estamos acostumados com os veículos de passeio em realizar curvas fechadas até em ruas apertadas. Quando você esta com o trailer sendo rebocado é necessário abrir bastante o trajeto da curva para que o trailer não acabe subindo na guia ou até colidindo com outro veículo estacionado. 4 – (ULTRAPASSAGEM) A ultrapassagem de outro veículo é outro item de extrema importância. Na verdade quando estamos rebocando um trailer nosso conjunto em média duplicou de tamanho. Então depois que ultrapassamos não podemos voltar imediatamente para a faixa que estávamos, é necessário manter um pouco mais na faixa de ultrapassagem para que todo o conjunto realize a ultrapassagem, aí sim podemos voltar para a faixa da direita. 5 – (RETROVISORES) A visão traseira do veículo tracionador fica extremamente prejudicada. A visão do retrovisor central fica anulada por conta do trailer. A visão lateral fica prejudicada por conta da largura do trailer, em média ser maior que a largura do veículo tracionador. Quando isto ocorrer, existem acessórios prolongadores do retrovisor do veículo, justamente para permitir sua visão na hora da ultrapassagem. Deixo aberto para os amigos com ainda mais experiência contribuirem com um conjunto de informações que facilitem a condução dos trailers. [/align]

    #50689

    Quem se habilita para transformar isto numa cartilha do macamp com ilustrações e tal???

    #50661
    Capt.A330
    Participante

    Bom dia Ronald, muito bom teu post; se me permites, agregaria um detalhe muito importante, que é o vento. O mesmo, quando de frente, aumenta bastante o consumo, prejudicando nossa autonomia, e quando lateral, tende a desestabilizar o comboio, pelo qual, um bom truque é nessas condições, viajar com o tanque de água cheio, para agregar lastro e abaixar o centro de gravidade do trailer, assim como lembrar que dentro do Trailer, as coisas pesadas, debem ser estocadas o mais baixo possível, nas tulhas rentes ao piso do mesmo. Também, lembrar que a onda expansiva dos veículos grandes, como bus de dois andares, camião baú, carretas altas, etc., tem dois problemas; 1ro., o ar que deslocam ao ultrapassar, e quando ultrapassamos eles, si o mesmo está do lado que o vento sopra, formará uma barreira contra o vento que produz uma especie de vácuo que nos aproxima ao veiculo em questão, pois estávamos fazendo uma correção do desvio do vento e de pronto, não mais temos esta incidência. Até mais, abraços!

    #50662
    Junior ABC
    Participante

    muito bom Post, deve ser um tanto complicado para um novato pegar seu trailer e sair por aí…

    #50663
    Pelagio
    Participante

    O vento afeta muito a dirigibilidade da kombi também, tem que ter braço para conduzir a velha senhora. rsss.

    #50665
    Ronald Ataulo
    Participante

    Junior, O primeiro dia que peguei o meu trailer em Novo Hamburgo-RS sentido Gramado-RS tive vontade de devolver o trailer. Eu nunca tinha rebocado um trailer antes, fui marinheiro de primeira viagem. Se eu tivesse devolvido, teria feito a maior besteira da minha vida. Hoje me acostumei a dirigir o danado e a sensação que tenho é de prazer/satisfação. Temo que algum novato vá fazer um test drive para comprar um e desista pela dificuldade aparente. Será um equivoco!! Esta dificuldade é passageira!! Rapidamente se aprende e a sensação de rebocar e estar com a casa conectada é muito boa, um fantástico estilo de vida!! Dardo e Pelagio, realmente o vento é um dos fatores que interferem consideravelmente na condução. Recordo-me quando fui para a Patagônia, nos Pampas Argentinos quando passava um veículo grande no contra-fluxo e ocorria este vácuo, realmente era muito temeroso, mas não apenas de trailer e sim com qualquer tipo de veículo. Na época fui apenas de Pajero Full 3 portas.

    #50916
    Carlo Pecca
    Participante

    Lembrando que em estradas de terra molhada ou alagada é importante andar em velocidade baixa e constante, pois se parar… pode ficar atolado! Para os 4×4 o problema é menor mas… para os automóveis com tração dianteira, todo o cuidado se possível evitem passar por alagados se não… antes de passar olhem , a pé mesmo o trajeto possível para que não tenha surpresas! Boa viajem.

    #98274
    Ronald Ataulo
    Participante

    Nossa, eu nem lembrava deste tópico…. agora não noto mais estas dificuldades por conta da experiencia em rebocar, mas para quem está começando…. nossa, como é importante!!

    #100547
    Annibal
    Participante

    Macete infalível para manobrar trailer: coloque as duas mãos na parte de baixo do volante, as mãos e volante irão para o lado que você quer levar a traseira do trailer, deste modo você não precisa inverter o raciocínio lógico ao qual teu cérebro está adestrado quando da ré com o teu carro.

    #100548
    Annibal
    Participante

    Macete infalível para quem está do lado de fora auxiliado o amigo a manobrar o trailer: ao invés de falar para o trailista que ele deve ir com a traseira do trailer para esquerda ou para direita, o que confunde o cérebro em razão das posições invertidas do motorista e do auxiliar no exterior, você indica dizendo o lado do motorista ou passageiro, falando em alto e bom tom: MOTORISTA – PASSAGEIRO.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 15 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: